Basílica dos Mártires
Situada no Chiado, bem no coração de Lisboa, esta igreja é reconhecida pelo Reitor do Santuário de Santa Filomena como "principal e oficial lugar de culto a Santa Filomena em Portugal", sendo o seu Pároco, Cónego Armando Duarte, o Diretor Espiritual da Arquiconfraria Universal no nosso país.
Aqui, no segundo sábadode cada mês é celebrada missa em honra de Santa Filomena e também têm lugar anualmente as festividades de 10 de agosto, ocasião em que a linda imgem existente é solenemente exposta em lugar de destaque, magnificamente decorado, ficando assim mais acessível aos seus devotos que então aqui se deslocam para prestar homenagem à santa da sua devoção.
Durante a missa que nessa data se celebra é exposta uma santa relíquia da Virgem Mártir, oferta de Don Giovanni Braschi, Reitor do Santuário de Santa Filomena em Mugnano, Itália, aquando da sua vinda a Portugal.
Fora dessa data a imagem encontra-se exposta na altar do lado da Epístola, dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
Fabricada em França, encontra-se nesta Igreja desde 1927 e sobre ela escreveu o Padre Paul H. O'Sullivan no seu livro Santa Filomena a Grande Milagrosa: "O Reverendíssimo Padre Prior da Igreja dos Mártires, Lisboa, inaugurou solenemente a devoção a Santa Filomena na sua Igreja. «Desde aquele dia» declarou-nos este Reverendíssimo Sacerdote, «não me falta nada»".
O património filomeniano desta magnífica igreja foi ultimamante enriquecido com dois novos artigos: uma bela escultura/imagem da jovem santa, oferta de uma paroquiana que a recuperou na sua terra natal e mandou restaurar e ainda um lindíssimo estandarte com que o Cónego Armando Duarte surpreendeu, de um modo emocionante, os seus paroquinanos; apresenta na face uma bela pintura da princesa celestial e, no verso, os dizeres "Arquiconfraria Universal de Santa Filomena".
Um grande bem-haja a ambos pela sua manifesta generosidade.
Igreja do Santíssimo Sacramento
Situada numa das mais nobres zonas da cidade de Lisboa, na Calçada do Sacramento entre a Rua Garret e o Largo do Carmo, foi edificada entre 1671 e 1685 em substituição da capela provisória que ali existia. Sofreu grandes danos provocados pelo sismo de 1755 sobretudo a nível das torres sineiras e do teto que desabaram. Aproveitando as espessas paredes que resistiram, foi recuperada com obras que se estenderam entre 1772 e 1807. Atualmente integra a Paróquia doa Mártires.
A imagem de Santa Filomena, oferta dos herdeiros de D. Maria Cristina Marques Méren (1919-2008) grande devota da santa, encontra-se no altar lateral do lado do Evangelho, junto do arco da capela-mor.
A Igreja possui ainda outra imagem que se encontra atualmente retirada na sacristia.
Foto da Igreja: http://www.cm-lisboa.pt/
Igreja de São Nicolau
Fica esta igreja em plena baixa pombalina, na rua da Vitória entre a rua da Prata e a dos Douradores.
No seu interior, logo à entrada, no primeiro altar do lado do Evangelho, dedicado a Santo Agostinho e ao lado de Santo Expedito, encontramos uma linda imagem de Santa Filomena em cuja presença ardem em permanência as velas que os seus devotos, que diariamente ali se deslocam, acendem como testemunho da sua devoção.
Com bancos disponíveis aos pés do altar, é o lugar ideal para uma pausa no dia a dia, onde se pode ajoelhar para lhe rezar ou simplesmente permanecer sentado descontraidamente na presença de tão confortante companhia.
Igreja do Corpo Santo
Situada na Travessa do Corpo Santo, próximo do rio Tejo, entre a Estação do Cais do Sodré e a Praça do Município, é a igreja mais icónica de Santa Filomena em Portugal pois aqui se inicou a sua devoção neste país e durante muitos anos foi o seu principal centro de divulgação.
Para isso muito contribuiram os missionários da ordem dos Dominicanos Irlandeses do Corpo Santo que aí tinham a sua sede, através de muitas e valiosas iniciativas em favor do conhecimento da vida e obra da jovem Mátir.
De entre eles há a realçar o padre Paul H. O'Sullivan, autor do livro "Saint Philomena, the Wonder-Worker" publicado em imensos países, entre os quais Portugal, aqui, e nos países de expressão portuguesa, com o título de "Santa Filomena a Grande Milagrosa".
"Ainda jovem, este sacerdote desenvolveu a devoção a Santa Filomena através da leitura da vida do Santo Cura d'Ars. Para além de ter escrito sobre a vida da Santa, foi frequentes vezes em peregrinação a Mugnano e teve a iniciativa de erigir uma imagem não só no Corpo Santo mas em muitas outras igrejas. No dia 11 de cada mês reunia os devotos na igreja do Corpo Santo para a missa e durante o sermão, costumava ler uma relação das graças concedidas por sua intercessão desde a última reunião.
Muitas desses graças eram de facto notáveis e diversas vezes testemunhou publicamente que várias curas milagrosas tinham sido concedidas."[1]
Sobre esta igreja recolhemos da Revista Municipal, Publicação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, Ano XX - Número 83 - 4º Trimestre de 1959,o seguinte texto:
Num nicho correspondente ao do lado da Epístola está a imagem de Santa Filomena, de muita devoção nesta igreja. Por baixo do nicho está uma lápida com a seguinte inscrição:
SANTA FILOMENA V. M.
A DEVOÇÃO A SANTA FILOMENA FOI ESTABELECIDA NA IGREJA
DO CORPO SANTO EM 1908.
DESDE ENTÃO ESTA GRANDE SANTA NÃO CESSOU DE CONCEDER
FAVORES E GRAÇAS A TODOS QUE RECORREM A ELA.
CURA OS DOENTES, CONSOLA OS AFLITOS E OPERA MARAVILHAS
DE TODO O GÉNERO.
EM 1909, POR UM PRODÍGIO DO SEU PODER, SALVOU ESTA IGREJA
DE COMPLETA RUINA.
DAQUI SE ESPALHOU A DEVOÇÃO À SANTA POR TODA A PARTE
DE PORTUGAL E COLÓNIAS E POR MUITOS PAÍSES ESTRANGEIROS.
OS DEVOTOS DA SANTA, PROFUNDAMENTE RECONHECIDOS,
OFERECEM-LHE O PREITO DA SUA GRATIDÃO E PÕEM NELA PARA
SEMPRE A SUA INTEIRA CONFIANÇA.
LOUVADA SEJA SANTA FILOMENA.
O caso sucedido em 1909 a que se refere a lápida, foi a colocação de uma bomba de dinamite próximo da imagem da Santa e que não chegou a deflagrar devido à rápida intervençao de algumas pessoas que assistiam ao culto. A sua potência era tão grande que, na sua explosão, deitaria a terra o edifício, segundo então se afirmou.
Atualmente esta mesma imagem encontra-se logo à entrada da igreja, num recanto do lado da Epístola.
[1]The Life of Fr. Paul O'Sullivan, O.P. através de
http://www.qsl.net/kf7dwb/frpaul_sullivan.html
Igreja de Santa Catarina
Situada na Calçada do Combro, às portas do Bairro Alto, entre o Largo de Camões e a Calçada da Estrela, é "uma das mais monumentais igrejas da cidade. O interior sumptuoso é das obras artísticas mais impressionantes de Lisboa..." [2]
Nesta Igreja encontramos uma imagem de Santa Filomena, lindíssima e perante a qual não podemos deixar de comover-nos tal é a beleza da obra e profundo o seu significado.
Aqui têm tido lugar as cerimónias de 25 de maio, quando se comemora a abertura do túmulo de Santa Filomena, altura em que a igreja se torna pequena para albergar todos os devotos que ali se deslocam.
No fim desta cerimónia é dada a beijar uma santa relíquia da Virgem Mártir, oferta de Don Giovanni Braschi, Reitor do Santuário de Santa Filomena em Mugnano, Itália, aquando da sua vinda a Portugal.
[2]The 10 Most Beautiful Churches in Lisbon | As 10 Mais Belas Igrejas de Lisboa http://www.lisbonlux.com/lisbon/igreja-de-santa-catarina.html
Igreja de Nossa Senhora da Encarnação
"A bonita Igreja da Encarnação está situada em pleno coração de Lisboa, no requintado e mítico Largo do Chiado, em frente à famosa Igreja de Nossa Senhora do Loreto."
A imagem de Santa Filomena esteve presente na Igreja num altar a ela dedicado, do lado da Epístola, pelo menos até ao ano de 2008, encontrando-se atualmente nas traseiras do altar mor, no corredor de acesso à sacristia.
Fonte: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-igreja-da-encarnacao-17800
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha
Entre a Sé Catedral e o Rio Tejo, fica esta igreja localizada na Rua da Alfândega, a meio caminho entre a Praça do Comércio (vulgo Terreiro do Paço) e a Praça das Cebolas.
A sua curiosa denominação provém do facto de ter sido construida e mais tarde reconstruida, na baixa de Lisboa, uma nova Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que, entretanto, hoje já não existe.
Encontramos no seu interior uma bela e comovente imagem jacente de Santa Filomena.
As inúmeras placas de agradecimentos ou pedidos de graças na urna que a encerra, atestam, em mais um lugar, a imensa devoção do povo português por Santa Filomena.
Igreja de Santiago
"Esta Igreja localiza-se entre o Castelo de São Jorge e o Miradouro de Santa Luzia.
A sua fundação data do século XII, possivelmente dos primeiros tempos da nacionalidade. Foi muito alterada ao longo dos tempos, nomeadamente entre os séculos XVI e XVIII, e quase totalmente reconstruída após o terramoto de 1755
Do lado da Epístola encontra-se um camarim envidraçado com a imagem de Santa Filomena (século XVIII)."
Fontes: http://www.patrimoniocultural.gov.pt, https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santiago_(Lisboa)
Igreja de São João de Deus
Esta igreja, inaugurada em 1953, fica situada na Praça de Londres, entre a Alameda e o início da Avenida de Roma.
A escultura/imagem de Santa Filomena encontra-se colocada sobre uma mísula na nave do lado direito, ou seja, a que dá para o edifício do Ministério do Trabalho.