Santa Filomena em Portugal

Devocionário

banner homepage_icon

Índice das Orações
 « 

Saudação Ladainha Novena (pelo Santo Cura d'Ars) Oração (Que Tão Amada...) Devoção dos Três Credos Súplica Oração (que do Céu ...) Oração (de Pauline Jaricot) Novena do Rosário Vivo Novena (A Quem Deus Eterno...) Oração (Exemplo de Fé...) Oração Diária Oração Eficaz Oração (A Vossos Pés...) Novena (Virgem Fiel) Oração Contra as Tentações Oração (Virgem Admirável) Oração Pela Pureza Oração (Pelo sangue que derramastes...) Consagração a Santa Filomena Oração para alcançar uma graça Hino de Santa Filomena Os Ouvidos de Santa Filomena

  ☰
  Índice

Saudação a Santa Filomena

(Oração muito poderosa e querida a Santa Filomena, composta pela Serva de Deus Irmã Maria Luisa de Jesus)


Saúdo-vos, Filomena, Virgem e Mártir de Jesus Cristo, e peço-vos que oreis a Deus pelos justos, para que se conservem em sua justiça e cresçam diariamente de virtude em virtude.
Creio em Deus Pai...
Saúdo-vos, Filomena, Virgem e Mártir de Jesus Cristo, e peço-vos que oreis a Deus pelos pecadores, para que se convertam e vivam a vida da graça.
Creio em Deus Pai...
Saúdo-vos, Filomena, Virgem e Mártir de Jesus Cristo, e peço-vos que oreis a Deus pelos heréticos e infiéis, para que venham à verdadeira Igreja e sirvam ao Senhor em espírito e verdade.
Creio em Deus Pai...
Glória ao Pai... (três vezes, à Santíssima Trindade, em ação de graças pelos favores concedidos a tão ilustre Virgem Mártir heroína do Evangelho).
Salve Rainha... (à Virgem das Dores, para agradecer-lhe a suprema fortaleza que lhe alcançou nos seus múltiplos e cruéis martírios).
Creio em Deus Pai...

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Ladainha de Santa Filomena

(Composta pelo Santo Cura d'Ars, São João Maria Baptista Vianney)


Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho de Deus, Redentor do Mundo, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha das Virgens, rogai por nós.
Santa Filomena, cheia de abundantes graças desde o berço, rogai por nós.
Santa Filomena, fiel imitadora de Maria, rogai por nós.
Santa Filomena, vítima do amor de Jesus, rogai por nós.
Santa Filomena, modelo das Virgens, rogai por nós.
Santa Filomena, templo da perfeita humildade, rogai por nós.
Santa Filomena, abrasada no zelo da glória de Deus, rogai por nós.
Santa Filomena, exemplo de força e de perseverança, rogai por nós.
Santa Filomena, espelho das mais heróicas virtudes, rogai por nós.
Santa Filomena, firme intrépida em face dos tormentos, rogai por nós.
Santa Filomena, flagelada como o vosso Divino Esposo, rogai por nós.
Santa Filomena, que preferistes as humilhações da morte aos esplendores do trono, rogai por nós.
Santa Filomena, que convertestes as testemunhas do vosso martírio, rogai por nós.
Santa Filomena, que cansastes o furor dos algozes, rogai por nós.
Santa Filomena, protetora dos inocentes, rogai por nós.
Santa Filomena, padroeira da juventude, rogai por nós.
Santa Filomena, asilo dos desgraçados, rogai por nós.
Santa Filomena, saúde dos doentes e enfermos, rogai por nós.
Santa Filomena, nova luz da Igreja militante, rogai por nós.
Santa Filomena, que confundis a impiedade do século, rogai por nós
Santa Filomena, cujo nome é glorioso no Céu e temível para o inferno, rogai por nós.
Santa Filomena, ilustre pelos mais esplêndidos milagres, rogai por nós.
Santa Filomena, poderosa junto de Deus, rogai por nós.
Santa Filomena, que reinais na glória, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor.

Rogai por nós, Santa Filomena, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nós Vos suplicamos, Senhor, que nos concedais o perdão dos nossos pecados pela intercessão de Santa Filomena, Virgem Mártir, que foi sempre agradável aos vossos olhos pela sua eminente castidade e exercício de todas as virtudes.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Printer images/separador-horiz.png

Novena a Santa Filomena

(Composta pelo Santo Cura d'Ars, São João Maria Batista Vianney)


Oração inicial para cada dia da novena

Gloriosa Virgem e Mártir, tão amada de Deus, Santa Filomena, eu me regozijo convosco e com o poder que Deus vos deu para glória de seu nome, para edificação da sua igreja e para honrar os méritos da vossa vida e da vossa morte…
Gosto de contemplar-vos assim pura, assim generosa, tão fiel a Jesus Cristo e ao seu Evangelho, tão magnificamente recompensada no Céu e na terra.
Atraído pelos vossos exemplos na prática de sólidas virtudes, cheio de esperança, à vista das recompensas concedidas pelos vossos méritos, eu me proponho seguir-vos na fuga de todos os males e no compromisso de fazer tudo o que Deus me pedir.
Ajudai-me, ó grande Santa, com o vosso poder de intercessão.
Obtende-me, sobretudo uma pureza inviolável, para sempre; uma força de alma sempre invencível a todos os ataques; uma generosidade que não se recusa a qualquer sacrifício, por Deus… e um amor tão forte, que não recue perante a morte pela Fé de Jesus Cristo, pela Santa Igreja Romana e pelo Sumo Pontifície, Pai comum de todos os fiéis, Pastor dos Pastores, Vigário de Jesus Cristo em todo o mundo.
A estes favores que vos peço, com todo o fervor da minha alma, eu acrescento, Santa Filomena, uma nova graça que igualmente tenho a plena confiança de obter pela vossa poderosa intercessão: (expor a graça que se pretende, com simplicidade, confiança e humildade).
Este Deus tão bom por quem derramastes o vosso sangue dando a vossa vida; este Deus tão bom que tantos prodígios realizou em nós e por vosso intermérito, este Deus tão bom que nos amou até à morte, até querer dar-se a mim na Eucaristia… não se recusará a atender as vossas preces em favor dos meus pedidos. Eu espero, eu ponho toda a minha confiança n'Ele e em vós. Amém.


Meditação para o 1º. dia

1- Considerai que Santa Filomena foi Virgem… Virgem em meio ao mundo… Virgem não obstante a perseguição… Virgem até a morte… Que modelo! Posso contemplá-la sem confusão?… Qual será o remédio?…
2- Humilhai-vos muitas vezes pelo que vos confundiu, considerando a sua pureza virginal.
3- Assisti à Santa Missa em sua honra e visitai uma imagem sua, se vos for possível.

(Oração Final)


Meditação para o 2º. dia

1- Considerai que Santa Filomena foi e não deixou de ser Virgem… Porque soube mortificar os corruptos desejos da carne… conservar, no uso dos sentidos, a modéstia de Jesus Cristo… conservar-se afastada de um mundo enganador e das ocasiões perigosas… Será que a imitastes em tudo isso? Quais as fontes das vossas tentações… das vossas fraquezas… das vossas inquietações… das vossas quedas… Procurai analisá-las.
2- Fugi do que vos causou dano, praticai o que tivestes a desgraça de negligenciar relativamente à castidade.

(Oração Final)


Meditação para o 3º dia

1- Considerai que Santa Filomena conservou e aumentou o amor pela Virgindade com a oração, fonte abundadnte da vida sobrenatural… com os Sacramentos, pelos quais a alma se leva no Sangue de Jesus Cristo e se alimenta com o Sagrado Corpo, germe divino da virgindade cristã… com a lembrança de que seus membros eram os membros do Corpo de Jesus Cristo e de que seu corpo era templo do Espírito Santo… Não tendes porventura os mesmos meios?… Que uso deles fazeis?…
2- Redobrai de fervor em todas as vossas orações… Dizei de quando em uando a vós mesmos: meus membros são os de Jesus Cristo… o templo do Espírito Santo.

(Oração Final)


Meditação para o 4º. dia

1- Considerai que Santa Filomena foi Mártir… que teve de sofrer… sofrer muito… sofrer até a morte, e que mostrou nesses tormentos uma insuperável paciência… Estão em vós indissoluvelmente ligados o sofrimento e a paciência… Muitas vezes tendes que sofrer… que sofrer pouco… jamais que morrer em conseqüência. Donde provém tanta debilidade?… Não quereis talvez dar-lhe remédio?… Que meios escolheis portanto?
2- Sofrer com paciência as poucas dores, contrariedades e penas que aprouver ao Senhor enviar-nos neste dia.

(Oração Final)


Meditação para o 5º. dia

1- Considerai que Santa Filomena sofreu o martírio por Jesus Cristo… Queriam arrebatar-lhe a fé… queriam fazer com que violasse os votos de seu Batismo… induzi-la a seguir os exemplos dos idólatras ou dos apóstatas. E que desejam de vós, em tantas ocasiões, o demônio, o mundo, a carne e o vosso próprio coração, senão semelhantes infidelidades?… estas se reduzem à ofensa a Deus… Não são talvez os vãos temores que vos fazem faltar agora aos vossos deveres e trair a vossa fé?… Ó Deus, que vergonhosa tibieza! Recuperai finalmente a coragem.
2- Vencei algum respeito humano… Dizei de quando em quando a vós mesmos: É melhor agradar a Deus que aos homens.

(Oração Final)


Meditação para o 6º. dia

1- Considerai que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, teve de pôr em prática esta máxima do Salvador: “Aquele que ama mais o pai, a mãe, o filho ou a filha e a própria vida que a Mim, não é digno de Mim” (Mt 10,38-39)… Ela não hesitou… Tudo sacrificou, conquanto o sangue e a natureza erguessem a sua voz; em ocasiões menos difíceis, mostrar-nos-íamos dignos de Cristo? Se nos aparecer alguma vez uma escolha entre Deus e as criaturas, entre a graça e a natureza, entre o amor de Deus e as afeições às criaturas, a quem daremos a preferência?… Oh!, não mais desçamos no futuro, da nossa dignidadde de filhos de Deus e de discípulos de Jesus Cristo.
2- Esforcemo-nos neste dia por não agradar senão a Deus ou às criaturas somente por Deus.

(Oração Final)


Meditação para o 7º. dia

1- Considerai que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, teve de tolerar as zombarias, os sarcasmos, os ultrajes de seus perseguidores, de seus algozes e da maior parte dos espectadores de seu suplício… Ela não foi menos generosa, menos constante, menos alegre na confissão pública de sua fé… Se o mundo vos der a beber em semelhante cálice, tereis bastante coragem para tragar-lhe a amargura com iguais sentimentos? Oh!, que importam as suas burlas, os seus desprezos, as suas mais injustas e mais sanguinolentas perseguições?… Pode jamais ser desonrado aquele que por Deus é honrado? Não temais… Segui o vosso caminho… Ele terminará na posse da glória eterna.
2- Não deixeis que se perturbe o vosso coração se vos disserem alguma palavra desabrida, grosseira, mordaz, ofensiva, etc.

(Oração Final)


Meditação para o 8º. dia

1- Considerai que Santa Filomena, morrendo por amor de Jesus Cristo a todas as coisas deste mundo abjeto, entrou no gozo da vida eterna. Sim, estou certa, dizia em seu coração, de que o Supremo Juiz me concederá, em troca dos bens passageiros que sacrifico por Seu amor, a coroa de justiça que me prometeu. Ela morre… e ei-la no tabernáculo de Deus, com os Santos a seguir o Cordeiro… São estes os pensamentos que procuro ter quando me acho diante de algum sacrifício?… Que impressão causam a minha alma os sacrifícios? Para que lado fazem cair a balança?… Ah! Os Santos para tudo possuir, tudo diziam, perdiam tudo… e que direi eu?
2-Façamos neste dia algum sacrifício voluntário… Façamos prontamente e de boa vontade os que estão unidos aos nossos deveres, etc.

