Convento de Nossa Senhora da Conceição, Almodôvar
Nas instalações deste antigo convento funcionam atualmente os serviços do "Fórum Cultural de Almodôvar" iniciativa da Autarquia local que meritoriamente resgatou o edifício de uma provável ruina, tal o estado de degradação em que se encontrava, para ali criar um notável espaço de lazer e arte.
Recuando no tempo, sabe-se que neste local existiu desde o século XVII uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição que mais tarde foi ampliada dando lugar ao Convento, pertencente à Ordem Terceira de S. Francisco.
No século XIX, na sequência da extinção das ordens religiosas, foi o Convento encerrado passando os seus bens para posse do Estado. Seguiu-se um período de utilização do espaço por diversos organismos públicos e particulares enquanto simultaneamente se verificava uma grave degradação do edifício que quase o levaria ao colapso.
Perante este facto, em boa hora e numa atitude louvável, decidiram os autarcas de Almodôvar intervir numa atitude positiva não só recuperando as instalações como ainda adaptando-as para melhor disponibilidade a bem das populações, decorria o ano de 2013.
Um belo exemplo a seguir por outras Autarquias, assim lhes sejam dadas as condições para tal.
Este Convento está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.
A parte da Igreja continua cedida à Paróquia local, sendo seu orago Santo Ildefonso cuja festa litúrgica se celebra no dia 23 de janeiro.
Uma linda escultura/imagem de Santa Filomena encontra-se no altar frontal do lado da Epístola. Possa a jovem Princesa continuar a proteger o bom povo alentejano.
Fontes: texto: www.patrimoniocultural.gov.pt, www.cm-almodovar.pt
Fotos da imagem de Santa Filomena, gentilmente cedidas pelos serviços de Turismo da Câmara Municipal de Almodôvar, com os nossos agradecimentos, de um modo especial, pela sua simpatia e disponibilidade, à Sra. Dra. Felisbela Guerreiro, responsável pelo Património Histórico e Museulógico do Concelho de Almodôvar.
Foto da igreja: website oficial da Câmara Municipal de Almodôvar, com a devida vénia.
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Castro Verde
A enriquecer este site e contribuindo para o seu objetivo principal "divulgar, quanto possível, tudo quanto se refira a Santa Filomena em Portugal", recebemos do Sr. Dr. José Miguel Costa, o texto que publicamos abaixo, com um grande bem-haja pela preciosa colaboração, ao dar a conhecer aos devotos da Grande Milagrosa, mais um local onde ela é devidamente venerada.
«DEVOÇÃO A SANTA FILOMENA NAS PARÓQUIAS DE CASTRO VERDE
Foi no passado mês de agosto que se deu início à devoção a Santa Filomena nas Paróquias de Castro Verde. A sua lindíssima imagem já existia na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na vila de Castro Verde, mas não se encontrava à veneração, estando abandonada. Foi graças ao Pe. Luís Miguel Taborda Fernandes, nosso pároco, que a imagem foi recuperada, arranjada e que voltou a ser colocada à veneração pública, tendo sido inserida no altar lateral direito de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Foi realizada uma novena em honra de Santa Filomena, em que se deu a conhecer a sua vida, os Santos que lhe tiveram devoção, o seu cordão que é utilizado por vários devotos, o óleo proveniente do seu Santuário de Mugnano e também os muitos milagres que concedeu: sendo que, também nas nossas Paróquias nos alcançou de Deus a salvação de um casamento que estava prestes a diluir-se.
Não há palavras para descrever as graças que Santa Filomena concedeu (e continua a conceder) a este concelho da Diocese de Beja, bem como o amor que este povo alentejano já sente por ela.
Recentemente, no dia 24 de Março, um dia antes da Solenidade da Anunciação, a imagem de Santa Filomena regressou ao seu altar, após dois meses de restauro. Tratou-se de um belo presente de Deus que deixou todos os devotos da Celestial Princesa emocionados e ainda mais fervorosos na veneração que doravante lhe terão ainda mais afincada nestas terras do Campo Branco.
Certos de que continuaremos a contar com a sua poderosa intercessão, mostramos a nossa disponibilidade, também, para promover e divulgar a devoção à nossa “Princesinha do Céu”, deixando uma palavra de apreço para o nosso pároco por nos ter dado a conhecer a Gloriosa Virgem e Mártir Filomena, esperando que a mesma lance o seu olhar benigno pelas paróquias do nosso concelho.
José Miguel Costa»
Fontes: texto e foto da imagem de Santa Filomena: José Miguel Costa.
Fotos: da igreja by Mário Henriques, do altar de Nossa Senhora by Sergio Cavallaro, ambas in GoogleMaps, com a devida vénia.