TREZENA DE SANTO ANTÓNIO

(A festa de Santo António celebra-se no dia 13 de junho)

banner images/symbols/printer.png

TREZENA DE SANTO ANTÓNIO

(A festa de Santo António celebra-se no dia 13 de junho)

DivinaMisericordia.jpg

Para todos os dias da Trezena

Pelo sinal  ✞  da Santa Cruz, livre-nos Deus ✞ nosso Senhor, dos nossos ✞ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Oração inicial

Glorioso Santo António, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo, vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos.
Nada vos era impossível, senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.
A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento vos pedimos.
Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços.
Uma palavra vossa e obteremos as graças que pedimos (indicá-las). Amem.

Oração para cada dia da Trezena

(Em cada dia, podemos concluir as orações da Trezena rezando a Ladainha)

1º dia: 31/5 – Santo António,
mestre do Evangelho icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4)

– Palavra do Santo: “São os pobres, os simples e os humildes que têm fome e sede da Palavra da Vida”.

– Oração: Senhor, a vossa Palavra é alimento do nosso Espírito e luz no nosso caminho. Abri o nosso coração para acolhê-la, a nossa mente para entendê-la e motivai a nossa vontade para a pôr em prática. Por intercessão de Santo António, mestre do Evangelho, fazei com que consigamos orientar nossa vida pessoal, familiar e comunitária pela verdade libertadora da vossa Palavra. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

2º dia: 1/6 – Santo António,
mestre da oração icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós alcançareis” (Mt 21,22).

– Palavra do Santo: “A pessoa reza quando se deixa amar por Deus e, em certo sentido, fala com Deus de maneira familiar e devota”.

– Oração: Senhor, nós somos necessitados de mais vida e reconhecemos que Vós sois a fonte de todos os bens. A Vós recorremos na oração para nos mantermos em sintonia convosco. De coração arrependido, pedimo-Vos perdão de nossos pecados. De coração agradecido, louvamo-Vos pelas maravilhas que realizais nas nossas vidas. Com Santo António, mestre da oração, estamos, como filhos, na vossa presença. Amem!

Reza-se: Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória

3º Dia: 2/6 – Santo António,
mestre da verdade icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Aquele que pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus atos são feitos segundo Deus” (Jo 3,21).

– Palavra do Santo: A verdade convence e “a nossa linguagem é eloquente quando é o nosso agir quem fala”.

– Oração: Ó Santo António, homem cheio de sabedoria, que por meio dos vossos ensinamentos fostes uma luz para a Igreja, iluminai o nosso caminho com a verdade do Evangelho e ensinai os nossos contemporâneos a distinguir o bem do mal, para que jamais se deixem envolver pelas trevas do erro e da mentira. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amem!

– Reza-se: Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

4º Dia: 3/6 – Santo António,
modelo de fé icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4)

– Palavra do Santo: “São os pobres, os simples e os humildes que têm fome e sede da Palavra da Vida”.

– Oração: Senhor, a vossa Palavra é alimento do nosso Espírito e luz no nosso caminho. Abri o nosso coração para acolhê-la, a nossa mente para entendê-la e motivai a nossa vontade para a pôr em prática. Por intercessão de Santo António, mestre do Evangelho, fazei com que consigamos orientar nossa vida pessoal, familiar e comunitária pela verdade libertadora da vossa Palavra. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

5º Dia: 4/6 – Santo António,
modelo de esperança icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “A tribulação produz a paciência, a paciência a firmeza, e a firmeza a esperança. E a esperança não engana” (Rm 5,3-5).

– Palavra do Santo: “A esperança é a expectativa dos bens futuros. Ao que não tem esperança falta-lhe motivação para progredir”.

– Oração: Senhor, como é bom ter esperança e poder cultivá-la! Em Vós, a nossa esperança sempre encontra resposta. E cada resposta que vem de Vós, renova a nossa esperança. Nós Vos pedimos, Senhor, que o nosso coração seja fortalecido pela virtude da esperança e que o nosso olhar se fixe lá, onde se encontram as verdadeiras e eternas alegrias. Com Santo António, renovai a nossa esperança! Por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amem!

– Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

6º Dia: 5/6 – Santo António,
modelo do amor icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “É este o Meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,12-13).

– Palavra do Santo: “Para com Deus e para com o próximo, existe um único amor: o Espírito Santo, o próprio Amor de Deus”.