(Oração Final)


Meditação para o 9º. dia

1- Considerai que Santa Filomena, depois de tudo haver sacrificado neste miserável mundo por amor a Jesus Cristo, d”Ele recebeu, mesmo neste mundo, mais do cêntuplo de quanto havia dado. Quanta reputação! Quanto poder! Quanta glória! Quanta grandeza humilhada a seus pés! Que numerosa afluência de peregrinos a seus diversos santuários! Quantas festas em sua honra! Que testemunhos de veneração lhe são tributados! Assim exatamente cumpre Deus as suas promessas. Oh!, se com igual fidelidade guardássemos as nossas para com Ele!… Mas privando-O de Sua glória, não viremos talvez a privar-nos também de tantos méritos e favores, seja neste mundo seja no outro?… Coragem, portanto. Sede fiéis, para que Deus o seja convosco.
2- Fazei hoje alguma obra de misericórdia em honra de Santa Filomena. Disponde-vos por uma boa confissão a receber dignamente Nosso Senhor Jesus Cristo.

(Oração Final)


Oração Final

Ó meu Deus, que entre os outros milagres do Vosso poder, também ao sexo frágil destes a vitória do martírio, concedei propício que nós, celebrando o natalício de Santa Filomena, Vossa Virgem e Mártir, pelos seus exemplos, cheguemos por ela a Vós.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena

Ó gloriosa Virgem mártir, que tão amada fostes por Deus, Santa Filomena, eu me regozijo convosco pelo grande poder que Deus vos conferiu para glorificação do seu Santo Nome, para edificação da Igreja e para honrar os merecimentos da vossa vida e da vossa morte.
Alegro-me ao ver-vos tão grande, tão pura, tão generosa, tão fiel a Jesus Cristo e ao Seu Evangelho, tão magnificamente recompensada por Ele no Céu e na terra.
Atraído pelos vosso exemplos na prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista da recompensa concedida aos vossos merecimentos, eu me proponho imitar-vos na fuga do mal e no perfeito cumprimento dos mandamentos de Deus.
Ajudai-me, pois, grande santa, com a vossa poderosa intercessão.
Alcançai-me sobretudo, uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma grande generosidade que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé de Jesus Cristo, pela Santa Igreja Católica, pelo Sumo Pontífice, pai comum de todos os fiéis.
Eu vos saúdo, ó inocente Filomena, que por amor de Jesus, conservastes imaculado o lírio da virgindade.
Eu vos saúdo, ó ilustre Filomena, que verteste tão generosamente o vosso sangue em defesa da fé.
Eu vos saúdo, ó celeste Filomena, arca de salvação, que operastes tantos e tão grandes prodígios.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Devoção dos Três Credos

Um dia a Serva de Deus, Irmã Maria Luísa de Jesus, recorreu a Santa Filomena pedindo-lhe que lhe revelasse uma oração fervorosa. Santa Filomena ensinou-lhe esta:


Eu te saúdo, Santa Filomena, virgem e mártir de Jesus Cristo, e te suplico que rezes a Deus pelos justos, para que eles se conservem na sua justiça e cresçam na virtude, dia-a-dia.
Credo…
Eu te saúdo, Santa Filomena, virgem e mártir de Jesus Cristo, e te suplico que rezes a Deus pelos pecadores, para que se convertam e vivam uma vida de graça.
Credo…
Eu te saúdo, Santa Filomena, virgem e mártir de Jesus Cristo, e te suplico que rezes a Deus pelos infiéis e hereges, para que encontrem a verdadeira Igreja e sirvam a Deus em Espírito e Verdade.
Credo…
Três Glória em honra da Santíssima Trindade em agradecimento pelas graças concedidas.
Uma Salvé-Rainha em honra da Virgem Santíssima em agradecimento pelo poder de intercessão de Santa Filomena.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Súplica a Santa Filomena

- Prostrado a vossos pés, ó grande e gloriosa Santa, venho apresentar-vos a minha fervorosa prece; acolhei-a benignamente e obtende-me as graças de que preciso.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória...
- Tenho o coração atribulado. Sinto fortemente os golpes da dor. A desventura oprime-me. Careço, pois do vosso auxílio, ajudai-me e ouvi a minha oração.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória...
- Fatigado e sem conforto, privado de esperança, só e oprimido pelas tribulações, espero ser por vós atendido.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória ...
- Reconheço que foram os meus graves pecados a causa de tantas desventuras. Obtende-me de Jesus o perdão e abrasai-me no santo amor.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória...
- Volvei, ó Santa Filomena, um olha sobre a minha casa e sobre a minha família, lançai um doce sorriso para os vossos fiéis devotos, enxugai as lágrimas de todos, infundi no meu coração um raio de esperança, dai a paz a todos, a salvação e sede a nossa providência.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória...
- Vede quantas graças me são necessárias e não me abandoneis. Vós que sois poderosa junto de Deus, afastai de mim a desolação. Dai a paz à minha alma, protegei-me nos perigos e livrai-me dos castigos do Senhor; abençoai a minha casa, a minha família, os vossos fiéis devotos e alcançai-me a graça de que necessito. (Mencionar a graça que se quer pedir).
- Gloriosa Santa Filomena, não me abandoneis e rogai por mim.
Glória...
Pelos vossos sofrimentos, alcançai-me de Deus misericórdia. (3 vezes)

(100 dias de indulgência)
Fr. Miguel R. Camerlengo (Bispo de Nola)

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena

Ó gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, que do Céu onde reinais vos comprazeis em fazer cair sobre a Terra benefícios sem conta, eis-me aqui prostrado a vossos pés para implorar-vos socorro para as minhas necessidades que tanto me afligem, vós que sois tão poderosa junto a Jesus, como provam os inumeráveis prodígios que se operam por toda parte onde sois invocada e honrada.
Alegro-me ao ver-vos tão grande, tão pura, tão santa, tão gloriosamente recompensada no céu e na terra.
Atraído pelos vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho imitar-vos pela fuga do pecado e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos do Senhor.
Ajudai-me, pois, ó grande e poderosa Santinha, nesta hora tão angustiante em que me encontro, alcançando-me a graça... (indicar a graça pretendida), e sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade de que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé em Jesus Cristo, uma grande devoção e amor a Maria Santíssima e ao Santo Padre, e ainda a graça de viver santamente a fé para um dia estar convosco no céu por toda a eternidade.

Pai-Nosso... Avé-Maria... Glória...

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena

(Escrita pela Venerável Serva de Deus Paulina Filomena Jaricot)


Ó Santa Filomena, filha predilecta da Rainha do Céu, as nações vos aclamam pelo grande número de graças que a todos concedeis.
A recordação do vosso nome faz reviver nas almas a mais doce esperança.
Amabilíssima Santa, mostrai-nos o vosso poder e vinde em nossa ajuda.
Ó Virgem generosa e Mártir intrépida, fazei que, meditando nos mistérios da Fé, como nossa augusta Mãe, como vós, continuemos fiéis a Jesus até à hora da nossa morte. Ámen.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Novena a Santa Filomena (do Rosário Vivo)

Ó grande Santa Filomena, gloriosa Virgem e Mártir, maravilhosa operária de nosso tempo, obtende para mim pureza de corpo e alma, pureza de coração e desejo, pureza de pensamento e afeição.
Pela vossa paciência sob multiplicados sofrimentos, obtende para mim uma aceitação submissa de todas as aflições que Deus permita me enviar e como escapastes miraculosamente ilesa das águas do Tibre, dentro do qual fostes lançada por ordem de vosso perseguidor, assim possa eu passar pelas águas da tribulação sem a perda da minha alma.
Em adição a estes favores, obtende para mim, ó fiel esposa de Jesus, a intenção particular que eu fervorosamente recomendo a vós neste momento...(pedir a graça pretendida).
Ó Virgem pura e Santa Mártir, dignai-vos lançar um olhar de piedade do céu sobre o vosso devoto servo, confortai-me na aflição, assisti-me no perigo, acima de tudo vinde em meu socorro na hora da morte.
Protegei os interesses da Igreja de Deus, rogai pela sua exaltação e prosperidade, pela extensão da fé, pelo Sumo Pontífice, pelo clero, pela perseverança dos justos, pela conversão dos pecadores, pelo refrigério das almas do purgatório, especialmente aquelas mais necessitadas da nossa atenção.
Ó grande santa, cujo triunfo nós celebramos sobre a terra, intercedei por mim, para que eu possa um dia contemplar a coroa de glória concedida a vós no céu, e eternamente abençoar Aquele que tão liberalmente recompensa por toda a eternidade os sofrimentos sofridos por Seu amor durante esta curta vida.
Amém.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Novena a Santa Filomena

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém


Durante nove dias reza-se em cada um deles, treze "Glórias" em ação de graças por todos os dons com que a Trindade Santa cumulou a vida de Santa Filomena na sua passagem por este mundo e pela glória eterna que lhe deu no paraíso. Expunhamos depois, com simplicidade, o que queremos, podendo acrescentar a oração que se segue.


Ó gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena a quem Deus Eterno e Omnipotente quis dar um tão grande poder de intercessão em favor dos vossos irmãos que peregrinam neste vale de lágrimas e estão sujeitos a tantos sofrimentos, angústias, perigos e misérias, compadecei-vos de mim, tão pobre e aflito.
Vinde em meu socorro, valei-me nesta hora, fazei vossa a minha tribulação.
Ide junto de Maria vossa e minha Mãe, para que convosco advogue a minha causa junto de Jesus e eu veja solução, onde tudo ou quase tudo parece perdido.
Se o que peço não for para maior glória de Deus e bem da minha alma obtende-me o que a Um e outro, seja mais conforme.
Constituo-vos para sempre minha protectora, esperando pela vossa intercessão ter a dita de, um dia, convosco no Céu, bendizer a Deus por toda a eternidade. Amém.

(Com aprovação eclesiástica)

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena

Ó gloriosa Santa Filomena, Virgem e Mártir, exemplo de fé e esperança, generosa na caridade, eu vos suplico, escutai a minha prece.
Do céu onde reinais, fazei cair sobre mim toda a protecção e auxílio de que necessito, neste momento em que as minhas forças se debilitam.
Vós que sois tão poderosa junto de Deus, intercedei por mim e alcançai-me a graça que vos peço (menciona-se a graça que se deseja alcançar).
Ó Santa Filomena, ilustre por tantos milagres, rogai por mim.
Não me abandoneis, mas lançai o vosso olhar como um raio de esperança sobre mim e sobre a minha família.
Afastai as tentações, dai paz à minha alma e abençoai a minha casa.
Ó Santa Filomena, pelo sangue que derramastes por amor a Jesus Cristo, alcançai-me a graça que vos peço (mencionar novamente a graça que se pede).
Pai-Nosso... Avé-Maria... Glória...

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração Diária a Santa Filomena

Santa Filomena, Virgem Mártir tão querida, tende piedade de nós.

Obreira dos mais diversos milages, a chama da vossa força continua a iluminar todos os que estão desesperados e sem esperança.

Santa Filomena, acedei ao meu pedido e ajudai-nos, com a graça de Deus omnipotente e omnipresente em tudo o que é.

Santa Filomena, constituo-vos para sempre nossa protetora, ajudai-nos e protejei-nos. Ajudai e protejei de um modo especial... indicar as pessoas por quem se reza.

Rogai por nós, Santa Filomena, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração Eficaz a Santa Filomena

Virgem fiel e gloriosa Mártir, Santa Filomena, que tão corajosamente preferistes os bens invisíveis da santa eternidade, dignai-vos, do céu onde estais, espalhar sobre a terra inumeráveis benefícios.

Bendigo e glorifico o Senhor pela glória e poder com que hoje vos coroa.

Dignai-vos amável Santa Filomena, fazer-me sentir os efeitos da vossa proteção, obtendo-me a graça que com tanta urgência e necessidade vos peço (indicar a graça que se deseja alcançar).

Ó Deus! Sede eternamente louvado e bendito em vossos Santos.

Pai Nosso, Avé Maria e 13 Glórias, seguidos da jaculatória:

"Santa Filomena, rogai por nós", em honra dos 13 anos em que viveu a Santa.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena

Ó Santa Mártir Filomena, a vossos pés, cheio de confiança, vos peço: ouvi-me, abençoai-me, consolai-me!
Dignai-vos, ó grande Santa, apresentar ao nosso Deus, que vos fez forte no martírio, a súplica que vos confio (especificar a graça que se deseja alcançar).
Sim, tenho a firme convicção de que, pelas ignomínias que suportastes, pelas vossas dores, pela vossa morte, unidas aos méritos da Paixão e Morte de Jesus Cristo, me alcançareis o que peço, se tal for para maior glória de Deus.
Santa Filomena, Virgem e Mártir, que reinais na glória, rogai por nós.
Pai-Nosso... Avé-Maria... Glória...
Santa Filomena, exemplo de força e de persevreança na fé, rogai por nós!

