Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon

2024-04-28

5º Domingo de Páscoa – Ano B 2024


Leitura da Primeira Carta aos de São João (1 Jo 3, 18-24)


Ideia principal: Jesus é a fonte da Vida autêntica e os que d’Ele bebem essa Vida testemunham-na em gestos de amor: acreditam em Jesus e amam os irmãos como por Ele são amados.
- Continuamos a ter, como 2ª Leitura, respigos da 1ª Carta de João, dirigida aos cristãos das comunidades da Ásia Menor que tinham como referência a Igreja de Éfeso, assediados pelos hereges pré-gnósticos, que afirmavam residir na vida de comunhão com Deus o essencial da fé cristã, negligenciando o amor ao próximo (cf. 1 Jo 2,9). João vai em socorro dos cristãos, propondo-lhes uma síntese da fé verdadeira. Enumera vários sinais que dão credibilidade à comunhão com Deus: amar, não com palavras, mas com gestos concretos de amor. Obedecer ao que Deus manda, a saber: crer em Seu Filho Jesus e amar os irmãos.
- No comentário à Leitura do passado Domingo (1Jo 3,1-3), dizia: «Ser “filho de Deus” não é um título honorífico… é o que na realidade somos: amados por Deus; d’Ele recebemos a Vida nova». Por isso, nós temos uma absoluta confiança em Deus; daí que o autor sagrado a desperte em nós uma consoladora certeza: se amarmos realmente os nossos irmãos, não tenhamos medo das nossas misérias, nem temamos o pecado de que a nossa consciência nos possa acusar… Seja o que for aquilo de que a nossa consciência nos acuse, nós podemos ficar em paz, pois o amor de Deus é maior, isto é, supera toda a miséria humana.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Quantas vezes, me sinto indigno e longe de Ti, Senhor Deus! O coração e a consciência acusam-me por não conseguir libertar-me de maus hábitos e de corrigir defeitos que persistem. Hoje, a Tua Palavra me consola e devolve a Paz: sempre atendes a oração daquele que cumpre os Teus mandamentos… que acredita em Jesus e ama os irmãos. O teu amor é maior que as minhas misérias! Dou-te graças, Senhor! Amem.


LEITURA II – 1 João 3,18-24


Meus filhos,
não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade.
Deste modo saberemos que somos da verdade
e tranquilizaremos o nosso coração diante de Deus;
porque, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior que o nosso coração
e conhece todas as coisas.
Caríssimos, se o coração não nos acusa, tenhamos confiança diante de Deus
e receberemos d’Ele tudo o que Lhe pedirmos,
porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe é agradável.
É este o seu mandamento:
acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo,
e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou.
Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele.
E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu.