Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner

2021-11-28

Primeiro Domingo do Advento – Ano C 2021


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo
aos Tessalonicenses (1 Tes 3,12–4,2)


Ideia principal: Esperar em atitude activa a vinda do Senhor, implica a vivência do amor: é ele o centro do nosso testemunho pessoal, comunitário, eclesial.
- A comunidade de Tessalónica foi fundada por Paulo, Silvano e Timóteo durante a segunda viagem missionária de Paulo, pelo ano 50. Por causa da hostilidade da colónia judaica, Paulo teve de fugir, mas, logo envia Timóteo a Tessalónica. Vai ao encontro de Paulo, a Corinto, e dá-lhe muito boas notícias: a fé, a esperança e o amor dos tessalonicenses continuam vivos e até se aprofundaram com as provações.
- O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade para que vos apresenteis numa santidade irrepreensível, diante de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de Jesus, nosso Senhor, com todos os santos, diz-lhes São Paulo (vv12-13). Através do amor ao próximo, não só nos preparamos para “estar firmes na presença do Filho do homem” (Lc 21, 36), mas, desde já, no intervalo entre as duas vindas, vivemos em comunhão com Ele.
- Ou seja: entre a encarnação e a vinda de Jesus, na parusia, decorre o tempo da Igreja. Não é um tempo de ausência. O cristão, vivendo o dinamismo do amor, torna presente, visível, palpável, aqui e agora, o Seu Senhor. Trata-se de um tempo cheio, preenchido pela esperança que se fundamenta na fidelidade de Deus às Suas promessas. Não defraudar a espera é viver a esperança com amor, como recomenda São Paulo


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Ó Deus, que tão grandes coisas edificaste no coração dos cristãos de Tessalónica! Apesar da minha resistência à graça, também em mim tens operado maravilhas… Neste tempo do Advento, Senhor, pelo Teu Espírito Santo, purifica-me, reorienta-me, concede-me o dom da docilidade, para que progrida sempre mais, sobretudo no amor para com todos … que nesta espera cresça na caridade. Vem, Senhor Jesus! Amem.


LEITURA II – 1 Tes 3,12–4,2


Irmãos:
O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade
uns para com os outros e para com todos,
tal como nós a temos tido para convosco.
O Senhor confirme os vossos corações
numa santidade irrepreensível,
diante de Deus, nosso Pai,
no dia da vinda de Jesus, nosso Senhor,
com todos os santos.
Finalmente, irmãos,
eis o que vos pedimos e recomendamos no Senhor Jesus:
recebestes de nós instruções
sobre o modo como deveis proceder para agradar a Deus,
e assim estais procedendo;
mas deveis progredir ainda mais.
Conheceis bem as normas que vos demos
da parte do Senhor Jesus.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte