Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner

2021-12-12

Terceiro Domingo do Advento – Ano C 2021


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses
(Filip 4,4-7)


Ideia principal: No 1º e 2º domingos do Advento, a Palavra recordava que o cristão é chamado à esperança e à conversão do olhar. Neste domingo, o 3º, a Palavra lembra que o cristão é também chamado à alegria.
- Paulo, da prisão, em Éfeso, escreve aos filipenses agradecendo-lhes a ajuda que lhe enviaram por Apofrodito. Dá graças a Deus e agradece aos cristãos de Filipos a sua solicitude. Fala-lhes com o coração sobre a situação que vive devido a acusações falsas dos adversários. Seguem-se recomendações práticas, algumas delas contidas na leitura deste domingo. Começa por esta: vivam a vocação à alegria!
- Alegrai-vos… novamente vos digo: alegrai-vos! Será esta insistência no mesmo assunto um sinal de que da senilidade de São Paulo? Não é…Repetir as mesmas coisas não é uma característica de velhice, mas um sinal de que se é sábio. O sábio é sábio porque já viveu muito… Deixa os floreados e as banalidades para se fixar no essencial. A alegria, tal como a esperança e a conversão do olhar, é o essencial da vida cristã
- Naturalmente, a alegria cristã não tem a ver com o sucesso profissional, uma saúde perfeita, a bundância de bens materiais, a ausência de preocupações – como nós, Paulo e os filipenses também teriam preocupações… Tem a ver com esta certeza: o Senhor está próximo! Se esta certeza acompanhar sempre o cristão, ele se tornará afável, gentil e generoso para com todos e, além disso, experimentará a paz de Deus!


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Senhor Jesus, que mandaste aos Teus discípulos “Ide e anunciai”. Os filipenses, desde o primeiro dia, tomaram parte na causa do Evangelho, já que proposta de Jesus e a Sua salvação é para todos os povos da terra. Senhor, dá-me mais e mais o sentido da missão: faz de mim um discípulo missionário! Partilhe eu a ternura de Paulo por todos aqueles que anunciam o Evangelho da alegria. Amem.


LEITURA II – Filip 4,4-7


Irmãos:
Alegrai-vos sempre no Senhor.
Novamente vos digo: alegrai-vos.
Seja de todos conhecida a vossa bondade.
O Senhor está próximo.
Não vos inquieteis com coisa alguma;
mas em todas as circunstâncias,
apresentai os vossos pedidos diante de Deus,
com orações, súplicas e acções de graças.
E a paz de Deus, que está acima de toda a inteligência,
guardará os vossos corações e os vossos pensamentos
em Cristo Jesus.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte