Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon
2019-12-22

DOMINGO IV DO ADVENTO – Ano A


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos (Rom 1, 1-7)

Ideia principal: Jesus é o “Deus-connosco”, trouxe aos homens uma proposta de salvação e de vida nova, que deve ser anunciada pelos que acreditam n’Ele e se assumem como Seus discípulos.
- A “Carta aos Romanos” foi escrita no final da terceira viagem missionária de Paulo, pelo ano 57 ou 58. Chegada a hora de evangelizar o ocidente, o olhar do apóstolo dirige-se agora para Roma e para a Península (cf. Rm 15,24). O texto que nos é hoje proposto é a saudação inicial da Carta. Tratando de uma comunidade que Paulo não fundou, começa por se apresentar e por definir a missão que Deus lhe confiou.
- Apresenta-se como apóstolo por chamamento divino, escolhido para anunciar o Evangelho e servo de Jesus. Três títulos… o de apóstolo, recebido diretamente de Cristo pra fundar, entre os pagãos, novas igrejas; o segundo, é o motivo de orgulho – foi escolhido para arauto da boa nova da Ressurreição de Cristo; “servo de Jesus Cristo”, porque amorosa e incondicionalmente ele pôs a sua vida ao serviço do Senhor.
- Paulo deixa claro, à partida, a sua fé na natureza humana do Filho de Deus - nascido da descendência de David, segundo a carne – e na Sua natureza divina - constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição. Note-se que não é a Ressurreição que tornou Jesus filho de Deus… Antes de ressuscitar já é chamado “Filho” e “Senhor”, títulos que expressam bem a fé na Sua natureza divina.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Ó Menino Jesus, nascido da descendência de David, constituído Filho de Deus pelo Espírito que santifica; o Teu poder manifestou-se na ressurreição – a “prova provada” Tua filiação divina. Tu és, Menino do presépio, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, o único Salvador! Jesus, que eu Te contemple na Tua luz, que as luzes do mundo não distorçam a minha fé nem o sentido da minha missão no mundo. Amem.


LEITURA II – Rom 1, 1-7


Paulo, servo de Jesus Cristo,
apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho
que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas
nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho,
nascido da descendência de David, segundo a carne,
mas, pelo Espírito que santifica,
constituído Filho de Deus em todo o seu poder
pela sua ressurreição de entre os mortos:
Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo,
a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé,
para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós,
chamados por Jesus Cristo.
A todos os que habitam em Roma,
amados por Deus e chamados a serem santos,
a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte