Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon
2020-03-29

V Domingo da Quaresma – Ano A


Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo aos Romanos (Rom 8,8-11)

Ideia principal: Pelo batismo, o cristão opta por Cristo, pelo que deverá fazer as obras de Deus e viver “segundo o Espírito”.
- A Carta aos Romanos é um texto sereno e didático, no qual Paulo expõe aquilo que, para ele, é essencial na mensagem cristã. Para todos os homens sem exceção, Deus tem um projeto de salvação e de vida plena, que Jesus, pela Sua obediência, tornou acessível a todos. Aos que aceitam o batismo, o Espírito Santo alcança-lhes uma pertença a Cristo, garantia de participação na vida divina.
- A vida do homem tem um início e um fim, a vida de Deus não, Ele não nasceu e não morre. Jesus, verdadeiro homem, também experimentou o fim da Sua vida biológica. Mas a plenitude do Espírito que possuía – Ele era verdadeiro Deus -, fê-lO ressuscitar, introduziu-O na glória do Pai. O Espírito que ressuscitou Jesus e que habita em nós desde o batismo, dará vida eterna aos nossos corpos mortais.
- O Espírito Santo é, verdadeiramente, o personagem central do capítulo 8 da Carta aos Romanos, do qual foram extraídos os versículos que lemos neste domingo. Note-se que o Espírito Santo é chamado tanto Espírito de Deus (do Pai), como Espírito de Cristo (do Filho)… Na verdade, como professamos no Credo, o Espírito Santo “procede do Pai e do Filho” e nos é enviado pelo Pai e pelo Filho.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Ó Jesus, pelo batismo passei a viver marcado pelo Espírito até à vida eterna. Ó Jesus, dá-me a graça da perseverança! E, desde já, através da penitência quaresmal, uma maior identificação conTigo, meu Senhor! Que eu dê um testemunho credível daquilo que sou por Tua graça: filho de Deus… deixando que o fruto do Espírito, o amor, a alegria, a paz, a mansidão, a fidelidade, transpareça na minha vida. Amem!


LEITURA II – Rom 8, 8-11


Irmãos:
Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.
Vós não estais sob o domínio da carne, mas do Espírito,
se é que o Espírito de Deus habita em vós.
Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo,
não Lhe pertence.
Se Cristo está em vós,
embora o vosso corpo seja mortal por causa do pecado,
o espírito permanece vivo por causa da justiça.
E, se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos
habita em vós,
Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos,
também dará vida aos vossos corpos mortais,
pelo seu Espírito que habita em vós.


images/separador-horiz.png

ADOTE UM AGONIZANTE


Como? Basta recitar o Terço da Divina Misericórdia por uma pessoa concreta, em estado terminal, que não teve oportunidade de se abeirar dos Sacramentos em tempo útil.
Esta iniciativa, já muito divulgada em Itália, tem origem na leitura das promessas de Jesus a Santa Faustina Kowalska, que escreve no seu diário:


"Quando entrei na capela, Jesus disse-me: «Minha filha, ajuda-Me a salvar um pecador agonizante. Reza por ele o terço (ou a coroa) que te ensinei».
Ao começar a rezar o terço, vi um moribundo entre terríveis tormentos e lutas. Defendia-o o Anjo da Guarda que, contudo, era impotente face à enorme miséria daquela alma, que uma multidão de demónios aguardava.
Mas enquanto eu recitava o terço, vi Jesus tal como está representado na imagem. Os raios que saíram do Coração de Jesus envolveram o doente e os poderes das trevas fugiram em pânico. O doente morreu em paz.
Quando voltei a mim, compreendi a importância que tem o Terço da Divina Misericórdia rezado junto dos agonizantes: ele atrai a misericórdia de Deus."



Saiba como rezar o Terço da Divina Misericódia.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte