Novena de

Santa Filomena

(Baseada na novena escrita por São Cura d’Ars)

banner homepage_icon images/symbols/printer.png

NOVENA DE SANTA FILOMENA

(Baseada na novena escrita por São Cura d’Ars)

(O dia de Santa Filomena comemora-se a 10 de agosto)

Ato de Contrição


Senhor Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos adoro e Vos amo, pesa-me de todo o meu coração ter-Vos ofendido; não fosseis Vós clemente, compassivo e paciente, pela minha obstinação no pecado, perderia o Céu e mereceria o inferno. Ajudado com o auxílio de vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço-Vos e espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amem.


Consideração e propósito para cada dia


Primeiro Dia


Considera que Santa Filomena, que sofreu o martírio por amor a Jesus Cristo, teve força para suportar os ultrajes dos perseguidores, dos seus carrascos, e da maior parte daqueles que assistiam ao seu martírio. Que espantoso testemunho público de fé dado por uma menina de 13 anos de idade!
E tu? Se o mundo te oferecer este mesmo cálice, terás coragem para dele beber com os mesmos sentimentos de Santa Filomena? Que importa o desprezo do mundo, a troça das gentes, as perseguições dos poderosos, mesmo as mais sangrentas? Aquele que Deus ama poderá alguma vez julgar-se abandonado? Não temas! Prossegue pelo caminho da fidelidade e Deus te conduzirá á glória eterna.


Propósito para o 1º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Se alguém hoje te disser alguma palavra brusca, grosseira, picante, ofensiva e injuriosa, não deixes que o teu coração se perturbe.


Segundo Dia


Considera que Santa Filomena, renunciando por amor a Jesus Cristo a toda a mundanidade, entrou na alegria da vida eterna. Sim, estou certa – terá ela dito no íntimo do seu coração - que o Soberano Juiz me dará pelos bens perecíveis que eu sacrifico ao seu amor, a prometida coroa da justiça…
Logo que esta digna esposa de Jesus Cristo exalou o último suspiro, imediatamente a sua alma começou a brilhar no tabernáculo de Deus, e a sua luz se juntou à da Virgem Maria, à de todos os anjos e à de todos os santos, todos aqueles que lavaram as suas túnicas no sangue do Cordeiro.
É este o pensamento que te anima quando, por causa da tua fé, és perseguido e humilhado? Nessas circunstâncias como reages, que te diz o coração? Para que lado pende o prato da balança, para o alto ou para o abismo? Como Santa Filomena, repetem os santos: perca eu tudo, para tudo possuir. E tu, que dizes?


Propósito para o 2º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Impõe-te hoje qualquer sacrifício voluntário… Cumpre, ao menos, prontamente e de bom grado aqueles sacrifícios que estão ligados às tuas obrigações quotidianas e aos teus deveres de estado.


Terceiro Dia


Considera que se cumpriu em Santa Filomena aquilo que Jesus promete no Evangelho: depois de ter renunciado a tudo por Jesus e pelo Reino dos Céus, logo, aqui na terra, recebeu d’Ele mais que o cêntuplo daquilo que tinha deixado. Disso somos nós testemunhas… Olha para Santa Filomena: Que reputação! Que poder! Que glória! Quantos humilhados a seus pés! Quantos poderosos a ela recorrem! Repara nas as multidões de peregrinos que acorrem aos seus diversos santuários! Quantas festas em sua honra! Quantos tributos de veneração prestados às suas imagens… Quantos prefeririam uma sua relíquia a uma joia de grande valor… A Palavra de Deus, cumpre-se. Deus é fiel às Suas promessas…
Procura dar glória a Deus cumprindo a Sua vontade! Que a contemplação das promessas de Deus cumpridas em Santa Filomena, te ajude a dar conta do prejuízo que será para ti privar Deus da glória que Lhe é devida… Acumulando para ti, vivendo centrado em ti, de quantos méritos e favores tu desperdiças, quer neste mundo, quer no mundo futuro? Há pensaste nisso?


Propósito para o 3º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Pratica hoje alguma obra de misericórdia em honra da Santa Filomena.


Quarto Dia


Considera que Santa Filomena desde os 11 anos decidiu entregar-se a Jesus por inteiro. Que pode levar uma criança a querer celebrar os esponsais com Jesus? Tal não poderia ser apenas uma decisão sua, mas dom concedido por Deus. A virgindade, ou seja, a consagração a Deus por um amor indiviso, é um precioso dom da divina graça, concedido pelo Pai. Permanecer virgem, foi a resposta de Filomena a uma graça de Deus, que a escolheu.
São Paulo diz que, tal como Filomena, cada um de nós, cada homem e cada mulher, recebe um dom especial de Deus (cf. 1 Cor 7,7). Preocupas-te em discernir os dons que Deus te concede? Procuras corresponder-lhes? Ou será que a tua preocupação é o sucesso na vida terrena? Santa Filomena, que modelo! Conseguirás contemplá-la sem te sentires confundido? Qual será a causa dessa confusão? Qual será o remédio para evitar essa confusão? Faz-te humilde diante da alma pura de Santa Filomena e descobrirás um precioso tesouro.


Propósito do 4º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Dá-te conta de algum dom, um carisma, que Deus te tenha concedido. Agradece-o e procura corresponder-lhe hoje com toda a fidelidade. Pede a Santa Filomena que, com a sua intercessão, te ensine e ajude.


Quinto Dia


Considera que Santa Filomena permaneceu pura e inocente, perseverou até ao fim na sua entrega a Cristo, porque teve a graça de descobrir a pérola de grande valor, à qual sacrificou todas os bens que neste mundo poderia ter em abundância. Manteve-se afastada de um mundo perverso, bem como das ocasiões que poderiam levá-la a pecar. Para isso teve de vencer muitos obstáculos, a começar pela vontade de seus pais que queriam vê-la casada com o Imperador. Para cumprir a vontade de Deus a seu respeito, teve de contrariar a vontade dos pais, coisa difícil para uma criança dócil e “mimada” como ela.
Já descobriste o tesouro escondido no campo ou a pérola de grande valor? Andas enredado com as coisas do mundo, ou, vivendo no mundo, procuras atingir a meta que Deus, lá do alto, te acena? Santa Filomena, quanta firmeza, na luta que travou para chegar à meta! Quem se contenta com coisas mesquinhas ou com uma vida medíocre, não alcançará o Céu. O Céu é para quem, como Santa Filomena, sonha grande, pensa grande, ama grande, permanecendo pequenino. Para esses, é o Céu!


Propósito do 5º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Como está a ser o dia de hoje? Não consegues participar na santa Missa porque não consegues desenvencilhar-te dos teus afazeres mundanos? Pede a Santa Filomena que te ajude a olhar o Céu!


Sexto Dia


Considera que Santa Filomena conservou e aumentou o amor que tinha a Jesus por uma vida espiritual bem alicerçada. Graças a isso, alcançou graças especiais, a par de muitos sofrimentos. No cárcere de Roma, após mais de um mês de torturas, teve uma visão de Nossa Senhora, com o Menino Jesus. Em seu coração ouviu Maria dizer-lhe: “Serei o teu amparo. Agora é o momento transitório da fraqueza e da humilhação humanas; quando chegar, porém, a hora extrema do teu julgamento, […] receberás a graça da divina força. Além do teu Anjo da Guarda, terás a teu lado o Arcanjo São Gabriel, cujo nome significa "a Força do Senhor". Quando eu estava na terra, era ele o meu protetor. Mandá-lo-ei agora àquela que é a minha mais querida filha."
Cuidas da tua vida espiritual, participas na santa Missa, rezas diariamente, confessas-te com regularidade? Como é a tua relação com a Mãe de Jesus que, na Cruz, Ele próprio nos deu como nossa Mãe? Rezas o Terço todos os Dias? Santa Filomena, filha querida de Maria! Imita-a na sua piedade e no seu amor a Jesus e a Maria, e experimentarás a ajuda do Filho e da Mãe em todas as provações.


Propósito do 6º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Reza o Terço, oferecendo-o pelos irmãos que, no dia da Festa, irão entrar na Confraternidade de Santa Filomena.


Sétimo Dia


Considera como a Mãe do Céu cuida de Filomena e como Santa Filomena confia e se entrega aos Seus cuidados maternais. Maria não esconde a esta Sua filha predileta os atrozes sofrimentos que a esperam: "Filha, três dias mais de prisão e depois de quarenta dias, se acabará este estado de dor". Nossa Senhora, Mãe de Jesus e Sua primeira discípula, sabe que o seguimento de Jesus passa pela Cruz. Mas acena com o Céu: depois da dor virá a glória, o céu, a vida em Deus.
A “amiga da Luz” – Filomena – depois da escuridão daquela masmorra viverá na Luz d’Aquele que é Luz, será imersa naquela Luz, da qual a sua santidade é para nós, uma centelha que nos atrai. Santa Filomena confia e, cheia de ânimo carrega aquela Cruz pesadíssima. Quem não experimentou já o peso da Cruz… Tu já o experimentaste! E que consolo procuraste? Em quem puseste a tua confiança? Procuraste o colo maternal de Maria? Que Santa Filomena seja na tua vida apelo a uma comunhão de vida com Maria que quer realizar em ti aquele que é o Seu papel na história da Salvação: todos conduzir a Cristo!


Propósito do 7º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível numa igreja. Renova hoje a tua consagração a Nossa Senhora.


Oitavo Dia


Considera a presença do Anjo da Guarda na vida de Santa Filomena… A visão de Nossa Senhora desapareceu. A prisão ficou cheia de um perfume celestial, mas ficou também a promessa: “O Anjo Gabriel virá socorrer-te”. O Anjo da proteção da Virgem, reforçou assistência do próprio Anjo da Guarda de Filomena. Depois de violentíssima flagelação para gáudio dos cortesãos do palácio do Imperador, este, vendo Filomena em chaga e prestes a desfalecer, mandou que a retirassem para a masmorra a fim de aí falecer. Santa Filomena ditou este testemunho: “Dois Anjos brilhantes como a luz, apareceram na obscuridade e derramaram um bálsamo nas minhas feridas, restaurando em mim a força que perdi durante a tortura”.
Dois anjos: São Gabriel e o Anjo da Guarda de Santa Filomena. Como te relacionas com o teu Anjo da Guarda? Sabes que, para nunca te deixar sozinho, Deus pôs a teu lado um Anjo da Guarda que te ampara, defende e acompanha na vida? Santa Filomena recompôs-se da flagelação porque se deixou cuidar por São Gabriel e pelo seu Anjo da Guarda… Aceita e aprecia, no teu dia a dia, a presença do teu Anjo da Guarda, ouvindo os seus conselhos com a docilidade de uma criança, a fim de te manteres no caminho certo, rumo ao Paraíso. Considera em Santa Filomena: foi a docilidade ao Anjo da Guarda que a tornou pequenina, como uma criança, e a levou ao Céu. Aprende com ela!


Propósito do 8º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Reza uma oração ao teu Anjo da Guarda. Se a esqueceste, aprende-a hoje novamente.


