Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner homepage_icon
2020-03-08

II Domingo da Quaresma – Ano A


Leitura da segunda Epístola do Apóstolo São Paulo a Timóteo (2 Tim 1, 8b-10)

Ideia principal: O discípulo de Jesus deve, com disponibilidade, de forma verdadeira, ousada, coerente, dar testemunho do projeto salvífico de Deus.
- Paulo encontrou Timóteo em Listra, no decurso da sua segunda viagem missionária. Timóteo, filho de pai grego e de mãe judeo-cristã, era ainda muito novo quando seguiu Paulo. Pelas referências que este faz ao seu jovem companheiro, era forte a ligação entre ambos. A 2ª Carta a Timóteo terá sido escrita em Roma, pouco antes do martírio de Paulo (ano 67). O Apóstolo exorta o seu discípulo a sofrer pelo Evangelho.
- Os vv 9-10 constituem uma das belas sínteses paulinas sobre o projeto salvífico de Deus. A salvação tem como ponto de partida um chamamento santo; santo, por partir de Deus, e porque nos conduz a Deus. Este desígnio de Deus, manifestou-se em Jesus Cristo, que destruiu a morte e o pecado e nos alcançou a vida plena. Timóteo, apesar das dificuldades, não deve demitir-se da missão de testemunhar a Salvação.
- O mesmo Deus que chamou Abraão (1ª Leitura) e Timóteo, também nos chamou a nós, por pura graça, para dar testemunho do Evangelho e participar da vida plena que Jesus nos alcançou, vencendo o pecado e a morte. Contra a continua tentação de querermos permanecer “aqui”, no provisório, no preliminar, no penúltimo, como Pedro, Tiago e João (Evangelho), Paulo quer que comprometamos na sua corrida…


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Jesus, que venceste a morte e estás vivo, vem em meu auxílio! Não é fácil fazer apostolado neste mundo, onde os apelos de Deus são ignorados, e os valores do Evangelho, desprezados… a tentação de permanecer na minha zona de conforto, é enorme! Paulo, esqueceu o passado e correu para o futuro. Impele-me, Senhor, na força do Espírito! Dá-me pernas para correr e asas para voar! Amem.


LEITURA II – 2 Tim 1, 8b-10


Caríssimo:
Sofre comigo pelo Evangelho,
apoiado na força de Deus.
Ele salvou-nos e chamou-nos à santidade,
não em virtude das nossas obras,
mas do seu próprio desígnio e da sua graça.
Esta graça, que nos foi dada em Cristo Jesus,
desde toda a eternidade
manifestou-se agora pelo aparecimento
de Cristo Jesus, nosso Salvador,
que destruiu a morte
e fez brilhar a vida e a imortalidade,
por meio do Evangelho.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte