Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon

2020-10-18

XXIX Domingo do Tempo Comum – Ano A


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo
aos Tessalonicenses (1Tes 1,1-5b)


Ideia principal: A comunidade de Tessalónica vive ancorada numa fé ativa, numa caridade operante e numa esperança inabalável, por isso é credível o seu testemunho do Evangelho.
- Neste e nos próximos quatro domingo iremos escutar trechos 1ª Carta aos Tessalonicenses, o mais antigo escrito do NT. Tessalónica era, na altura, o mais importante porto marítimo da Macedónia, por onde se faziam as trocas comerciais, mas também entravam as ideias e os cultos de todo o Mediterrâneo. Estrabão descreve-a com uma “cidade populosa, despreocupada e aberta a todas as novidades, boas e más”.
- Tessalónica recebeu o nome da irmã de Alexandro Magno, casada com o general Cassandro, fundador da cidade. Paulo chegou lá por volta do ano 50, acompanhado de Silvano e Timóteo, companheiros da 2ª viagem. Três meses depois, tiveram de abandonar a cidade devido à hostilidade da diáspora judaica. Mas da sua evangelização, ainda que apressada, floresceu uma comunidade cristã numerosa e entusiasta.
- Teremos tempo, para aprofundar os ensinamentos desta Carta. Por hoje, fixemo-nos “eukharistéô”(“dar graças”) dos remetentes da carta… O motivo é a fidelidade dos tessalonicenses, traduzida em atitudes de conversão e de transformação; 20 anos apenas após o Acontecimento, São Paulo refere-se ao mistério central da nossa fé dirigindo a sua ação de graças ao “Pai”, ao Filho, “o Senhor Jesus” e ao “Espírito Santo”.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Senhor Jesus, que sois um só Deus com o Pai e o Espírito Santo! Nestes tempos de perseguição à Tua Igreja, só são notícia os escândalos, os dramas, as infidelidades que a maculam. Interpelado por esta ação de graças de Paulo, quero hoje dar-Te graças pelos testemunhos de fé, de amor e de esperança dos irmãos da minha comunidade, frutos fantásticos da graça santificante nas suas vidas. Bendito sejas, Senhor! Amem.


LEITURA II – 1 Tes 1,1-5b)


Irmãos:
Paulo, Silvano e Timóteo à Igreja dos Tessalonicenses,
que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo:
A graça e a paz estejam convosco.
Damos continuamente graças a Deus por todos vós,
ao fazermos menção de vós nas nossas orações.
Recordamos a atividade da vossa fé,
o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança
em Nosso Senhor Jesus Cristo,
na presença de Deus, nosso Pai.
Nós sabemos, irmãos amados por Deus,
como fostes escolhidos.
O nosso Evangelho não vos foi pregado somente com palavras,
mas também com obras poderosas,
com a ação do Espírito Santo.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte