Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner

2022-12-18

4º Domingo do Advento – Ano A 2022


Leitura do Livro de Isaías (Is 7,10-14)


Ideia principal: O Emanuel, “Deus-connosco”, é o tema da liturgia deste domingo. Isaías anuncia que Deus não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história…
- Em 734 a.C., aos 20 anos, Acaz, descendente de David, sobe ao trono de Judá. As tribos estão de novo divididas: 10 das tribos, formam o reino do Norte, ou Israel, com a capital em Samaria; as outras 2 tribos, formam o reino de Judá, cuja capital é em Jerusalém. Os reis da Síria e de Israel fizeram uma aliança para se libertarem do jugo assírio e pretendem que nela entre também o rei Acaz, que recusa. Por isso, Pecá e Razín, reis da Samaria e de Damasco, apostam em destroná-lo, para, em seu lugar, colocarem um rei que com eles alinhe contra Tiglat-Pileser, rei da Assíria, a quem o rei Acaz propõe uma aliança.
- O profeta Isaías, opõe-se à aliança pretendida por Acaz: a única segurança com que Judá deve contar é Jahwéh, nunca um rei estrangeiro. Isaías diz-lhe que peça a Deus um sinal que lhe assegure a continuidade da dinastia davídica em Judá. “Não porei o Senhor à prova”, argumenta Acaz, com hipócrita religiosidade.
- O profeta Isaías, dirigindo à casa de David, anuncia o sinal que, da parte de Deus, garanta que o trono se consolidará eternamente. Esse “sinal” é a “virgem que concebe” “um filho” que será chamado “Emanuel”. Uma profecia do ano 733 a.C., que ficou incompreensível até ser cumprida em Jesus, o Deus connosco.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Apesar dos iníquos propósitos dos reis de Samaria e Damasco, apesar da obstinação, e hipocrisia de Acaz, Tu, ó Deus fiel, reafirmas que jamais abandonarás o Teu povo, serás para sempre o “Deus-connosco”. Ó Emanuel, concede-me a graça de, ao contrário de Acaz, estar atento e saber ler os sinais da Tua presença, que semeias na estrada da minha vida para que percorra sempre o caminho que a Ti conduz. Amem.


LEITURA I – Is 7,10-14


Naqueles dias,
o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem:
«Pede um sinal ao Senhor teu Deus,
quer nas profundezas do abismo,
quer lá em cima nas alturas».
Acaz respondeu:
«Não pedirei, não porei o Senhor à prova».
Então Isaías disse:
«Escutai, casa de David:
Não vos basta que andeis a molestar os homens
para quererdes também molestar o meu Deus?
Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal:
a virgem conceberá e dará à luz um filho
e o seu nome será Emanuel».



FotoDoRevConegoArmandoDuarte