– Oração: Ó Deus, Vós sois o Amor revelado na Trindade Santíssima. Por amor nos criastes e por amor nos sustentais. Por amor nos salvastes e por amor nos ensinastes o primeiro e o maior de todos os mandamentos: que nos amemos como Jesus nos amou. Como Santo António, que pôs em prática esse mandamento, possamos dedicar-nos ao vosso serviço, no serviço dos irmãos. Senhor, que o vosso amor se torne sempre mais a grande força transformadora do mundo. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amem!

– Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

7º Dia: 6/6 – Santo António e Jesus Cristo icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e pelos séculos. Não vos deixeis levar por doutrinas diversas estranhas” (Hb 13,8-9a).

"– Palavra do Santo: “Ele veio a ti para que possas ir a Ele”.

– Oração: Ó Deus, em Jesus Vós nos revelastes o vosso amor, a vossa bondade, o Vosso perdão. Permiti que O possamos reconhecer e amar, seguir e anunciar aos nossos irmãos, pelo testemunho da nossa vida, por obras e por palavras. Por intercessão de Santo António, fazei com que nossa a fé seja sempre mais viva e nossa missão sempre mais corajosa e fiel. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

8º Dia: 7/6 – Santo António e o Espírito Santo icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “O Espírito Santo que o Pai enviará em Meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há de recordar-vos tudo o que Eu vos disse” (Jo 14,26).

– Palavra do Santo: “Em contacto com o Espírito Santo, a alma vai, pouco a pouco, perdendo as suas manchas, a sua frieza, a sua dureza, transformando-se totalmente naquele fogo aceso nela”.

– Oração: Ó Deus, pelo vosso Espírito criastes do nada todas as coisas; Ele se tornou a força dos profetas e a coragem dos mártires. Pelo Espírito Santo, o Filho foi concebido no seio de Maria e por Ele a Igreja se tornou atuante no mundo. Foi o Espírito Santo que fez de António o santo venerado por todos os povos e o pregador da Palavra. Que a Sua luz nos ilumine sempre e nos transforme, de pecadores que somos, em santos para vossa glória, do Pai, Filho e Espírito Santo. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

9º Dia: 8/6 – Santo António e Maria Santíssima icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Maria, feliz de Ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que Te foi dito da parte do Senhor” (Lc 1,45).

– Palavra do Santo: “O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem, para que o cultivasse e o guardasse: infelizmente, Adão cultivou-o mal. Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso, muitíssimo mais belo: Nossa Senhora”.

– Oração de Santo António: Rainha nossa, insigne Mãe de Deus, nós Te pedimos: faz com que nossos corações fiquem repletos da graça divina e resplandeçam da alegria celeste. Fortalece-os com a Tua fortaleza e enriquece-os de virtudes. Derrama sobre nós o dom da misericórdia, para que obtenhamos o perdão de nossos pecados. Ajuda-nos a viver de modo a merecer a glória e a felicidade do céu. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

10º Dia: 9/6 – Santo António e a Eucaristia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a Mim não mais terá fome e quem crê em Mim jamais terá sede” (Jo 6,35).

– Palavra do Santo: “No altar, sob as aparências de pão e de vinho, está presente o próprio Jesus, vivo e glorioso, revestido daquela humanidade com que outrora Ele se ofereceu e, ainda hoje, todos os dias, se continua a oferecer como vítima, ao divino Pai”.

– Oração: Senhor Jesus Cristo, que na Eucaristia nos deixastes o memorial da vossa Páscoa, concedei-nos a graça de que, por esta misteriosa presença do vosso Corpo e Sangue, Alma e Divindade, no Pão e no Vinho, sobre o Altar, se atualize a nossa Redenção e a nossa vida se transforme por uma comunhão sempre mais plena convosco e com os irmãos. Vós que viveis e reinais na unidade do Espírito Santo. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

11º Dia: 10/6 – Santo António e a Cruz icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Quem não tomar a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim” (Mt 10,38).

– Palavra do Santo: “O cristão deve apoiar-se na Cruz de Cristo, como o peregrino se apoia no bastão quando empreende uma longa viagem. Dirijamos o nosso olhar a Jesus, nosso Senhor, pregado na Cruz Gloriosa da Salvação”.

– Oração: Ó Deus, o vosso amor se manifesta de muitos modos, mas o maior gesto de amor ficou selado na Cruz redentora de vosso Filho. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”. Santo António também tomou a Cruz, que proclamou como o caminho de Ressurreição, para fielmente seguir Jesus. Intercedei por nós, glorioso taumaturgo, para que o Senhor nos conceda uma fé vivida na dimensão da Cruz, no serviço dos nossos irmãos. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

12º Dia: 11/6 – Santo António e a Missão icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


– Palavra de Deus: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está no Céu” (cf Mt 5, 13-16).

– Palavra do Santo: “O fiel cristão, iluminado pelo resplendor de Cristo, deve emitir centelhas de palavras e exemplos para, com elas, inflamar o próximo”.

– Oração: Ó Deus, Vós nos criastes sem nós, mas quereis salvar-nos com a nossa colaboração. Tal como Santo António, fazei que assumamos a nossa missão neste mundo, na nossa família e na nossa comunidade. Que nenhum de nós, que devotamente fazemos esta Trezena a Santo António, viva na indiferença e omisso em relação aos seus deveres. Com a vossa ajuda, ó Deus, e sob a proteção de Santo António, produzamos frutos de justiça e paz, de fraternidade e amor. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amem!

– Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.

13º Dia: 12/6 – Santo António e a Vida Eterna icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


- Palavra de Deus: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em Mim. Na casa de Meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar?” (Jo 14,1-2).

– Palavra do Santo: “Então, ficarás realmente saciado, porque verás Aquele que tudo vê. Então, a tua alma, que agora é uma escrava, neste exílio, tornar-se-á uma rainha. O teu corpo será repleto de felicidade e a tua alma será glorificada. O teu coração dilatar-se-á numa alegria indescritível”.

– Oração: Senhor, Deus da vida, Vós nos criastes para Vós e o nosso coração andará inquieto enquanto em Vós não repouse. Por intercessão de Santo António que viveu olhando o Céu, concedei-nos a graça de caminhar decididos rumo à Pátria, realizando, enquanto peregrinos neste mundo, o bem que nos cabe realizar, conforme os talentos que de Vós recebemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

- Pai-Nosso; Ave-Maria e Glória ao Pai.


LADAINHA DE SANTO ANTÓNIO

V/. Senhor, tende piedade de nós.
R/. Senhor, tende piedade de nós.
V/. Jesus Cristo, tende piedade de nós.
R/. Jesus Cristo, tende piedade de nós.
V/. Senhor, tende piedade de nós.
R/. Senhor, tende piedade de nós.

V/. Jesus Cristo, ouvi-nos.
R/. Jesus Cristo, ouvi-nos.
V/. Jesus Cristo, atendei-nos.
R/. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santo António de Lisboa, rogai por nós.
Íntimo amigo do Menino Deus, rogai por nós
Servo da Mãe Imaculada, rogai por nós
Fidelíssimo Filho de São Francisco, rogai por nós
Homem orante, rogai por nós
Amigo da pobreza, rogai por nós
Lírio da castidade, rogai por nós
Modelo da obediência, rogai por nós
Amigo da vida silenciosa, rogai por nós
Desprezador das glórias mundanas, rogai por nós
Rosa da Caridade, rogai por nós
Espelho de todas as virtudes, rogai por nós
Sacerdote segundo o Coração de Jesus, rogai por nós
Imitador dos Apóstolos, rogai por nós

Mártir pelo desejo, rogai por nós
Coluna da Igreja, rogai por nós
Amante das almas, rogai por nós
Propagador da Fé, rogai por nós
Doutor da Verdade, rogai por nós
Batalhador contra a falsidade, rogai por nós
Arca do testamento, rogai por nós
Trombeta do Evangelho, rogai por nós
Zeloso pela conversão dos pecadores, rogai por nós
Instrumento da Paz, rogai por nós
Reformador dos costumes, rogai por nós
Pacificador dos corações atribulados, rogai por nós
Auxílio dos aflitos, rogai por nós
Vencedor da morte, rogai por nós
Restituidor das coisas perdidas, rogai por nós
Glorioso taumaturgo, rogai por nós
Santo do mundo inteiro, rogai por nós
Glória da cidade de Lisboa, rogai por nós
Protetor de Portugal, rogai por nós
Alegria da corte celeste, rogai por nós
Doutor da Santa Igreja, rogai por nós

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

V/. Rogai por nós, Santo António.
R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Ó Deus, nós Vos suplicamos que a intercessão vosso glorioso Confessor e Doutor Santo António alegre a Vossa Igreja, para que, os seus membros, fortalecidos com espirituais auxílios, alcancem a glória eterna. Por Cristo Nosso Senhor. Amem.