Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner

2023-01-15

Domingo II do Tempo Comum – Ano A 2023


Leitura do Livro de Isaías (Is 49,3.5-6)


Ideia principal: A Palavra deste domingo tem por tema a vocação; na leitura de Isaías somos confrontados com a vocação do Servo de Jahwéh, eleito por Deus desde o seio materno.
- O Deutero-Isaías foi profeta na Babilónia, entre os exilados hebreus. A sua mensagem é de consolação e apela à esperança. Distinguem-se, tanto do ponto de vista literário como temático, os 4 cânticos do Servo de Jahwéh (cf. Is 42,1-9; 49,1-13; 50,4-11; 52,13-53,12). Escutámos parte do 2º cântico, no qual o Servo é identificado com Israel: figura do Povo de Deus, chamado a ser testemunha de Jahwéh a todos os povos.
- Qualquer que seja o personagem que está por detrás do Servo de Jahwéh, a verdade é que os primeiros cristãos o identificaram com Jesus. Com Jesus ou, como acontece com o poema de hoje, com Israel? Mesmo aparecendo como coletividade, não deixa de ser uma figura de Jesus, enquanto Jesus encarna o Israel ideal e enquanto é Cristo total, cabeça e membros, que dá origem ao novo Israel de Deus (Gal, 6,16).
- A missão do Servo é reconduzir Israel para Deus. Porém, não basta que que restaure as tribos de Jacob e reconduza os sobreviventes de Israel… O Servo, chamado a ser luz das nações, profetiza-se o que irá ser cumprido em Jesus, cuja missão é universal: veio para iluminar e salvar todos os homens. Cristo é a luz das nações e, com Ele, os Seus discípulos, arautos do Evangelho, são também luz do mundo (cf. Mt 5,14).


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Ó Deus de todas as vocações! Numa lógica humana, Senhor, aquilo que pedes é maior do que aqueles a que chamas… Porém, ao Teu Servo, o consolaste, lhe deste força, e dele Te serviste para manifestar a Tua glória! Uma Presença que também eu tenho experimentado na minha vida… é o Teu jeito de Deus intervir… salvas e libertas recorrendo a instrumentos frágeis e indignos. Louvado sejas, meu Senhor! Amem.


LEITURA I - Is 49,3.5-6


Disse-me o Senhor:
«Tu és o meu servo, Israel,
por quem manifestarei a minha glória».
E agora o Senhor falou-me,
Ele que me formou desde o seio materno,
para fazer de mim o seu servo,
a fim de lhe reconduzir Jacob e reunir Israel junto d’Ele.
Eu tenho merecimento aos olhos do Senhor
e Deus é a minha força.
Ele disse-me então:
«Não basta que sejas meu servo,
para restaurares as tribos de Jacob
e reconduzires os sobreviventes de Israel.
Vou fazer de ti a luz das nações,
para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».

FotoDoRevConegoArmandoDuarte