2025-03-16
II Domingo da Quaresma – Ano C - 2025
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 9, 28b-36)
Ideia principal: O episódio da Transfiguração alcança-nos uma firme esperança: se escutarmos o Filho, o Eleito do Pai e Deus verdadeiro e se O seguirmos, participaremos da vitória e da glorificação de Jesus.
- Estamos no final da etapa da Galileia. Oito dias antes – referência cronológica omitida no texto litúrgico - teve lugar a confissão de fé de Pedro e o 1º anúncio da morte e ressurreição de Jesus, que deixa os discípulos perplexos (cf.Lc 9,20-22). Jesus, com Pedro, Tiago e João sobe ao Monte… Só Lucas refere que Jesus subiu ao monte para rezar. Transfigurou-Se enquanto rezava. Belo ensinamento: a primazia da oração, pessoal e comunitária, sem a qual todo o compromisso apostólico e caritativo não passaria de ativismo.
- Porém, a oração não é alheamento do mundo e das suas contradições… Pedro desejaria que ficassem envolvidos naquela experiência mística: “Façamos três tendas” (v.33). A oração leva à ação… Sobe-se ao monte do encontro com Deus, para dele descermos, fortificados pelo Amor, ao encontro dos irmãos.
- Como explicar aquele sono? Quando Jesus fazia prodígios e era aclamado pelas multidões, todos tinham os olhos bem abertos. Mas agora começa a falar-lhes de dar a vida, de ocupar o último lugar, de servir os mais pobres… não querem compreender, enfadam-se, dá-lhes o sono. Mesmo vendo Jesus glorioso, na transfiguração, ainda não entendem que a Cruz é o caminho da glória. Entenderão mais tarde…
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, dai-me forças para subir a colina do Tabor. Dai-me olhos para ver a Tua glória. Dai-me ouvidos para escutar a voz do Pai. Dai-me pés e pernas para descer rapidamente o Monte ao encontro dos meus irmãos; e de novo subir, levando-os comigo ao cume do Tabor, para que também eles possam ver Tua glória, experimentar o Teu amor e transfigurar as suas angústias e medos, em gozo! Glória a Vós! Amem.
EVANGELHO – Lucas 9,28b-36
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago
e subiu ao monte, para orar.
Enquanto orava, alterou-se o aspeto do seu rosto
e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente.
Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias,
que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus,
que ia consumar-se em Jerusalém.
Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando,
viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele.
Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus:
«Mestre, como é bom estarmos aqui!
Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».
Não sabia o que estava a dizer.
Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra;
e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem.
Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O».
Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio
e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.
.png)