Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner

2024-03-17

5º Domingo da Quaresma – Ano B 2024


Leitura da Carta aos Hebreus (Heb 5, 7-9)


Ideia principal: Jesus Cristo, o sumo-sacerdote da nova Aliança, aponta o caminho da salvação: é o que Ele seguiu, o caminho da obediência ao Pai e da entrega confiada nas Suas mãos.
- Estes versículos são do núcleo central da Carta aos Hebreus – mais sermão que epístola, no qual, o autor anónimo fala do sacerdócio de Cristo, o sumo sacerdote perfeito. Pelas referências ao A. T. e ao ritual dos sacrifícios, o “sermão” é designado por Carta aos Hebreus. Os destinatários são cristãos que vivem em ambiente hostil à fé e, por isso, desalentados. O “pregador” exorta-os a um novo ardor na pertença a Cristo.
- Os rabinos ensinavam que na oração há 3 momentos: a prece (em silêncio), os gritos e o momento mais sublime, as lágrimas. Cristo dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas (v.7): evoca-se, por certo, a agonia de Jesus no Getsémani. Os Evangelhos referem o forte grito de Jesus (Lc 23,46); porém, a tradição oral conhecia outros pormenores da oração de Jesus no Horto… o texto hoje lido, refere-os.
- O autor sagrado fala da superioridade do sacrifício de Cristo sobre os sacrifícios do A.T…. Não tanto por estar habilitado pelo Pai, Aquele que, na Sua humanidade, é um de entre nós; mas, sobretudo, porque não ser um sacrifício ritual, em que a vítima é exterior aquele que a oferece; no sacrifício de Cristo, a vítima é Ele próprio, num despojamento em crescendo, através de muitos sofrimentos, numa obediência perfeita.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Jesus Cristo, sumo-sacerdote da Nova Aliança! Ó Cristo Jesus, modelo de Homem Novo, fonte de vida eterna para todos os que escutam a Tua Palavra e Te seguem. Tem sido difícil o caminho quaresmal… sinto-me acomodado, pouco disponível… Por isso Te peço, ó Jesus: que a eficácia da Tua Palavra e a Tua graça me descentrem de mim e Te siga na comunhão de vida com o Pai e na entrega aos irmãos. Amem.


LEITURA II – Hebreus 5, 7-9


Nos dias da sua vida mortal,
Cristo dirigiu preces e súplicas,
com grandes clamores e lágrimas,
Àquele que O podia livrar da morte
e foi atendido por causa da sua piedade.
Apesar de ser Filho,
aprendeu a obediência no sofrimento
e, tendo atingido a sua plenitude,
tornou-Se para todos os que Lhe obedecem
causa de salvação eterna.

FotoDoRevConegoArmandoDuarte