Santa Filomena em Portugal

Recado do Diretor Espiritual

banner

2023-03-12

3º Domingo da Quaresma – Ano A 2023


Leitura do Livro do Génesis (Gen 12,1-4)


Ideia principal: Como Jahwéh acompanhou os hebreus pelo deserto do Sinai, sempre atento às suas necessidades, assim caminha connosco e nos oferece um horizonte de vida eterna e felicidade sem fim.
- A 1ª leitura é um texto que pertence às "tradições sobre a libertação" (cf. Ex 1-18) que narram, intervenções de Jahwéh e do Seu servo Moisés, que consumaram a libertação dos hebreus do Egipto. O episódio situa-se em Refidim, um oásis da península do Sinai perto do monte onde Deus se manifestou e entregou a Moisés as tábuas da Lei. Ao catequista, porém, mais que o enquadramento geográfico, interessa-lhe a catequese…
- Que catequese? Sobre o Deus libertador, que conduziu Israel da escravidão à liberdade. Nem tudo foi linear… O episódio de hoje refere o “pôr à prova” e a “desconfiança”. Não é apenas Moisés, mas também Deus, o visado pela cólera e desconfiança do povo motivadas pela sede. “O Senhor está ou não no meio de nós?” “Sim ou não, em que ficamos afinal?...” – é a recusa do de Deus: a negação da Aliança!
- O episódio ocorreu no local que passou a chamar-se “Massa” e “Meriba” que, em hebraico, significa: tentação e discussão. Tornou-se símbolo do endurecimento do coração de Israel. Como responde Jahwéh?
Manda Moisés pegar na vara e bater com ela no rochedo do Horeb e a água, dom gratuito de Deus, brota com abundância. E a partir de então, ensinam os rabis, a rocha passou a acompanhar o povo no deserto.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Ó Deus clemente! Àinsolência do povo respondes com água fresca do Horeb. Este episódio de “Massa” e “Meriba” recordou-me o ensinamento de Paulo (1 Cor 10, 3-4): identifica o rochedo com Cristo, água viva que, continuamente, mata a nossa sede! Senhor, eu Te bendigo: a minha fé árida sempre a regas com a água prodigiosa que brota de Cristo, o Seu Espírito, a Sua Palavra e o Seu Pão. Louvado sejas! Amem.


LEITURA I – Ex 17, 3-7


Naqueles dias, o povo israelita, atormentado pela sede,
começou a altercar com Moisés, dizendo:
«Porque nos tiraste do Egipto? Para nos deixares morrer à sede,
a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?»
Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo:
«Que hei de fazer a este povo? Pouco falta para me apedrejarem».
O Senhor respondeu a Moisés:
«Passa para a frente do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel.
Toma na mão a vara com que fustigaste o rio e põe te a caminho.
Eu estarei diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb.
Baterás no rochedo e dele sairá água; então o povo poderá beber».
Moisés assim fez à vista dos anciãos de Israel.
E chamou àquele lugar Massa e Meriba,
por causa da altercação dos filhos de Israel
e por terem tentado o Senhor, ao dizerem:
«O Senhor está ou não no meio de nós?»

FotoDoRevConegoArmandoDuarte