Nono Dia


Considera o testemunho de Santa Filomena… “[…] O Imperador ordenou que me afogassem, lançando-me às águas do Tibre com um âncora atada ao pescoço. […] Dois Anjos vieram em meu socorro, cortando a corda que me atava à âncora e me transportaram para a margem, à vista da multidão. Muitos daqueles que assistiram se converteram a Cristo”.
O Imperador, cada vez mais furioso, mandou que atingissem Santa Filomena com uma saraivada de flechas. Os arqueiros, diz a Santa, dobraram os seus arcos, mas as flechas, umas, negaram-se a sair; outras, percorrida metade da distância, voltaram para trás e atingiram quem as havia disparado. Resultado: Alguns dos arqueiros renunciaram ao paganismo e muitos, entre o povo, começaram a dar testemunho público do poder de Cristo. Muitos se deixaram interpelar pelos acontecimentos e se converteram…
E tu? Não sentes um imenso desejo de imitar Santa Filomena, sendo um testemunho credível da Fé que, com a Igreja, professas? Nestes tempos, em que tantos batizados se tornam apóstatas, vivendo como pagãos, recorre à intercessão de Santa Filomena, pede-lhe que interceda por aqueles teus familiares e amigos que vacilam nas suas convicções, para que se convertam.


Propósito do 9º dia da novena: Participa na Santa Missa em ação de graças pelo testemunho de Santa Filomena e venera uma sua imagem, se possível na igreja. Reza com o coração, pedindo a Santa Filomena que interceda pela conversão dos pecadores. Pede por cada um referindo o seu nome próprio…


Oração de Louvor a Santa Filomena
(para todos os dias da Novena)


Gloriosa Virgem e Mártir, tão amada de Deus, Santa Filomena! Alegro-me convosco e pelo poder que Deus vos deu para glória de Seu Nome, para edificação da Sua igreja e para serdes nossa intercessora pelos méritos da vossa vida e da vossa morte… Apraz-me contemplar-vos assim, pura, disponível, tão fiel a Jesus Cristo e ao Seu Evangelho, tão magnificamente gloriosa no Céu e tão amada na terra.
Atraído pelo vosso exemplo na prática de tantas virtudes, cheio de esperança, tendo em conta a recompensa alcançada graças aos vossos méritos, eu me proponho seguir-vos na renúncia à mundanidade e no compromisso de fazer tudo o que Deus me pedir. Ajudai-me, Santa Filomena, intercedei por mim, vosso indigno devoto! Alcançai-me, sobretudo, para sempre, uma pureza inviolável; uma fortaleza de alma que me permita sair vitorioso dos ataques do maligno; uma generosidade que não recuse qualquer sacrifício que a fé exija… e um amor tão forte, que, sendo necessário, não hesite a morrer por Jesus Cristo, pela Santa Igreja, minha Mãe, e pelo Sumo Pontífice, Pastor dos Pastores e Vigário de Jesus Cristo na terra.
A estas graças que vos peço, com todo o fervor da minha alma, eu acrescento, Santa Filomena, uma nova graça que espero alcançar pela vossa poderosa intercessão: (expor a graça que se pretende, com simplicidade, confiança e humildade). O nosso Deus, rico em misericórdia, em quem pusestes toda a confiança e por quem destes a vida; o nosso Deus, clemente, compassivo e omnipotente que tantos prodígios realiza em nós por vosso intermédio; o nosso Deus que nos enviou o Seu próprio Filho, o único Salvador, que nos amou até à morte e morte de Cruz, e Se torna presente, como nosso alimento, na sagrada Eucaristia… sempre atende a vossa intercessão em meu benefício. Assim o espero, pois ponho toda a minha confiança n´Ele e em vós, Santa Filomena, que n’Ele confiastes e a Ele vos entregastes. Amem.


Recitação da Coroinha


Rezar o Credo, 3 Pai-Nossos à Santíssima Trindade em honra da pureza de Santa Filomena, 13 Ave-Marias em honra dos 13 anos em que viveu na terra e, após cada Ave-Maria, rezar:

“Santa Filomena, pelo sangue que derramaste por amor a Jesus Cristo, alcançai-me a graça que vos peço”.

