Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon
2019-12-15

DOMINGO III DO ADVENTO – Ano A


Leitura da Epístola de São Tiago (Tg 5, 7-10)

Ideia principal: Está próximo a intervenção libertadora de Deus… aguardemos a vinda do Senhor com paciência, confiança, humildade e amor.
- Um tal Tiago (cf. Tg 1,1), é o autor da carta de onde é tirada a 1ª leitura da missa. A tradição diz ser Tiago “irmão” do Senhor, filho de Maria e Cléofas, irmão de José, o Apóstolo irmão de Judas Tadeu, também Apóstolo. Seja que Tiago for, é, certamente, um sábio judeo-cristão que medita as máximas da sabedoria judaica numa perspetiva evangélica. A carta é dirigida “às doze tribos que vivem na Diáspora” (ib).
- Os temas da leitura são a paciência e a vinda do Senhor. A virtude da paciência, Tiago insiste nela várias vezes… não se trata de passividade face às injustiças, nem de indiferença estoica face à dor, mas perseverança na fidelidade ao Senhor, na certeza de que Ele virá como Juiz e dará a recompensa. Como o camponês… mesmo quando a chuva escasseia, continua confiante, fazendo o que lhe compete fazer.
- Face a um problema, os pacientes se resignam; os impacientes reagem com intransigência e, não raro, de forma pouco realista. A Igreja, no Advento, faz apelo à impaciência: “Eis que o Juiz está à porta” (2ª leit); “És tu Aquele que deve vir ou devemos esperar outro?” (Ev.). Lamenta a nossa apatia e aguça a nossa sede… Quando exorta à paciência, não é por resignação, mas por respeito para com o tempo de Deus.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Ó Deus, cheio de paciência e bom! ConTigo aprendeu o camponês, que acaricia a semente, lavra a terra, visita o campo para ver crescer devagarinho a sua plantação. Senhor, ensina-me também a mim e não permitas que o meu coração se torne duro e pesado. Que neste Advento, eu vigie com amor esperando-Te, meu Jesus, que podes vir já hoje na pessoa de um irmão. Que eu saiba reconhecer-Te nele. Amem.


LEITURA II – Tg 5, 7-10


Irmãos:
Esperai com paciência a vinda do Senhor.
Vede como o agricultor espera pacientemente
o precioso fruto da terra,
aguardando a chuva temporã e a tardia.
Sede pacientes, vós também,
e fortalecei os vossos corações,
porque a vinda do Senhor está próxima.
Não vos queixeis uns dos outros,
a fim de não serdes julgados.
Eis que o Juiz está à porta.
Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência
os profetas, que falaram em nome do Senhor.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte