Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon
2020-01-19

Domingo II do Tempo Comum – Ano A


Início da primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios (1 Cor 1,1-3)

Ideia principal: Todos somos “chamados à santidade”, isto é, todos somos chamados por Deus a viver realmente comprometidos com os valores do Reino.
- Nos próximos seis domingos, a II Leitura da missa serão trechos da 1ª Carta aos Coríntios. Hoje lemos o início da Carta… Seguindo o formulário epistolar greco-romano, começa com o nome do remetente (a superscriptio): Paulo, credenciado como apóstolo de Jesus por vocação divina, e o irmão Sóstenes, seu colaborador; segue-se o destinatário (a adscriptio): a Igreja de Deus, que está também em Corinto.
- A carta foi escrita no decurso da sua segunda viagem missionária, em Corinto (anos 50-52), uma cidade portuária recente, muito próspera. Da pregação de Paulo, nasceu a comunidade cristã de Corinto, cujos membros eram, na maioria, de origem grega e de condição humilde, mas também os havia de origem hebraica. Comunidade forte e vigorosa, mas implantada num terreno bastante adverso.
- Paulo foi chamado por Deus a ser apóstolo, a sua autoridade não advém de um curso que tirou, mas do chamamento que recebeu; e os coríntios são chamados à santidade, isto é, a levar uma vida guiada por princípios diferentes daqueles os pagãos seguem. O apóstolo prepara assim a comunidade para as severas advertências que vai fazer em virtude dos comportamentos imorais de alguns dos seus membros.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Pai Santo, enviaste-nos Teu Filho Jesus para que possamos realizar o desígnio que, desde toda a eternidade, tens para cada um de nós: que sejamos santos! Sou chamado à santidade! Senhor, que de novo me recordaste hoje aquilo que queres de mim, ajuda-me, neste mundo “poluído” de tantas coisas, a aceitar e a ter a coragem de viver e de testemunhar com radicalidade, os valores do Evangelho. Isto Te peço! Amem.


LEITURA II – 1 Cor 1, 1-3


Irmãos:
Paulo, por vontade de Deus
escolhido para Apóstolo de Cristo Jesus
e o irmão Sóstenes,
à Igreja de Deus que está em Corinto,
aos que foram santificados em Cristo Jesus,
chamados à santidade,
com todos os que invocam, em qualquer lugar,
o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo
estejam convosco.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte