Santa Filomena em Portugal

Novena de São Pio de Pietrelcina

banner homepage_icon

Está a decorrer na Basílica dos Mártires em Lisboa a novena de preparação para a Festa de São Padre Pio de Pietrelcina que se realizará na próxima segunda-feira dia 23 de Setembro.
Esta novena tem como intenção principal a unidade da Igreja.

Esquema para todos os dias:

- Ficai, Senhor, connosco! (Oração do São Padre Pio)
- Invocação do Espírito Santo
- Pausa para formular a intenção ou as intenções da novena
- Oração ao São Padre Pio
- Meditação
- Coroinha

Oração (São Padre Pio)

Ficai, Senhor, connosco, porque é necessária a vossa presença, para não Vos ofendermos. Bem sabeis quão facilmente Vos abandonamos.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, pois somos fracos e precisamos da vossa força para não cairmos tantas vezes.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, porque sois a nossa vida, e sem Vós esmorecemos no fervor.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, porque sois a nossa luz; e sem Vós permanecemos nas trevas.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, para nos dardes a conhecer a vossa vontade.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, para podermos ouvir a vossa voz e Vos seguirmos.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, pois desejamos amar-Vos muito e estar sempre na vossa
companhia.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, se quereis que Vos sejamos fiéis.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, pois embora a nossa alma seja muito pobrezinha, deseja ser para Vós um lugar de consolação, um ninho de amor.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, pois é tarde e o dia está a declinar chega ao fim; passa a vida, aproxima-se a morte, o juízo e a eternidade, e é necessário redobrar as nossas forças para não desfalecermos no caminho. Para isso precisamos de Vós.
Ficai, Senhor, connosco!

Faz-se tarde, avizinha-se a morte… afligem-nos as trevas, as tentações, as securas, as penas, as cruzes… temos necessidade de Vós nesta noite de exílio.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, porque nesta noite da vida, cheia de perigos, precisamos de Vós.
Ficai, Senhor, connosco!

Faze, Senhor, que Vos reconheçamos como Vos reconheceram os vossos discípulos, ao partir do pão; que a união eucarística seja a luz que dissipe as nossas trevas, a força que nos sustente e a única alegria do nosso coração.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Senhor, pois quando chegar a morte, queremos estar unidos a Vós, se não puder ser de modo sacramental pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.
Ficai, Senhor, connosco!

Ficai, connosco, Jesus! Não Vos pedimos a vossa divina consolação pois a não merecemos, mas o dom da vossa presença santíssima.
Ficai, Senhor, connosco!

Oh! Sim; isto Vos pedimos: Ficai sempre connosco. Só a Vós procuramos, o vosso amor, a vossa graça, a vossa vontade, o vosso coração, o vosso espírito, porque Vos amamos e não pedimos outra recompensa senão o aumento deste amor.
Ficai, Senhor, connosco!

Amor sólido e prático. Amar-Vos de todo o coração na terra para continuar a amar-Vos perfeitamente por toda a eternidade.
Ficai, Senhor, connosco para sempre!

Ao Espírito Santo


Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso amor.
V/. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.

Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas rectas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

Pausa para apresentarmos as nossas intenções


Primeiro dia


Amado São Pio de Pietrelcina, que trouxestes no vosso corpo os sinais da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que carregastes a Cruz por todos nós, suportando os sofrimentos físicos e morais que vos flagelavam a alma e o corpo num martírio contínuo, intercedei junto de Deus para que cada um de nós saiba aceitar as pequenas e as grandes cruzes da vida, transformando cada sofrimento num seguro vínculo que nos conduza à vida eterna. Amem.

Meditação: “É uma grande vantagem conformarmo-nos com os sofrimentos que Jesus permite em nossas vidas. Jesus, que quer a nossa felicidade, virá em nosso socorro e nos confortará, ao mesmo tempo que infunde em nós a coragem necessária“. (São Padre Pio)

Rezar a Coroinha do Padre Pio ao Sagrado Coração de Jesus

- Ó meu Jesus, que dissestes “na verdade vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e abrir-se-vos-á!”, eu bato, procuro e peço a graça …
Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós!


- Ó meu Jesus, que dissestes “na verdade vos digo, tudo o que pedirdes a Meu Pai em Meu Nome, Ele vo-lo concederá!”, a vosso Pai e em vosso Nome peço a graça…
Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós!


- Ó meu Jesus, que dissestes “na verdade vos digo, passará o céu e a terra, mas a minha Palavra não passará!”, confiado na infabilidade da vossa Palavra eu peço a graça…
Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós!


Ó Sagrado Coração de Jesus, a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, pobres pecadores, e concedei-nos as graças que Vos pedimos por meio do Imaculado Coração de Maria, vossa e nossa terna Mãe.
- São José, Pai putativo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós!
Salve Rainha


Segundo dia


São Pio de Pietrelcina, que unido a Nosso Senhor Jesus Cristo, soubestes resistir às tentações do maligno. Vós que sofrestes os golpes e as humilhações dos demónios que queriam levar-vos a desistir de ser sant, intercedei junto ao Altíssimo a fim de que também nós, com o vosso auxílio e suportados por todo o paraíso, encontremos a força para renunciar o pecado e conservar a fé até o dia de nossa morte. Amem.

Meditação: “Coragem! Não temas as agressões do Diabo. Lembra-te sempre disto: ‘Que é bom sinal quando o inimigo faz barulho e ruge em torno de ti… isso significa que ele ainda não se instalou dentro de ti’”. (São Padre Pio).

Terceiro Dia


Virtuosíssimo São Pio de Pietrelcina, que tanto amastes Nossa Senhora, de quem recebestes, todos os dias, graças e consolações. Nós vos suplicamos: enquanto colocais nas mãos da Virgem Santa os nossos pecados e as nossas orações sem fé, por favor, pedi-Lhe por nós, para que, como em Caná da Galiléia, o Filho atenda à Mãe e o nome de cada um de nós seja escrito no Livro da Vida.

Meditação: ”Que Maria seja a estrela que ilumina teu caminho, e que ela te mostre o modo seguro para caminhar para o Céu ao encontro do Pai Celestial. Ela é como uma âncora, na qual tu podes agarrar-te para te conservares mais firme nos momentos de tentação." (São Padre Pio).


Quarto dia


Castíssimo São Pio de Pietrelcina, que tanto amastes o vosso Anjo da Guarda, o qual vos guiava, defendia e era o vosso mensageiro. Os anjos levavam até vós as preces dos vossos filhos espirituais. Intercedei a Deus por nós para que também nós aprendamos a falar com nosso Anjo da Guarda e a obedecer-lhe, pois ele a luz viva de Deus, que nos livra da desgraça de cair em pecado. O nosso Anjo sempre está pronto a ensinar-nos o caminho do bem e a dissuadir-nos de fazer o mal. Amem.

Meditação: ”Invoca o teu Anjo da Guarda, que ele te iluminará e te conduzirá. Deus to deu para isso mesmo. Por isso, serve-te dele”. (São Padre Pio).

Quinto dia


Prudente São Pio de Pietrelcina, que nutristes uma grande devoção pelas almas do purgatório, pelas quais vos ofereceste como vítima expiatória. Rogai ao Senhor para que infunda em nós os mesmos sentimentos de compaixão e de amor que tivestes pelas almas do purgatório, de modo de que nós também, pela nossa oração, expiação e aplicação a elas de santas indulgências, contribuamos para reduzir o tempo do seu exílio. Amem.

Meditação: ”A Vós, Senhor, suplico que derrameis sobre mim os castigos que estão preparados para os pecadores e para as almas do purgatório; multiplicai-os da mesma forma sobre mim, desde que convertais e salveis os pecadores e apresseis a libertação das almas do purgatório”. (São Padre Pio).


Sexto dia


Obedientíssimo São Pio de Pietrelcina, que amastes os enfermos mais do que a vós mesmo, vendo neles Jesus. Vós que em nome do Senhor operastes milagres de curas no físicas e espirituais, e assim alcançastes a recuperação integral de tantas pessoas, devolvendo-lhes a esperança, rogai a Deus por todos os enfermos, por intercessão de Maria Santíssima, para que possam experimentar vossa ajuda: através da cura física possam encontrem também a paz do espírito e viver em acção de graças a Deus. Amem.

Meditação: “Se eu sei que uma pessoa está aflita, seja sofrendo na alma ou no corpo, suplico a Deus que a livre dos seus males. De boa vontade carregaria sobre mim, e ofereceria em seu benefício os frutos de tais sofrimentos, se o Senhor mo permitisse”. (São Padre Pio).


Sétimo dia


Bendito Padre São Pio de Pietrelcina, vós que sempre procurastes realizar a vocação a santidade a que todos somos chamados por Deus, e oferecestes a vossa vida para livrar os pecadores das teias de Satanás, intercedei pelos que não creem em Deus, para que se abram à fé e se convertam, arrependendo-se do fundo de seus corações; intercedei também pelos que têm uma fé débil e pelos lutam por um mundo mais justo, para que perseverem. Amem.

Meditação: “Se o pobre mundo pudesse ver a beleza da alma em estado de graça, todos os pecadores e todos os incrédulos se converteriam no mesmo instante”. (São Padre Pio).


Oitavo Dia


Puríssimo São Padre Pio de Pietrelcina, que tanto amastes os vossos filhos espirituais, muitos deles os conquistastes para Cristo com o preço do vosso sangue, alcançai-nos, a nós que não vos conhecemos pessoalmente, o privilégio de nos considerar como sendo também vossos filhos espirituais; e assim, com a vossa paterna protecção, por vós sabiamente guiados e fortalecidos com as graças que de Deus nos poderás obter, poderemos, no momento da nossa morte, encontrar-vos nas portas do Paraíso esperando a nossa chegada. Amem.

Meditação: ”Se me fosse possível, queria alcançar de Deus somente uma graça: ouvir d’Ele me dissesse ‘vai para o Paraíso’; contudo, Senhor, não permitais que vá para o Paraíso antes que lá tenha chegado o último dos meus filhos, o último daqueles que me confiastes”. (Santo Padre Pio).

Nono dia


Humilde Padre Pio de Pietrelcina, que tanto amastes a Santa Madre Igreja, pedi ao Dono da Seara para que mande trabalhadores para a Sua seara; e aos que Ele chama dê também coragem e confiança para uma resposta pronta e decidida. Vos Pedimos também que intercedais junto da Virgem Maria, para que conduza todos os cristãos à unidade e assim se cumpra a vontade de Jesus, que haja um único redil e um só pastor, que seja o farol de salvação no mar encrespado que é a vida. Amem.

Meditação: “Permanece sempre na unidade da Santa Igreja Católica, porque só ela te pode salvar, porque somente ela possui o Jesus Sacramentado, que é o verdadeiro Príncipe da Paz.” (São Padre Pio).


images/separador-horiz.png
SaoPioDePietrelcina.jpg

Para São Pio de Pietrelcina, Santa Filomena era a "Princesa do Céu". A sua devoção começou no seio da família, tendo uma das suas irmãs sido batizada com o nome da santa .
Essa devoção foi fortalecida durante o noviciado em Morcone, onde se celebrava a festa de Santa Filomena com grande solenidade. Esta festa ainda hoje se realiza no Convento de San Giovanni Rotondo, muito próximo de Mugnano.
Após a reforma litúrgica de 1961, o padre Pio respondia imperativamente a quem ousasse duvidar da existência da Santa: "Pode ser que o nome dela não seja Filomena, mas esta santa realizou muitos milagres e não foi o nome que os fez".

Fonte: http://philomena.us/devotion-saints-great-devotees/.

Saiba mais sobre São Padre Pio de Pietrelcina.