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Novena a Santa Filomena

Ó virgem fiel e mártir gloriosa Santa Filomena, que tantos milagres fazeis em favor dos pobres e dos necessitados, tende piedade de mim.
Vós conheceis bem as minhas necessidades, que são muitas e grandes.
Eis-me a vossos pés, em grande aflição, mas cheio(a) de esperança. Imploro a vossa caridade, ó grande Santa. Ouvi-me e ajudai-me a obter de Deus a graça do que agora peço humildemente na vossa presença (especificar aqui o pedido).
Estou firmemente convencido(a) de que através de vossos méritos, pelo sofrimento e pela morte que sofrestes, juntamente com os méritos da Paixão e Morte de Jesus, vosso esposo, conseguirei a graça do que vos peço, com o meu coração a louvar a Deus, que é admirável com os seus santos.
Amem.


Fonte: http://philomena.us; Tradução: VSC.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena (contra as tentações)

Virgem Santa Filomena, durante a Vossa passagem por este vale de lágrimas destes sempre provas da Vossa paciência, da Vossa resignação e do Vosso desapego às riquezas, bens e pompas deste mundo.
Vós fostes o exemplo vivo da fé e do amor a Jesus Cristo, preferindo a Vossa pureza à magnificência de um trono imperial, não aceitando a mão de um dos mais poderosos monarcas do Vosso tempo.
Nunca manifestastes nenhuma ambição, nenhuma vaidade; nunca Vos deixastes seduzir pela riqueza, pela realeza, pelo poder.
A bem-aventurança de que gozais no Céu é digna recompensa do Vosso desapego, do Vosso espírito verdadeiramente cristão.
Valho-me pois dos Vossos méritos junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso divino Esposo, rogando-Vos a graça de infundirdes na minha alma a mesma caridade que Vos animou, dando-me a força para resistir às tentações, de contentar-me com o que possuo, de estar isento de vaidades e de assim poder um dia participar da felicidade eterna na Vossa companhia.
Amém.
Rezar um Pai Nosso e três Avé Marias.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena (Virgem admirável)

Ó virgem admirável, cheia de firmeza e de constância, que nem as pompas humanas puderam seduzir, nem as promessas e ameaças puderam abalar; vós, que desprezastes o mundo e a tudo preferistes o humilde seguimento de Jesus Cristo, a quem tínheis escolhido por esposo, alcançai-me a graça de me desapegar das coisas da terra e desprezar as vaidades do mundo, para que, vencidos perseverantemente todos os obstáculos no serviço de Deus, possa, como vós, alcançar a bem-aventurança eterna. Assim seja.
Santa Filomena, modelo de pureza e de constância, rogai por nós.
Santa Filomena, nós temos confiança em vós.


Fonte: http://philomena.us; Tradução: VSC.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena (pela Pureza)

Ó gloriosa Santa Filomena, vós que, animada por um ardente amor por Jesus nosso Salvador, fizesteis brilhar na Santa Igreja o esplendor da virgindade perfeita e a prática das mais heróicas virtudes, intercedei junto do vosso Divino Esposo para que nos conceda a graça de guardarmos sempre imaculado o precioso tesouro da castidade e de a praticarmos com generosidade

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração a Santa Filomena

(Composta por Pe. Henrique José Maçarico)


Santa Filomena Virgem e Mártir, pelo sangue que derramastes por Jesus, vos rogo a graça da fidelidade a Deus e à doutrina da Santa Igreja Católica. Mostrai o vosso poder de intercessão junto de Jesus e Maria e alcançai-me esta graça de que tanto necessito (peça-se a graça).
Prometo amar-vos mais e espalhar quanto me for possível a vossa devoção. Confio em vós. Velai por mim. Amem.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Consagração a Santa Filomena

(Composta por Pe. Henrique José Maçarico)


