Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner

2024-03-10

4º Domingo da Quaresma – Ano B 2024


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 2, 4-10)


Ideia principal: A salvação deve-se exclusivamente ao dom gratuito de Deus: “A salvação não vem de nós, é dom de Deus”, “é pela graça que foste salvos”. Nunca é demais insistir no primado da graça divina.
- Paulo chegou a Éfeso no decurso da sua terceira viagem missionária e, nesta próspera cidade, capital da Província da Ásia, permaneceu mais de 2 anos. É no cativeiro (de Roma, por volta dos anos 58/60?) que a Carta, de uma grande riqueza temática, foi escrita. O trecho lido é extraído do início do ensino doutrinal (caps 1-3), em que se dá a conhecer o desígnio de Deus: a admissão de todos, pagãos e judeus, à salvação.
- Sublinha-se no texto um aspeto fundamental do mistério da salvação: inclui a Morte, a Ressurreição e a Ascensão de Jesus, dos quais participamos pela graça de Deus que nos recria em Cristo Jesus (numa clara alusão ao Batismo, que nos torna membros de Cristo: com-vivificados, com-ressuscitados e, em esperança, já com Ele sentados nos Céus). Tudo pela infinita misericórdia de Deus, apesar do nosso demérito…
- A salvação já está cumprida, não é apenas alguma coisa que se espera para o fim dos tempos… Não depende das nossas boas obras, nem dos nossos esforços. O comportamento moral – as boas obras - não é entendido como uma exigência necessária, mas como uma forma do homem corresponder livremente à graça de Deus. Aliás, as boas obras não são nossas… são obra de Deus, pela graça que atua em nós.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Ó Deus, que confias no homem! Nele atuas pela graça e dele fazes, no mundo, um instrumento da Tua misericórdia! Sendo como sou, Tu te manifestas naquilo que digo, naquilo que faço, nas pontes que construo entre os meus irmãos… Faz-me perceber que o mérito das coisas boas que faço acontecer, não me pertencem… são obra da Tua graça que atua em mim. Dou-Te graças e Te bendigo, Senhor! Amem.


LEITURA II – Efésios 2, 4-10


Irmãos:
Deus, que é rico em misericórdia,
pela grande caridade com que nos amou,
a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados,
restituiu-nos à vida em Cristo
– é pela graça que fostes salvos –
e com Ele nos ressuscitou
e nos fez sentar nos Céus com Cristo Jesus,
para mostrar aos séculos futuros
a abundante riqueza da sua graça
e da sua bondade para connosco, em Cristo Jesus.
De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé.
A salvação não vem de vós: é dom de Deus.
Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar.
Na verdade, nós somos obra sua, criados em Cristo Jesus,
em vista das boas obras que Deus de antemão preparou,
como caminho que devemos seguir.

FotoDoRevConegoArmandoDuarte