Santa Filomena em Portugal

NOVENA DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS

De 13 a 21 de agosto

banner images/symbols/printer.png

NOVENA DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS

/

Esquema

1. Sinal da cruz
2. Ato de Contrição
3. Terço (as três primeiras dezenas)
4. Meditação para cada dia da novena
5. Conclusão do Terço (as duas dezenas finais)
6. Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Meditação para cada dia da Novena

Meditação do 1º dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Santa Mãe querida, Maria santíssima, sempre pronta para desfazer os nós que sufocam os vossos filhos, estendei as vossas mãos de misericórdia para mim. Entrego-Vos hoje os nós do medo e da tristeza* e todas as nefastas consequências que provocam na minha vida. Dou-Vos estes nós que tanto me atormentam, condicionam a minha alegria e me impedem de viver mais unido a Vós e ao vosso Filho Jesus, meu Salvador. Recorro a Vós, Maria Desatadora de Nós, pois confio e sei que nunca abandonareis este vosso filho pecador que Vos pede auxílio. Vós podeis desembaraçar estes nós porque sois minha Mãe e tudo Vos é concedido por Jesus. Creio que o fareis porque me amais com um amor eterno. Obrigado, Mãe querida!

*Estes nós, são apenas indicativos; fazem parte da novena da autoria do Padre Anderson Ricardo, numa edição recente da Lucerna em parceria com a Ajuda à Igreja que sofre, cuja 1ª edição, publicada na Argentina em 15 de agosto de 1999, mereceu uma Apresentação do Cardeal Jorge Bergoglio, o atual Papa Francisco. O fiel que faz a novena saberá quais são os nós que o atormentam e quer colocar nas mãos de Maria…

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por mim!

A graça que se pretende alcançar, há-de ser obtida por intercessão de Maria.

Ir para a Oração final.

Meditação do 2º dia / /


Maria, Mãe amada, dispensadora de todas as graças! Preciso do vosso auxílio, por isso, para Vós volto hoje o meu coração. A aflição e a insegurança que têm origem na minha falta de confiança no Pai do Céu, tiram-me a paz e fazem-me andar impaciente, o que se reflete nas minhas relações com os outros e, sobretudo, na minha família. Sentimentos de inveja, rancor e orgulho têm-me feito desperdiçar muitas graças que tendes para me dar. Recorro a Vós, Maria Desatadora dos Nós, para que intercedais por mim junto de vosso Filho Jesus, a fim de alcançar um coração puro, despojado, humilde e confiante. Viverei o dia de hoje praticando essas virtudes, como oblação do meu amor por Vós, Mãe Santíssima. Coloco nas vossas mãos este nó da falta de confiança em Deus, que me leva a procurar segurança nas minhas próprias capacidades e nas coisas que o mundo me oferece.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por mim!

Maria sempre atenta aos desígnios que Deus tem para mim, ensinai-me a pôr n’Ele a minha confiança.

Ir para a Oração final.

Meditação do 3º dia / /


Mãe Medianeira, Rainha do Céu, em cujas mãos se encontram as riquezas do Rei de todo o universo, voltai para mim, hoje, os vossos olhos cheios de misericórdia. Confio-Vos este nó da minha vida, o rancor, e, com ele, todo o ressentimento que ele em mim gera. Peço a Deus nosso Senhor e a Vós perdão pelo meu pecado. Ajudai-me agora a perdoar a todas as pessoas que, conscientemente ou inconscientemente, contribuíram para que esse nó aparecesse na minha vida. Concedei-me também a graça de perdoar a mim mesmo a falta de cuidado que criou as condições para que esse nó se formasse. Diante de Vós, Mãe querida, e em nome de vosso Filho Jesus, meu Salvador, a quem tanto tenho ofendido e que tantas vezes me concedeu o perdão das minhas ofensas, peço a graça de perdoar como fui perdoado, aos outros e a mim próprio, hoje e para sempre. Obrigado, Maria Desatadora dos Nós, por terdes desatado o nó do rancor em meu coração.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por mim!

