Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon
2020-02-23

Domingo VII do Tempo Comum – Ano A


Leitura da Primeira Epístola do Apóstolo São Paulo aos Coríntios (1 Cor 3, 16-23)

Ideia principal: Cada cristão deve ser o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens, renunciando à “sabedoria do mundo” e optando pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).
- São Paulo dá-se conta que os coríntios vivem ainda na mundanidade, têm comportamentos de gente imatura na fé; escravos das suas paixões e apetites, cultivam as divisões e os conflitos, correm atrás de mestres humanos como se eles tivessem a chave da felicidade. Sou de Paulo, sou de Pedro, sou de Apolo… serão eles vossos proprietários? Não, são vossos servos! Vós sois de Cristo! e Cristo é Deus!
- Perante tal situação, Paulo pergunta: “Não sabeis que sois Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. Templo de Deus – assim designa a comunidade de Corinto (e a Igreja Universal), pois nela habita o Espírito Santo que a mantem unida e firme. Destruir o Templo de Deus, é espalhar a má doutrina, ter uma conduta desedificante, fomentar as divisões, nem que seja pela criação de “capelinhas”.
- O Apóstolo retoma o motivo da oposição ente a sabedoria de Deus e a dos homens. Já havia dito que “o evangelho é loucura aos olhos dos homens” (1.18.21.23); agora afirma que “a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus”. Não se trata de desprezo pela razão humana, mas de sobreaviso para a pretensão insensata de tudo querer reduzir ao racional, prescindindo da luz de Deus.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Senhor Jesus, dou-vos graças pelos “mestres” que têm passado pela minha vida, sem outra coisa desejarem senão que os “discípulos” descobrissem o único Mestre - e a “loucura da Cruz” - e O seguissem. O seu exemplo, responsabiliza-me mais na missão a que me chamaste: na força do Espírito Santo, ser sinal da Tua presença e testemunha do Teu projeto de Salvação. Senhor, torna-me dócil ao Teu Espírito! Amem.


LEITURA II – 1 Cor 3, 16-23


Irmãos: Não sabeis que sois templo de Deus
e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá.
Porque o templo de Deus é santo, e vós sois esse templo.
Ninguém tenha ilusões.
Se alguém entre vós se julga sábio aos olhos do mundo,
faça-se louco, para se tornar sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus,
como está escrito: «Apanharei os sábios na sua própria astúcia».
E ainda: «O Senhor sabe como são vãos os pensamentos dos sábios».
Por isso, ninguém deve gloriar-se nos homens.
Tudo é vosso: Paulo, Apolo e Pedro,
o mundo, a vida e a morte, as coisas presentes e as futuras.
Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte