10 de agosto
Basílica dos Márties, Lisboa
Festa de Santa Filomena
Cumprindo a tradição, tiveram lugar mais uma vez na Basílica dos Mártires em Lisboa as comemorações da Festa de Santa Filomena, com a celebração do seu martírio e da transladação dos seus sacros restos mortais.
A novena em honra da Santa, rezada de 1 a 9 de agosto, precedeu as cerimónias do dia 10 que tiveram início às 16h30, com recitação do terço e da Coroinha de Santa Filomena.
Às 17h00 houve lugar à Santa Missa em honra da virgem mártir celebrada pelo Rev. Cónego Armando Duarte, prior das Paróquias do Chiado.
Ponto alto desta missa foi a homilia, em que, com a sua reconhecida eloquência, o Rev. Cónego Armando recordou a meritória ação do Padre Louis Petit que, em França, deu início à devoção organizada em torno de Santa Filomena, que viria a culminar com o crescimento da sua obra até à consagração da Arquiconfraria Universal de Santa Filomena. E essa devoção é exatamente isso: UNIVERSAL e não restrita apenas um só local.
A cerimónia terminou com a assembleia a entoar o Hino de Santa Filomena, enquanto os devotos desfilavam para uma veneração à relíquia de Santa Filomena, oferta à Basílica por parte do anterior Reitor do Santuário em Itália, Don Giovanni Braschi.
O texto desta homilia está disponível aqui.
Toda esta cerimónia pode ser revista no
Facebook.