Santa Filomena em Portugal

NOVENA A SÃO FRANCISCO E SANTA JACINTA MARTO

Festa litúrgica 20 de fevereiro

banner images/symbols/printer.png

NOVENA A SÃO FRANCISCO E SANTA JACINTA MARTO

Festa litúrgica 20 de fevereiro

/

Esquema:

- Orações iniciais,
- Meditação para cada dia
- Oração de todos os dias
- Ladainha
- Oração Conclusiva

- Orações iniciais

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3 vezes)

Santíssima Trindade, Pai, Filho, e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente, e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, alma e divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças, com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu santíssimo Coração e do Coração imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.

- Meditação para cada dia

Primeiro dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Evangelho de São Lucas: «Pilatos convocou os sumos sacerdotes, os chefes e o povo […] e dirigiu-lhes a palavra querendo libertar Jesus. […] Mas eles insistiam em altos brados, pedindo que fosse crucificado e os clamores aumentavam de violência. Então Pilatos decidiu que se fizesse como eles pediam» (Lc 13.23-24).

Mensagem de Fátima: A terceira aparição do Anjo sucedeu no outono de 1916, na Loca do Cabeço. Os pastorinhos viram o Anjo que apareceu segurando na mão esquerda um cálice, sobre o qual estava suspensa uma hóstia. «O Anjo ajoelhou junto deles e mandou-os repetir por três vezes a oração: “Santíssima Trindade…”. Em seguida ergueu-se, tomou de novo o cálice e a hóstia, que tinham ficado suspensos no ar, deu a hóstia à Lúcia e, o que continha o cálice, ao Francisco e à Jacinta, dizendo ao mesmo tempo: “Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus”».

Ir para a Oracao de todos os dias.

Segundo Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Profeta Isaías: «Na verdade ele tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores. E nós o reputávamos como um castigado, como um homem ferido por Deus e humilhado. Mas foi castigado pelos nossos crimes, e esmagado pelas nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados nas suas chagas» (Is 53, 4-5).

Mensagem de Fátima: Na segunda aparição, durante o Verão de 1916, junto ao poço da casa de Lúcia, o Anjo dirigiu-se assim aos pastorinhos: “Que fazeis? Orai, orai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei continuamente ao Altíssimo orações e sacrifícios”. “Como nos havemos de sacrificar?”, perguntou a Lúcia. O Anjo respondeu: “De tudo o que puderdes, oferecei um sacrifício em ato de reparação por tantos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores.”

Ir para a Oracao de todos os dias.

Terceiro Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Evangelho de São Lucas: «Este Menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel, e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações» (Lc 2, 34-35).

Jesus, levando a cruz, encontra a sua Mãe, cujo Coração é trespassado por uma espada de dor, como profetizara Simeão; os corações de Jesus e de Maria estão unidos numa mesma paixão. Eis os dois corações que tanto nos amam, que tudo entregam e pouco recebem em troca. Corações de Jesus e Maria, concedei-me a graça de Vos conhecer, amar e imitar. Tomai o meu coração, para que seja sempre vosso.

Mensagem de Fátima: Na aparição de 13 de julho de 1917, Nossa Senhora disse: «Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará». Que significa isto? Significa que este coração aberto a Deus, purificado pela contemplação de Deus, é uma arma mais forte que outras armas de qualquer espécie. O fiat de Maria, a resposta do seu coração às palavras do Anjo, mudou a história do mundo, porque introduziu, neste mundo, o Salvador. Por aquele “sim”, Deus encarnou e veio para o meio de nós e connosco permanece para sempre.

Ir para a Oracao de todos os dias.

Quarto Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Evangelho de São Marcos: «Depois de O terem escarnecido, tiraram-Lhe o manto de púrpura e revestiram-nO das Suas vestes. Levaram-nO, então para o crucificar. Jesus, a caminho do Calvário, é ajudado por um homem que passava por ali ao regressar dos campos, um tal Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo» (Mc 15, 20-21).

Mensagem de Fátima: No dia 13 de maio de 1917 era domingo. As crianças tinham levado o gado a pastar para um lugar a dois quilómetros de Aljustrel, chamado Cova da Iria. De repente viram um clarão… e ali, a poucos passos de eles, sobre uma pequena azinheira, apareceu-lhes a figura de «uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol…. ”Não tenhais medo. Eu não vos faço mal”. “Donde é vossemecê”, indagou a Lúcia. “Sou do Céu”, respondeu a Senhora». Lúcia fez ainda mais algumas perguntas. Por fim, «Nossa Senhora perguntou aos pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?” “Sim, queremos!”, responderem eles».

Ir para a Oracao de todos os dias.

Quinto Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Evangelho de São Mateus: «Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, um se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro» (Mt 6, 21-22. 24).

Mensagem de Fátima: Na aparição do dia 13 de junho, Lúcia pediu a cura de um doente. «Nossa Senhora disse-lhe: “Se se converter, curar-se-á durante o ano”». Lúcia fez mais um pedido: «Queria pedir-Lhe para nos levar para o Céu. “Sim, a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por mim a adornar o Seu trono”».

Ir para a Oracao de todos os dias.

Sexto Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Da Carta de São Paulo aos Efésios: «Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para a santificar, purificando-a no banho da água, pela palavra. Ele quis apresenta-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada» (Ef. 5, 25-27).

Mensagem de Fátima: Na terceira aparição, Nossa Senhora, depois de fazer várias recomendações aos pastorinhos, fê-los contemplar a horrível visão do inferno. «Assustados, e como que a pedir socorro, levantámos – diz Lúcia – a vista para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração.” Depois de várias recomendações, Nossa Senhora continuou: “Quando rezais o Terço, dizei, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”».

Ir para a Oracao de todos os dias.

Sétimo dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Evangelho de São Marcos: «Pilatos, querendo satisfazer o povo, soltou-lhes Barrabás. Depois de fazer açoitar Jesus, entregou-O para ser crucificado. Os soldados conduziram-nO ao interior do átrio, isto é, ao Pretório, e ali juntaram toda a coorte. Revestiram-nO de púrpura e cingiram-Lhe a cabeça com uma coroa entretecida de espinhos. E começaram a saudá-lO: “Salve, Rei dos judeus! E davam-Lhe na cabeça com uma cana; cuspiam-Lhe no rosto, e, pondo-se de joelhos, faziam-lhe reverências» (Mc 15,15-19).

Mensagem de Fátima: Aquele dia 13 de outubro, um sábado, amanheceu cinzento e frio. Quando, um bocadinho antes do meio-dia, os pastorinhos chegaram à Cova da Iria, já lá estavam cerca de cinquenta mil pessoas. Nossa Senhora tinha prometido dizer-lhes quem era e o queria. Depois de ouvirem da Sua boca que era a Senhora do Rosário, só faltava que lhes dissesse o que queria deles. Isso guardou-o para o fim e disse-o de maneira simples, para que A entendessem bem, e pondo um ar mais triste: «Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido».

Ir para a Oracao de todos os dias.

Oitavo dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Do Evangelho de São João: «Jesus, levantando os olhos ao Céu, disse: “Pai, chegou a hora: Glorifica o Teu Filho para que o Teu Filho Te glorifique a Ti e, pelo poder que Lhe deste sobre toda a criatura, dê a vida eterna a todos os que Lhe deste. Ora a vida eterna é esta: Que Te conheçam a Ti como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a Quem enviaste”» Jo 17, 1-3).

Mensagem de Fátima: Em outubro de 1918, a Jacinta adoece com a pneumónica, que já estava a arrasar Aljustrel. E, dias depois, o Francisco cai também de cama com a mesma epidemia. Aproximava-se a hora do cumprimento da promessa de Nossa Senhora: levar para o Céu o Francisco e a Jacinta. «Olha: estou muito mal; já me falta pouco para ir para o Céu” – disse um dia o Francisco à Lúcia. Ao que esta lhe terá recomendado: «Então não te esqueças de lá pedir muito pelos pecadores, pelo Santo Padre, por mim e pela Jacinta». Francisco pensou um pouco e respondeu à prima: «Sim, eu peço. Mas olha: essas coisas pede-as à Jacinta, que eu tenho medo de me esquecer quando vir a Nosso Senhor! E depois antes o quero consolar».

Ir para a Oracao de todos os dias.

Nono dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Do Evangelho de São Lucas: «Jesus, segundo o Seu costume foi para o moste Das Oliveiras. Os discípulos seguiram-nO. Quando chegou àquele lugar disse-lhes: “Orai, para não cairdes em tentação”. Afastou-se uns trinta metros e, de joelhos, começou a rezar: “Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice. Contudo, não se faça a Minha vontade, mas a Tua!” (Lc 22, 39-42)

Mensagem de Fátima: Nossa Senhora levou o Francisco para o Céu no dia 4 de abril de 1919. Estava guardada para a Jacinta, pequenina e sensível como era, uma agonia bem mais longa e dolorosa que só terminou a 20 de fevereiro de 1920. Antes, Nossa Senhora voltou a aparecer-lhe para a preparar para a dureza do final que a esperava, em Lisboa, sozinha no Hospital. «Que vais fazer no Céu?» - perguntou-Lhe um dia a Lúcia. «Vou a amar muito a Jesus, o Imaculado Coração de Maria, pedir muito por ti, pelos pecadores, pelo Santo Padre, pelos meus pais e irmãos e por todas essas pessoas que me têm pedido para pedir por elas». No dia em que foi para Lisboa, permaneceu muito tempo agarrada ao pescoço da Lúcia, e dizia chorando: «Reza muito por mim até que eu vá para o Céu. Depois lá eu peço muito por ti. Não digas nunca o segredo a ninguém, ainda que te matem. Ama muito a Jesus e o Imaculado Coração de Maria e faz muitos sacrifícios pelos pecadores».

- Oração de todos os dias

Pai Celeste, dou-Vos graças por terdes escolhido Nossa Senhora do Rosário de Fátima para trazer ao mundo a vossa mensagem de paz, de conversão e de oração reparadora pelos pecados de todos os homens; e por terdes concedido aos Santos Francisco e Jacinta Marto uma grande Fé, docilidade e fortaleza para a transmitirem com o seu exemplo, apesar das ameaças e dificuldades. Concedei-me a graça de aceitar sempre com docilidade aquela que for a vossa santa vontade; ajudai-me a ser capaz de amar o próximo, rezar e receber Jesus na Santa Missa com espírito de reparação; e por intercessão da vossa Mãe Santíssima e dos bem-aventurados Pastorinhos de Fátima, concedei-me a graça que vos peço nesta novena (mencionar a graça). Amem.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

- Ladainha dos Santos Francisco e Jacinta Marto

Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.


Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
Nossa Senhora das Dores,
Nossa Senhora do Carmo,
Virgem dos Pastorinhos,
São Francisco Marto,
Santa Jacinta Marto,
Crianças chamadas por Jesus Cristo,
Crianças chamadas a contemplar a Deus no Céu,
Pequeninos a quem o Pai revela os mistérios do Reino,
Pequeninos privilegiados do Pai,
Louvor perfeito das maravilhas de Deus,
Imagens do abandono filial, como crianças ao colo da mãe
Vítimas de reparação em benefício do Corpo de Cristo,
Confidentes do Anjo da Paz,
Custódios, como o Anjo da Pátria,
Adoradores com o Anjo da Eucaristia,
Videntes da Mulher revestida com o Sol,
Videntes da Luz que é Deus,
Filhos prediletos da Virgem Mãe,
Ouvidos atentos à solicitude materna da Virgem Maria,
Advogados da Mensagem da Senhora mais brilhante que o Sol,
Arautos da palavra da Mãe de Deus,
Profetas do triunfo do Coração Imaculado de Maria,
Cumpridores dos desígnios do Altíssimo,
Fiéis depositários da Mensagem,
Emissários da Senhora do Rosário,
Missionários dos pedidos de Maria,
Portadores dos apelos do Céu,
Zeladores do Vigário de Cristo,
Confessores da vida heroica na verdade,
Consoladores de Jesus Cristo,
Exemplos da caridade cristã,
Servos dos doentes e dos pobres,
Reparadores das ofensas dos pecadores,
Amigos dos homens junto do trono da Virgem Maria,
Lírios de candura a exalar santidade,
Pérolas brilhantes a resplandecer beatitude,
Serafins de amor aos pés do Senhor,
Oblações a Deus para suportar os sofrimentos em ato de reparação,
Exemplo admirável na partilha com os pobres,
Exemplo incansável no sacrifício pela conversão dos pecadores,
Exemplo de fortaleza nos tempos da adversidade,
Enamorados de Deus em Jesus,
Pastorinhos que nos guiais ao Cordeiro,
Discípulos da escola de Maria,
Interpeladores da humanidade,
Frutos da árvore da santidade,
Dom para a Igreja Universal,
Sinal divino para o Povo de Deus,
Testemunhas da graça divina,
Estímulo à vivência do batismo,
Experiência da presença amorosa de Deus,
Eloquentes na intimidade de Deus,
Intercessores, junto de Deus, pelos pecadores,
Construtores da Civilização do Amor e da Paz,
Lâmpadas a alumiar a humanidade,
Luzes amigas a iluminar as multidões,
Luzeiros a refulgir no caminho da humanidade,
Chamas ardentes nas horas sombrias e inquietas,
Candeias que Deus acendeu,

rogai por nós

Cristo, ouvi-nos. Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos. Cristo, atendei-nos.

- Oração Conclusiva

Deus de infinita bondade,
que amais a inocência e exaltais os humildes,
concedei, pela intercessão da Imaculada Mãe do vosso Filho,
que, à imitação dos bem-aventurados Francisco e Jacinta,
Vos sirvamos na simplicidade de coração
para podermos entrar no reino dos Céus.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Amem.