Santa Filomena Bendita, quero neste dia entregar-me aos vossos cuidados, consagrar-me a vós. Quero sobretudo entregar-vos o cuidado da minha alma, para que como a vossa, ela seja só de Deus. Alcançai-me do Senhor força para vencer o mal e ser fiel como vós, até dar o meu sangue por Seu amor, se preciso for.
Entrego-vos também os cuidados materiais da minha vida: a minha saúde, os meus bens, a minha família, os meus trabalhos…, que tudo seja empregue sempre e só, para a Glória de Deus e salvação das almas!
Cuidai de mim e dos meus, Santa Filomena Bendita. Alcançai-me a graça da conversão. De um grande amor a Deus e uma caridade verdadeira para com os meus irmãos.
Olhai com misericórdia para a Santa Igreja, que como vós não queira agradar ao mundo, mas em tudo fazer sempre a Vontade de Deus.
Encerrai-nos nos Corações de Jesus e Maria e ensinai-nos a viver de tal modo neste mundo, que um dia convosco louvemos a Deus por toda a eternidade. Amem.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Oração para alcançar uma graça

(Composta por Pe. Henrique José Maçarico)


1. Ó meu Jesus que dissestes: “Pedi e recebereis, procurei e achareis, batei e abrir-se-vos-á”, eis que bato à porta do Vosso Coração, procuro o Vosso socorro e peço, por intercessão de Santa Filomena, a graça... (peça-se)
Pai Nosso, Avé Maria, Glória.
Gloriosa Santa Filomena, rogai por nós!
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em vós!

2. Ó meu Jesus que dissestes: “O que pedirdes ao Pai em Meu nome, ser-vos-á concedido”, ao Pai do Céu, em Vosso nome, por intercessão de Santa Filomena, peço a graça... (peça-se)
Pai Nosso, Avé Maria, Glória.
Gloriosa Santa Filomena, rogai por nós!
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em vós!

3. Ó meu Jesus que dissestes: “Passará o Céu e a Terra, mas as minhas Palavras jamais passarão”, confiado na infalibilidade das vossas Santas Palavras, peço por intercessão de Santa Filomena a graça... (peça-se)
Pai Nosso, Avé Maria, Glória.
Gloriosa Santa Filomena, rogai por nós!
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em vós!

Oração final
Ó Sagrado Coração de Jesus a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós pobres pecadores e concedei-nos as graças que pedimos por intercessão de Santa Filomena, refugiando-nos no Coração Imaculado da Virgem Maria.

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Hino de Santa Filomena

Letra: P. José Pacheco e P. Januário dos Santos
Música: P. João Avelino


Virgem mártir, celeste princesa,
Terna esposa de Cristo Jesus,
Convertei em jasmins de pureza
Os arautos da paz e da luz

Filomena, teu nome convida
A seguir os caminhos do amor.
Como tu temos sede de vida
Dessa vida que é o próprio Senhor.

Desprezaste a riqueza e a glória
De um império que foi sem igual.
Deus em troca deu-te a vitória
De um amor que te fez imortal.

Tua fonte coroam as rosas
Que teu sangue tingiu por amor.
Para nós elas são preciosas
Pois que são infalível penhor.


Ouça o Hino de Santa Filomena, interpretado pelo barítono David Ruela e pelo organista António Fonseca.

Pode fazer download do áudio em mp3 (1 396 KB).

images/symbols/printer.png images/separador-horiz.png

Os Ouvidos de Santa Filomena (Meditação)

Os ouvidos de Santa Filomena, tão delicados, escutam as palavras com que Jesus falou a São João e a Nossa Senhora, proclamando-A Mãe do Discípulo Amado e Mãe de cada um de nós;
Eis a tua Mãe!
Eis o teu Filho!
Como São João, desde aquela hora, tomou Nossa Senhora por sua Mãe, também Santa Filomena A tomou e nos convida a tomá-lA.
Santa Filomena, na liberdade e na prisão, nas horas alegres e mais ainda nas tristes, nunca se sentiu órfã, porque incessantemente pensou em Nossa Senhora, invocou-A, tratou-A por Mãe e houve-se como filha.

images/symbols/printer.png