2024-11-24
Solenidade de Cristo-Rei – Ano B 2024
Leitura do Livro do Apocalipse (Apoc 1, 5-8)
Ideia principal: As leituras falam do reino de Deus, que, já presente neste mundo, avança rumo à sua plenitude por entre dificuldade e contradições, mas conduzido por Aquele que é o Senhor da História!
- O “Livro do Apocalipse” – palavra grega que significa “manifestação de algo que está oculto” - foi escrito numa pequena ilha do mar Mediterrâneo, a Ilha de Patmos, por um tal João que aproveitou o seu exilio para anunciar, com a palavra e com a vida, o Evangelho. Deseja encorajar os cristãos das igrejas da província romana da Ásia (atual Turquia) - “as Sete Igrejas” destinatárias da “revelação” de João - a perseverar no meio das adversidades. O imperador Domiciano (pelo ano 95) movia feroz perseguição aos cristãos; mas também a Igreja vivia uma grave crise interna, resultante das heresias, e da tibieza…
- Nestes primeiros versículos do Apocalipse estão contidos, de forma compacta, as principais facetas do mistério de Cristo que serão retomados ao longo do Livro. Os títulos cristológicos que evocam o triplo mistério: “testemunha fiel” (Paixão); “primogénito dos mortos” (Ressurreição); “Príncipe dos reis da terra” (Exaltação). A Sua obra, referida em três tempos: “Ele nos ama”; “pelo Seu sangue nos libertou do pecado”; “fez de nós um reino de sacerdotes para Deus Seu Pai”. O seu regresso glorioso: “Ei-lO que vem entre as nuvens” (Dn 7,13); “todos os olhos O verão, mesmo aqueles que O trespassaram” (Zac 12,10). .
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
És Tu, Senhor Jesus, nosso Salvador, o Senhor da História! O “profeta” de Patmos, o proclama; o Pai, o atesta; e eu, apesar da minha tibieza, o acredito! Confio em Ti e no Teu poder, Senhor Jesus! Desdenho destes líderes que se arrogam o direito de definir os destinos do mundo e de determinar o sentido da História. Só em Ti, Senhor, eu confio incondicionalmente… louvado sejas pelos séculos dos séculos. Amem.
LEITURA II – Apocalipse 1,5-8
Jesus Cristo é a Testemunha fiel,
o Primogénito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra.
Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado
e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai,
a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amem.
Ei-l’O que vem entre as nuvens,
e todos os olhos O verão, mesmo aqueles que O trespassaram;
e por sua causa hão de lamentar-se todas as tribos da terra.
Sim. Amem.