2025-02-23
VII Domingo do Tempo Comum – Ano C 2025
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lucas, 6, 27-38)
Ideia principal: Não mais: o “olho por olho, dente por dente”, as amizades interesseiras, ou a tentação de rotular os irmãos. Somos chamados a mostrar ao mundo a ternura e a misericórdia de Deus.
- Jesus chega com os discípulos e os “Doze”, a quem chama apóstolos, que quer dizer enviados. Depara-se, na planície, com “uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e Sídon” (cf Lc 6, 17-18). Para todos, pronunciou uma longa “instrução” (Lc 6,20-49), cujo pórtico é o “Sermão da Montanha” Essa “instrução”, designada por “sermão da planície”, do qual respigado o Evangelho de hoje, contem o itinerário para os que estão interessados em ser discípulos de Jesus e cidadãos do Reino de Deus.
-“Amai os vossos inimigos”… “abençoai os que vos amaldiçoam”… apresentai a outra face“ (cf, vv 27-29). Não é uma utopia, mas um arrojado programa de ação que visa evitar, na raiz, a violência e a guerra. Só os fortes conseguem praticá-lo; só os fortes perdoam; os ressabiados, alimentarem desejos de vingança.
- “O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lho vós também” (v.31), eis “regra de ouro”. Jesus não pretende, claro, que o nosso egoísmo seja a medida do bem a fazer… Por isso, antes, o apelo à oração (cf. v.28)… Só a oração apaga a agressividade e nos “alinha” com os sentimentos do Pai; dá a força dos fortes, que nasce do amor de Deus. Na oração o nosso coração coloca-se em sintonia com o Coração de Jesus!
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Jesus, nunca poupas nas exigências: “Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á”. O caminho do discípulo é sempre a subir, sem retrocesso; é um avanço progressivo em direção ao amor. Tantas vezes me faltam as forças na subida, mas Tu sempre me estendes a Tua mão… aprenda eu, conTigo, a proceder de igual forma com os irmãos. Amem.
EVANGELHO – Lucas 6,27-38
Naquele tempo, Jesus falou aos seus discípulos, dizendo: «Digo-vos a vós que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não lho reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar.
.png)