Santa Filomena em Portugal

Lugares de Culto

banner homepage_icon

Distrito de Castelo Branco

Sé Catedral de Castelo Branco

Com a criação, nos finais do século XVIII, da Diocese de Castelo Branco foi a bela igreja de São Miguel, que já era a Igreja Matriz da cidade, elevada à categoria de Sé Catedral.
Esta Igreja terá sido construída no século XIII ou XIV e tem como principal caraterística a sua monumentalidade bem patente sobretudo quando observada do interior.
Está considerada como Imóvel de Interesse Público desde 1978 e tem em fase de conclusão o processo de classificação como Monumento Nacional, o que deverá acontecer muito brevemente.
Numa das salas que ladeiam a nave principal, denominada como “Sacristia Grande” está instalado o Núcleo Museológico, onde se encontra uma linda imagem de Santa Filomena.


Fotografias: da imagem de Santa Filomena, RTP programa Eixo Norte Sul emitido a 16-3-2018; da igreja: http://www.patrimoniocultural.gov.pt

Capela de Santa Filomena, Fojo da Serra

A aldeia de Fojo da Serra fica na freguesia do Troviscal, concelho da Sertã. Em 2017 foi candidata ao concurso “7 Maravilhas de Portugal" na Categoria de "Aldeias Remotas".
"A capela de Santa Filomena foi inaugurada a 23 de outubro de 1949. O templo, de reduzidas dimensões, resultou da iniciativa de uma comissão presidida pelo Sr. Manuel Esteves Júnior.
Em 1991, e devido ao estado de ruína em que se encontrava, foi recuperada pela população local, com a colaboração da Câmara Municipal da Sertã." [1]
Num comentário postado a 10 de dezembro de 2018, um seguidor da página do facebook de Fojo da Serra, refere-se a Santa Filomena como "a nossa protetora", o que demonstra a devoção local à jovem Santa.


[1] Lopes, R. (2013, p 354). História da Sertã. Sertã: Câmara Municipal da Sertã.

Textos e fotografias gentilmente cedidas pelos Serviços de Arquivo Municipal da Câmara Municipal da Sertã, cuja cortesia muito agradecemos.