27 de maio: Igreja de Santa Catarina, Lisboa
Celebração do reencontro do corpo de Santa Filomena
Foi a 25 de Maio de 1802, nas catacumbas de Priscilla, Roma, que o túmulo de Santa Filomena foi descoberto e reconhecido como sendo de um Santo Mártir.
Todos os anos a data é celebrada na igreja de Santa Catarina, em Lisboa, no Domingo imediatamente a seguir a este dia.
No passado Domingo, dia 27 de Maio, o padre e pároco desta igreja, D. Pedro Boto, presidiu às Celebrações Eucarísticas em honra de Santa Filomena conjugando e dissertando, de forma única, sobre a Princesa Celestial e o Mistério da Santíssima Trindade que se celebrou no mesmo Domingo. A homilia eloquente de D. Pedro Boto prendeu-nos por alguns minutos às palavras do Evangelho e à vida de Santa Filomena.
A imagem jacente de Santa Filomena estava exposta destacadamente na base do Altar-mor, ladeada por flores vermelhas e brancas (símbolos do Martírio e da Pureza) magnífica e intencionalmente misturadas.
Foi também no mesmo ambiente de Paz, Serenidade e Fé que, após a Santa Missa, D. Pedro Boto deu a beijar a Relíquia Ex-indumentária da Princesa Celestial, oferecida há anos pelo Santuário de Santa Filomena (Mugnano del Cardinale, Itália) onde repousam os seus Restos Mortais.
Convidamo-lo/a desde já, a participar nestas Celebrações Eucarísticas no Domingo dia 26 de Maio de 2019, às 10 horas, na igreja de Santa Catarina (Calçada do Combro, Lisboa). Por certo, vai ficar deslumbrado/a ao visitar uma das mais belas e imponentes igrejas de Lisboa, cuidadosamente restaurada em 2005 com a chancela do pároco, D. Pedro Boto.
A Princesa Celestial Filomena ficará feliz com a sua presença.
15 de julho: Aldeia de Netos, Figueira da Foz
Festas em Honra da Divina Misericórdia e Santa Filomena
A aldeia de Netos situa-se numa região onde a devoção a Santa Filomena é bastante profunda sendo a construção da capela dedicada à sua Padroeira uma evidência desse facto.
Mais uma vez se realizaram as festas anuais dedicadas à Divina Misericórdia e Santa Filomena, com missa às 11H00 seguindo-se a procissão com os andores de Cristo da Misericórdia, Nossa Senhora da Rosário de Fátima, Santa Filomena e Nossa Senhora das Dores cerimónias dirigidas pelo Sr. Padre Nuno Fileno, em que marcaram presença massiva os residentes bem como os inúmeros visitantes que aqui se deslocaram.
Fotografias gentilmente cedidas pela Associação de Moradores de Netos e Queridas, com os nossos melhores agradecimentos
De 3 a 6 de agosto: Casal do Lobo, Coimbra
Festas em Honra de Santa Filomena e S. Francisco de Assis
Foto do cartaz obtida na página do facebook da Comissão de Festas de Casal do Lobo 2018, com a devida vénia.
10 de agosto: Basílica dos Mártires, Lisboa
Festa de Santa Filomena
Neste dia, mais uma vez a família Filomeniana da área de Lisboa se juntou na Basílica dos Mártires para as comemorações da festa da Santa da sua devoção.
As cerimónias, dirigidas pelo Rev. Cónego Armando Duarte, tiveram início às 17H30, com orações diversas, como o Terço ou Coroinha de Santa Filomena, a sua Ladainha, o Terço comum, terminando com a Bênção do Santíssimo.
Seguiu-se a missa solenizada culminando com o emocionante Hino de Santa Filomena entoado em coro, enquanto era dada a beijar aos fiéis presentes a relíquia da jovem Santa.
"Virgem Mártir, Celeste Princesa, Terna Esposa de Cristo Jesus"
Apesar de ser dia de semana, os devotos de Santa Filomena compareceram a homenagear a sua jovem Santa.
Cónego Armando Duarte, Prior da Paróquia dos Mártires, presidiu às cerimónias.
David Ruela, com a sua magnífica voz de barítono, entuou os cânticos e regeu o coro.
Teresa Fonseca, organista titular da Basílica Dos Mártires, preencheu virtuosamente a igreja e os nossos corações com as sonoridades do excelente órgão da Basílica.
Veja o vídeo com o Hino de Santa Filomena:
10 de agosto: Covões, Cantanhede
Missa Solene em Honra de Santa Filomena na Igreja Matriz
Horário das Cerimónias presididas pelo Prior, Rev. P. Henrique Maçarico:
- 14h00: Exposição Solene do Santíssimo Sacramento,
Recitação do Tercinho de Santa Filomena e sua Ladainha,
Consagração e Bênção do Santíssimo.
- 14h30: Santa Missa. Unção com o Óleo de Santa Filomena.
12 e 13 de agosto: Moura da Serra, Coimbra
Festejos em Honra ao Divino Espírito Santo
(Missa em honra de Santa Filomena no dia 13, 2ª feira)
Moura da Serra é uma aldeia do concelho de Arganil no Distrito de Coimbra, onde também a devoção a Santa Filomena é bastante divulgada e profunda.
A construção da capela dedicada à Princesa Celestial data de 1927 tendo sido a sua escultura/imagem aquirida ainda antes.
Aqui, nas festas anuais em honra do Divino Espírito Santo, Orago da Paróquia, tem Santa Filomena uma participação bastante significativa.
Cumprindo a tradição, o dia de domingo começa com uma ida dos homens da terra e visitantes, acompanhados pela banda, à Capela de Santa Filomena de onde trazem para a Igraja Matriz o andor da jovem Santa magnificamente enfeitado pelas gentes da terra. Segue-se a missa solene e logo após, a procissão em que o referido andor se integra.
Na segunda-feira seguinte tem lugar, na Capela de Santa Filomena, uma missa em ambiente campal que assim tem de ser devido ao facto de as dimensões da capela serem exíguas para o grande números de fiéis que aqui afluem a demonstar a sua devoção. Segue-se um leilão dos bens oferecidos pela população cuja receita reverte a favor das obras e beneficiações da capela.
Reportagem fotográfica de Susana Quaresma
Domingo 12 de agosto, Missa Solene e Procissão
Segunda-feira dia 13, Missa em Honra de Santa Filomena
A nossa profunda gratidão à Sra. D. Susana Quaresma pela disponibilidade e generosidade na partilha desta magnífica e completa reportagem fotográfica. O nosso profundo bem-haja.
17, 18 e 19 de agosto: Paróquia do Mosteiro
Ilha das Flores, Açores
Festa de Santa Filomena
Estas festas realizam-se, como é tradição, na Igreja da Santíssima Trindade, matriz da Paróquia de Mosteiro.
Serão celebrantes, na sexta-feira e no sábado, o Rev Pe. Pedro Aguiar e, no domingo, o Rev. Cónego Ricardo Henriques.
Foto do cartaz obtida na página do facebook da Ouvidoria das Flores, com a devida vénia.
26 de agosto: Paróquia de Norte Pequeno
Ilha de São Jorge, Açores
Festa em Honra de Santa Filomena
Esta festa realiza-se na Ermida de Santa Filomena na Fajã da Penedia, com missa solene às 11H00, celebrada pelo Prior Rev. Pe Manuel António dos Santos, ouvidor (vigário) da Ilha de Saõ Jorge, seguida da procissão.
Após estas cerimónias religiosas serão servidas as tradicionais e típicas "Sopas do Espírito Santo".