Santa Filomena em Portugal

TRÍDUO AOS ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL

Festa canónica a 29 de setembro

banner images/symbols/printer.png

TRÍDUO AOS ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL

Festa canónica a 29 de setembro

/

Rezar em cada um dos três dias do Tríduo (26, 27 e 28 de setembro)

Pelo sinal ✞ da Santa Cruz, livre-nos Deus ✞ nosso Senhor, dos nossos ✞ inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso Amor.
V/. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

Ato de Contrição

Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me. Amem.

Oração inicial

Deus todo-poderoso e eterno, bendito e louvado sejais por toda a eternidade! Que todos os anjos e todos os homens, por Vós criados, Vos adorem, Vos amem e Vos sirvam, ó Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal!
E vós, Virgem Maria, Rainha dos Anjos, aceitai benignamente as súplicas que Vos dirigimos através dos vossos servos, os arcanjos e os anjos, e apresentai-as junto do trono do Altíssimo, vós que sois onipotência suplicante e medianeira de todas as graças, a fim de obtermos salvação e auxílio. Amem.

Oração aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

São Miguel Arcanjo, vós sois o Príncipe das milícias celestiais, o vencedor do dragão infernal; vós recebestes de Deus a força e o poder para aniquilar o orgulho dos poderes das trevas. Nós vos imploramos: suscitai em nós a verdadeira humildade do coração, uma fidelidade inquebrantável no cumprimento da vontade de Deus, perseverança no sofrimento e fortaleza nas tribulações. Assisti-nos diante do tribunal de Deus.


São Gabriel Arcanjo, vós sois o Anjo da Encarnação, o mensageiro fiel de Deus. Abri os nossos ouvidos para captarmos até os mínimos sinais e chamamentos do Coração amorosíssimo de Nosso Senhor. Permanecei sempre ao nosso lado e ajudai-nos a compreender corretamente a Palavra de Deus, para a ela obedecermos e assim ao plano que Deus tem para nós. Tornai-nos vigilantes na espera do Senhor, para que não nos encontre adormecidos quando vier ao nosso encontro.


São Rafael Arcanjo, vós sois o Mensageiro do amor de Deus. Nós vos imploramos: inflamai o nosso coração do amor ardente por Deus e não deixeis que essa ferida jamais sare, para que assim permaneçamos no caminho do amor em cada dia da nossa vida, e, na força desse amor, ultrapassemos todos os obstáculos que surjam.


Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, nossos irmãos maiores, servos, como nós, de Deus: Protegei-nos de nós mesmos, da nossa covardia e tibieza, do nosso egoísmo e avareza, da nossa inveja e desconfiança, da nossa autossuficiência e comodidade, do nosso desejo de vanglória. Libertai-nos dos laços do pecado e das amarras do mundo.

Desamarrai a venda que nós mesmos atámos em volta de nossos olhos, a fim de não vermos a miséria que nos rodeia, tentando viver fechados em nós próprios, comodamente instalados no nosso egoísmo.

Cravai nos nossos corações o aguilhão da santa inquietação de Deus, para que, cada vez mais decididamente, O procuremos com paixão, contrição e amor.

Aspergi sobre nós o Sangue que Nosso Senhor derramou por nós.

Lavai as nossas almas com as lágrimas que nossa Rainha verteu por nossa causa.

Reconstruí nas nossas vidas a imagem que Deus imprimiu em nós ao criar-nos por amor e que, por causa dos nossos pecados, está destroçada, borrada, deteriorada.

Ensinai-nos a reconhecer a Deus, a adorá-lO, a amá-lO e a servi-lO.

Ajudai-nos na luta contra os poderes das trevas que nos rodeiam e, traiçoeiramente, nos oprimem.

Cuidai de nós, para que nenhum de nós se perca e um dia, em júbilo, possamos nos reunir-nos a vós, santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael na felicidade eterna. Amem.


(Formulam-se agora as intenções do Tríduo…)


Pai Nosso, Ave Maria e Glória.


V/. São Miguel, lutai a nosso lado com os vossos anjos;

R/. Ajudai-nos e rogai por nós.

V/. São Gabriel, lutai a nosso lado com os vossos anjos;

R/. Ajudai-nos e rogai por nós.

V/. São Rafael, lutai a nosso lado com os vossos anjos;

R/. Ajudai-nos e rogai por nós.

Amem.

Coroa Angélica

Primeira Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial dos Serafins, para que o Senhor nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


Segunda Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial dos Querubins, para que o Senhor Jesus nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição cristã. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


Terceira Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial dos Tronos, para que Deus derrame em nossos corações o espírito de verdadeira e sincera humildade. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


Quarta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar os nossos sentidos e corrigir as nossas más paixões. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


Quinta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial das Potestades para que o Senhor Jesus se digne proteger as nossas almas contra as ciladas e as tentações de satanás e dos demónios. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


Sexta Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas nos livre de todo o mal. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


Sétima Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial dos Principados, para que o Senhor encha as nossas almas do espírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave-Marias.


Oitava Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória do Paraíso. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


Nona Saudação
Pela intercessão de São Miguel e do coro celestial de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal, para sermos conduzidos por eles à glória eterna do Céu. Amem.
Pai Nosso e 3 Ave Marias.


P.N. a São Miguel; P.N. a São Gabriel; P.N. a São Rafael
P.N. aos nossos Anjos da Guarda


Pai Nosso, Ave-Maria e Glória aos Anjos da Guarda das pessoas a quem tenhamos ofendido ou escandalizado.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate. Sede o nosso auxílio contra a malícia e ciladas do demónio. Instante e humildemente pedimos que Deus exerça sobre ele o Seu império. E vós, Príncipe da milícia celeste, com a graça do poder divino, lançai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amem

Sub Tuum Praesidium

À vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita! Amem.


V/. Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo;
R/. Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima!