Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner

2025-11-23

Solenidade de Cristo-Rei – Ano C 2025


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 23, 35-43)


Ideia principal: A “Festa de Cristo Rei” foi instituída pelo Papa Pio XI, com o intuito de propor ao mundo, saído I Guerra Mundial, o regresso a Cristo, o reconhecimento da Sua soberania de Cristo sobre a História.

- O relato evangélico é dominado pela famosa inscrição colocada ao cimo da Cruz, que declara Jesus como o “Rei dos Judeus”. Irónica aos olhos dos homens, descreve com precisão a situação de Jesus aos olhos de Deus: Ele é o Rei que, da Cruz, preside a um Reino de serviço, de amor, de entrega, de dom da própria vida; enviado pelo Pai para trazer, aos que aceitam a Sua realeza, uma nova era de prosperidade e de paz.

- “Salva-Te a Ti mesmo!”, é o desafio que lançam ao Crucificado: os chefes, que veem n’Ele um falso deus; os soldados, que O consideram um falso rei; um dos malfeitores crucificados com Ele, para quem não passa de um falso messias. Aos sarcásticos desafiadores da Cruz e do Crucificado, Jesus não dá qualquer resposta.

- O outro malfeitor, é o primeiro “teólogo” da Cruz. Não interroga a Cruz; deixa-se interrogar por ela. Jesus dirige-se a ele dizendo: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Comenta São João Crisóstomo (+407): “Este ladrão roubou o paraíso […]. Ele viu Jesus atormentado, e adorou-O como se estivesse na glória; viu-O pregado na Cruz, e suplicou-Lhe como se O estivesse num trono; viu-O condenado, e pediu-Lhe uma graça como se faz a um rei. Ó admirável malfeitor! Viste um homem crucificado, e proclamaste-O Deus!”.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Vem, Senhor Jesus! Ilumina com a Tua Luz, as trevas, as pregas e as pedras do meu coração empedernido. Perdão, meu Senhor e meu Rei! Salva-me. Justifica-me! Recria-me à Tua imagem. Destrói o “mau ladrão” que há em mim, sempre pronto a julgar e a trucidar o outro. O Teu trono é a Cruz; no Teu Reino a lei é o serviço, o amor, o dom da vida. Concede-me, Senhor Jesus, a cidadania no Teu Reino! Glória a Ti! Amem.


EVANGELHO – Lc 23,35-43


Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo:
«Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito».
Também os soldados troçavam d’Ele;
aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam:
«Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo».
Por cima d’Ele havia um letreiro: «Este é o Rei dos judeus».
Entretanto, um dos malfeitores
que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo:
«Não és Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também».
Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o:
«Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício?
Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más ações.
Mas Ele nada praticou de condenável».
E acrescentou: «Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza».
Jesus respondeu-lhe:
«Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso».




FotoDoRevConegoArmandoDuarte

Recados Anteriores