Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon

2020-10-25

XXX Domingo do Tempo Comum – Ano A


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses (1 Tes 1,5c-10)


Ideia principal: Os Tessalonicenses aprenderam a percorrer o caminho do amor e da entrega; por isso se tornaram semente, no mundo grego, de uma imensa família de irmãos, congregada em torno do Evangelho.
- Paulo continua a sua ação de graças ao “Pai”, ao Filho, “o Senhor Jesus” e ao “Espírito Santo”… Ao Evangelho pregado por ele próprio, por Silas e por Timóteo – pregação a que as suas vidas irrepreensíveis deram credibilidade – os tessalonicenses corresponderam, tornando-se seus imitadores; partilhando o seu exemplo de vida e, nas adversidades, a sua firmeza e coragem, levaram o Evangelho a toda a Grécia.
- Atos 17, 5-9, referem “as muitas tribulações”… a oposição dos judeus ao anúncio do Evangelho. Os apóstolos e aqueles que os apoiam, são acusados, junto das autoridades da cidade, de traição a César, “pois afirmam que há outro rei, Jesus”. Jesus, os apóstolos e toda a Igreja – até aos nossos dias! – todos percorremos o mesmo caminho, iluminados pela Palavra, no meio da alegria e de muitas tribulações. A história prova que o Evangelho, se acolhido com alegria, contém em si um dinamismo de vida e salvação.
- Jesus, nos livrará da ira que há de vir”… Quando se refere a nós, a ira é uma paixão, um dos sete pecados capitais. Porém, quando na Sagrada Escritura a ira se refere a Deus, designa a Sua justiça punitiva. Jesus, pela Sua obra redentora, livrou-nos do merecido castigo divino.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Jesus misericordioso, que nos livraste do merecido castigo! O modo como os tessalonicenses continuaram, na Macedónia e na Acaia, a missão de Paulo, Timóteo e Silas, que por sua vez continuaram a Tua própria missão, despertou-me para esta solidariedade que a fé gera entre os que creem… pela fé, sou elo de uma longa cadeia que vem de Jesus! Jesus, perdão pelos “tiques” individualistas da minha pouca fé!!! Amem.


LEITURA II – 1 Tes 1,5c-10


Irmãos:
Vós sabeis como procedemos no meio de vós, para vosso bem.
Tornastes-vos imitadores nossos e do Senhor,
recebendo a palavra no meio de muitas tribulações,
com a alegria do Espírito Santo;
e assim vos tornastes exemplo
para todos os crentes da Macedónia e da Acaia.
Porque, partindo de vós, a palavra de Deus ressoou
não só na Macedónia e na Acaia,
mas em toda a parte se divulgou a vossa fé em Deus,
de modo que não precisamos de falar sobre ela.
De facto, são eles próprios que relatam
o acolhimento que tivemos junto de vós
e como dos ídolos vos convertestes a Deus,
para servir ao Deus vivo e verdadeiro
e esperar dos Céus o seu Filho,
a quem ressuscitou dos mortos:
Jesus, que nos livrará da ira que há de vir.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte