Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner

2025-11-16

33º Domingo do Tempo Comum – Ano C 2025


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 21,5-19)


Ideia principal: A história dos homens não termina num fracasso: no final do caminho estará Deus para oferecer aos Seus queridos filhos a salvação, a vida definitiva.

- Escutamos neste domingo parte do “discurso escatológico” de Jesus, segundo Lucas (cf. Lc 21,8-38). Contemplando com os discípulos a grandiosidade do templo de Jerusalém, Jesus anuncia-lhes que as coisas deste mundo são efémeras. Ao contrário, o Seu Reino será eterno e não conhecerá a destruição. Entretanto, os discípulos deverão dar testemunho do Seu Nome, no meio de perseguições; mas Jesus os assistirá.

- No mundo onde os crentes experimentarão condenações e até o martírio. O mundo odiá-los-á, mas Deus cuidará deles com amor de pai. Na força de Deus, enfrentarão as adversidades e hão de resistir; não se deixarão vencer nem pela tração de familiares e amigos… a meta deste caminho exigente, é a salvação de Deus. Nem a morte os derrotará: estão destinados à vida eterna.

- Aos interlocutores de Jesus interessa saber “quando” é que Jerusalém e o templo serão destruídos. A Jesus interessa-Lhe prepará-los para esse tempo novo, desafiante e exigente, mas repleto de esperança: o “tempo da Igreja”. Esta nova etapa da História, culminará com a segunda vinda de Jesus, que os discípulos deverão aguardar, não de “braços cruzados”, mas vivendo quotidianamente o seu compromisso com Jesus.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Jesus, Tu nos prevines: “Não sigais atrás deles”. Não falta por aí gente obcecada com o fim do mundo, espalhando anúncios aterradores. Acredito e aguardo na esperança a Tua vinda gloriosa no final dos tempos. Até lá, ensina-me a viver com realismo este tempo da Igreja, em que sou chamado a transformar o mundo velho num mundo novo, e a enfrentar as dificuldades na força da Tua Palavra. Nada me perturbe… Amem.


EVANGELHO – Lc 21,5-19


Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído».
Eles perguntaram-lhe: «Mestre, quando sucederá isso? Que sinal haverá de que está para acontecer?» Jesus respondeu: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: “Sou eu”; e ainda: “O tempo está próximo”. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há de erguer-se povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenómenos espantosos e grandes sinais no céu. Mas antes de tudo isto, deitar-vos-ão as mãos e hão de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.




FotoDoRevConegoArmandoDuarte