Tu, que desejas alcançar graças, pede a intercessão de Maria.

Ir para a Oração final.

Meditação do 4º dia / /


Santa Mãe querida, cheia de ternura para com todos os que Vos procuram, tende piedade de mim. Confio-Vos este nó da tibieza que rouba a paz do meu coração, paralisa a minha alma e me impede de caminhar até ao meu Senhor, a fim de O servir como Ele merece ser servido. Desfazei este nó da minha vida, Mãe, e pedi a Jesus que cure a tibieza da minha fé, tão raquítica que se deixa abater pelas pedras do caminho. Caminhai comigo, Mãe querida, e ensinai-me a ver essas pedras, não como obstáculos, mas como instrumentos para a minha santificação. Que eu deixe de julgar os irmãos, tentando arranjar desculpas para não fazer aquilo que por tibieza, respeitos humanos, vergonha, deveria fazer. Aprenda eu a dar graças sem cessar e a sorrir confiante por Vos ter a meu lado.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por mim!

Maria é o Sol. Junto a Ela sentimo-nos protegidos.

Ir para a Oração final.

Meditação do 5º dia / /


Nossa Senhora Desatadora dos Nós, sempre atenta e compassiva, venho até Vós para de novo colocar nas vossas mãos este nó tão difícil de desatar e para Vos pedir a graça da sabedoria divina para agir sob a luz do Espírito Santo neste emaranhado de problemas. É o nó da falta de paciência, para outros e até para mim próprio. A Vós, ninguém viu zangada. Bem pelo contrário: tão repassadas de doçura eram as vossas palavras e os vossos gestos, que todos se davam conta da presença do Espírito Santo em Vós, Esposa do Espírito Santo! Mãe, que tudo ponderáveis no vosso coração, afastai de mim a amargura, a cólera, a raiva, a prepotência… pontas soltas do nó da impaciência que quase me estrangula. Dai-me, ó Mãe querida, um pouco da doçura, da sabedoria, que guardais no vosso coração. Senhora do Pentecostes, rogai a Jesus que me conceda um novo sopro do Espírito Santo neste momento da minha vida. Vinde, Espírito Santo, e purificai-me!

Maria Desatadora dos Nós, rogai por mim!

A Maria, Deus Lhe deu toda a honra, poder e glória!

Ir para a Oração final.

Meditação do 6º dia    / /


Rainha de Misericórdia, confio-vos hoje este nó da minha vida: a ingratidão. Sou ingrato para com Deus e para com os irmãos, insensível, indiferente e, às vezes, até desdenhoso de tantas atenções e gestos de amizade que têm comigo. Trata-se de um nó que me aperta e quase sufoca, por saber que Deus espera outra atitude dos Seus amados filhos. Rogo-Vos, ó Mãe, enquanto o desenvencilhais, paciência, bonomia e tranquilidade de espírito. Que eu aprenda na vossa escola a ser perseverante na escuta da palavra viva de Jesus, na participação na Eucaristia, a recorrer com frequência ao sacramento da confissão, meios necessários e suficientes para a nossa identificação com o Mestre. Senhora, permanecei comigo e preparai-me para festejar, em cada dia, com os anjos, sobretudo com o meu anjo da guarda, tantas graças que Vós me alcançais de Jesus, vosso amado Filho. Amem. Aleluia!

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por mim!

Toda formosa sois, ó Maria, Imaculada sois Vós!

Ir para a Oração final.