Após as 13 Ave-Marias, rezar:

Ó gloriosa Santa Filomena, Virgem e Mártir, exemplo de fé e de esperança, generosa na caridade, a vós suplico, escutai a minha prece. Do Céu onde reinais, fazei recair sobre mim a proteção e o auxilio de que necessito, para vencer o mundo. Vós, tão poderosa junto de Deus, intercedei por mim e alcançai a graça que vos peço (repetir a graça que se pretende alcançar). Ó Santa Filomena, poderosa taumaturga, rogai por mim. Lançai o vosso olhar sobre mim e a minha família. Afastai de mim as tentações, trazei a paz à minha alma e abençoai a minha casa. Ó, Santa Filomena, pelo sangue que derramastes por amor a Jesus Cristo, alcançai-me a graça que insistentemente vos peço nesta novena da vossa Festa, se aquilo que peço corresponder à vontade de Deus (repetir, uma vez mais, o pedido). Amem.

Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.


Ladainha de Santa Filomena

(composta pelo Santo Cura d’Ars)


Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, ouvi-nos,
Jesus Cristo, atendei-nos,
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós,
Filho de Deus, Redentor do mundo, tende piedade de nós,
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós,
Trindade Santa, que sois um só Deus, tende piedade de nós,

Santa Maria, Rainha das Virgens, rogai por nós
Santa Filomena, rogai por nós
Santa Filomena, cheia de abundantes graças desde o nascimento…
Santa Filomena, fiel imitadora de Maria…
Santa Filomena, modelo das virgens…
Santa Filomena, templo da mais perfeita humildade…
Santa Filomena, abrasada no zelo da glória de Deus…
Santa Filomena, vítima do amor de Jesus…
Santa Filomena, exemplo de coragem e de perseverança…
Santa Filomena, atleta invencível da castidade…
Santa Filomena, espelho das mais heroicas virtudes…
Santa Filomena, firme e intrépida face aos tormentos…
Santa Filomena, flagelada como o vosso Divino Esposo…
Santa Filomena, trespassada por uma saraivada de dardos…
Santa Filomena, consolada pela Mãe de Jesus, quando agrilhoada…
Santa Filomena, milagrosamente curada na prisão…
Santa Filomena, amparada pelos Anjos, no meio dos tormentos…
Santa Filomena, que preferistes as humilhações da morte aos esplendores do trono…
Santa Filomena, que convertestes as testemunhas do vosso martírio…
Santa Filomena, que cansastes o furor dos algozes…
Santa Filomena, protetora dos inocentes…
Santa Filomena, padroeira da juventude…
Santa Filomena, asilo dos infelizes…
Santa Filomena, saúde dos doentes e enfermos…
Santa Filomena, nova luz da Igreja militante…
Santa Filomena, que confundis a impiedade do século…
Santa Filomena, cujo nome é glorioso no Céu e aterrador para o inferno…
Santa Filomena, ilustre pelos mais esplêndidos milagres…
Santa Filomena, poderosa junto de Deus…
Santa Filomena, que reinais na glória…

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós Senhor.

Rogai por nós, Santa Filomena,
Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.

Oremos
Nós Vos suplicamos, Senhor, que nos concedais o perdão dos nossos pecados, pela intercessão de Santa Filomena, Virgem e Mártir que foi sempre agradável aos vossos olhos pela eminente castidade e pelo exercício de todas as virtudes. Por nosso Senhor Jesus Cristo…
Amem.


Oração Final
(para o último dia da Novena)


Eis-me no fim da novena em honra de Santa Filomena. Peço a Deus e a Santa Filomena que me abençoem. Ah! Como sou feliz por contribuir um pouco com os meus humildes esforços para propagar um culto ao qual a Providência ligou tantas graças!... Meu Deus, em nome de Santa Filomena, atendei o meu pedido. E vós, ó grande Santa, não desprezeis a humilde dedicação que vos consagro, da qual esta novena é sinal. Toda a imperfeição que há mim, eu entrego à misericórdia de Deus. Tudo o que de bom Deus tem feito em mim, é para vós! Amem.


Novena baseada na conhecida Novena de São Cura d’Ars a Santa Filomena, com meditações do Rev. Cónego Armando Duarte.
Lisboa, 1 de Agosto de 2019, atualização em Julho de 2020.