Meditação do 7º dia   / /


Mãe Puríssima, que ouvistes de Jesus aquele conselho: “sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mateus 10,16). Não sou simples como as pombas, e, muito menos, prudente como as serpentes, e, daí quantas situações complicadas surgem na minha vida! Também hoje venho até Vós para Vos suplicar que desateis mais este nó da minha vida, o nó da imprudência. Livrai-me das ciladas do inimigo. Deus Vos concedeu todo o poder sobre todos os demónios. Hoje, aqui e agora, renuncio a satanás, a qualquer ligação, mesmo que involuntária, que, com ele, tenha tido no passado, e proclamo Jesus como meu único Senhor e Salvador. Nossa Senhora Desatadora dos Nós, esmagai a cabeça dos demónios que rugem em volta de mim, para que eu preserve a minha cabeça, os juízos que faço, o entendimento das coisas, o verdadeiro discernimento. Obrigado, Mãe querida! Sangue Preciosíssimo de Jesus, salvai-me!

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por mim!

Vós sois a glória de Jerusalém, a alegria da Igreja nossa mãe!

Ir para a Oração final.

Meditação do 8º dia   / /


Virgem Mãe de Deus, rica em misericórdia, olhai a aflição deste vosso indigno filho e livrai-me deste nó do egoísmo que me faz viver centrado em mim. Preciso tanto da vossa visita… Visitai-me como visitastes Santa Isabel… Trazei-me Jesus, trazei-me o Espírito Santo! Como Isabel, que eu Vos reconheça como a Mãe do meu Senhor, e como ela fique cheio do Espírito Santo! Ensinai-me a ser corajoso na prática das virtudes da alegria, da humildade e da fé. Consagro-me a Vós, Senhora minha, como minha Mãe e Rainha. Quero que seja para Vós tudo o que sou e tudo o que tenho, os dons da minha alma, as minhas capacidades, os bens materiais, o meu coração, a minha casa, minha família… Tudo é vosso! Quero ser todo vosso, minha Mãe! Todo vosso, para sempre! Na contemplação do vosso Imaculado Coração, quero aprender convosco a fazer tudo o que Jesus me disser.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por mim!

Vamos, pois, cheios de confiança, ao trono da graça!

Ir para a Oração final.

Meditação do 9º dia     / /


Maria Santíssima, Advogada nossa, Desatadora dos Nós! Quero agradecer-Vos os nós que já desatastes ao longo desta novena: aqueles que, dia-a-dia fui colocando em vossas mãos e os outros, que eu me recusava a reconhecer apesar do aperto que sentia, e Vós, que me conheceis como a mãe conhece um filho, sabíeis estarem a estrangular a minha vida espiritual e a minha relação com os outros, neles pegastes e fostes desatando paulatinamente. Há ainda este nó que ficou para o último dia da novena e que tantos sofrimentos me causa, como Vós bem o sabeis… Na verdade são dois nós numa única laçada: o medo da morte e a relativização do pecado! Porquê o medo da morte que liberta e a relativização do pecado que pode levar à morte eterna? Com esses hábeis dedos de misericórdia, desembaraçai a minha vida desta complicação! Obrigado, Mãe, porque viestes a mim, me pegastes ao colo, me enxugastes as lágrimas e me consolastes o meu coração com mais uma graça que para mim alcançastes de Jesus.

Maria Desatadora dos Nós, rogai por mim!

Sois o refúgio dos pecadores, para quem alcançais a graça do arrependimento e o dom da paz!

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Santa Maria, cheia de Graça, SIM permanente à vontade de Deus, sois a nova Eva a quem o maligno jamais conseguiu envolver nas confusões, enredos e mentiras que constantemente trama para nos perder. Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe! Ao vosso cuidado confio este emaranhado de nós que, por falta de vigilância, o inimigo foi tecendo na minha vida. Com o vosso coração materno e os vossos dedos de Luz, desatai os nós que me entorpecem e são obstáculo à minha santificação. Livrai-me de todo o mal, Nossa Senhora Desatadora dos Nós! Desatai, um a um, os nós que estorvam a minha comunhão com Deus, para que, liberto de empecilhos, O louve, só n’Ele ponha a minha confiança e O sirva sempre nos irmãos. Amem.


Basílica dos Mártires, 13 de agosto de 2020
Meditações do Cónego Armando Duarte