NOVENA DE SÃO JUDAS TADEU

(De 19 a 27 de outubro)

banner images/symbols/printer.png

NOVENA DE SÃO JUDAS TADEU

(De 19 a 27 de outubro)

São Judas Tadeu

Para todos os dias

Pelo sinal  ✞  da Santa Cruz, livrai-nos Deus ✞ nosso Senhor, dos nossos ✞ inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V/. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

Ato de Contrição

Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.

Meditação para cada dia da Novena

Ladainha de São Judas Tadeu

Senhor, tende piedade de nós,
     Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós,
     Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós,
     Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos,
     Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
     Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai do Céu, que sois Deus,
     tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus,
     tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus,
     tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
     tende piedade de nós.


São Judas, parente de Jesus, Maria e José,

São Judas, elevado à dignidade de Apóstolo,

São Judas, que contemplastes o Divino Mestre, humilhando-se para vos lavar pés,

São Judas, que na Última Ceia comungastes das mãos do próprio Jesus,

São Judas, que depois da profunda dor que vos causou a morte de Jesus, vos alegrastes, contemplando-O ressuscitado de entre os mortos e ao vê-lO subir aos Céus na Sua gloriosa Ascensão,

São Judas, que fostes ungido pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes,

São Judas, que desprezando as ameaças dos ímpios pregastes o Evangelho na Pérsia,

São Judas, que sofrestes o glorioso Martírio por fidelidade a Cristo,

rogai por nós!


Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.


V. Rogai por nós, São Judas Tadeu
R. Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Meditação e Oração para cada dia

Primeiro Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, poderoso nas curas

São Judas calcorreou ao lado de Jesus os caminhos da Palestina, tendo testemunhado muitas das curas por Ele operadas. Estava junto a Jesus quando o Mestre curou os dez leprosos, a mulher que sofria de hemorragias, o cego Bartimeu… embora não tenha sido testemunha ocular, ouviu de Pedro, Tiago e João o relato da ressurreição da filha de Jairo, o centurião.

Sendo um dos Doze, recebeu de Jesus poder e autoridade... Foi enviado para, em nome de Jesus, operar curas, como sinal da proximidade do Reino de Deus. “Começou a enviá-los dois a dois […]. Eles partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram numerosos demónios, ungiram com óleo numerosos doentes e os curaram " (cf Mc 6,7-13).

Não te aconteceu já duvidar do cuidado que o Senhor tem contigo, pensando que Ele não quer para ti o melhor bem? Ou, até, considerares que o sofrimento e as doenças são o modo como Deus castiga os pecadores? Judas ouviu da boca de Jesus aquilo que Ele disse ao cego de nascença: “Nem ele pecou, nem os seus pais; foi assim para se manifestarem nele as obras de Deus” (Jo 9,3). Judas, pelo que viu e ouviu, percebeu bem que a vontade de Jesus é que todos se curem e se salvem.

Por isso, depois da Ascensão de Jesus, São Judas e os outros Apóstolos saíram pregando por toda parte, e o Senhor cooperava confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam” (Mc 16,18). As palavras de Jesus durante a Última Ceia cumpriram-se em São Judas: "Aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas…” (Jo 12:14).

Oração

São Judas Tadeu, apóstolo por Jesus escolhido, eu te saúdo e te louvo pela fidelidade e amor com que cumpriste a tua missão. Muitas pessoas, imitando o teu exemplo e auxiliadas pela tua intercessão, encontraram o caminho para o Pai, conseguiram vencer o pecado, superar todo o mal e ajudam os irmãos. Espero, com a tua ajuda, alcançar a graça da conversão e obter de Deus o favor que especialmente imploro neste primeiro dia da novena (indicar a graça). Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Segundo Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, Apóstolo Orante

São Judas, como os outros Apóstolos, aprendeu a rezar com Jesus: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Lc 11, 9-10).

“Deus abandou-me” – quem não ouviu já esta afirmação na boca de pessoas que se consideram cristãs. A mesma coisa quando rezamos por intercessão de São Judas… Não te aconteceu já, por falta de confiança, rezares a São Judas, ou fazeres uma peregrinação até uma sua imagem, ou, até, colocares uma esmola na sua caixa de esmola, ao mesmo tempo que pensavas que o nosso santo das causas impossíveis não ia ouvir os teus pedidos e não intercedia mais por ti? São Judas, ao contrário, orava com aquela confiança inculcada pelo ensinamento de Jesus: "Vede como crescem os lírios do campo! Não trabalham, nem fiam. Pois Eu vos digo: Nem sequer o rei Salomão, com toda a sua magnificência, se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé! […] Não vos inquieteis... Vosso Pai sabe aquilo que vós necessitais... Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino dos Deus e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimo” (Lc 12, 27- 31).

É difícil para ti entender os desígnios de Deus, tens dificuldade em abandonar-te e confiar n’Ele? São Judas estava com Jesus na noite em que o Senhor orou no Horto das Oliveiras. Viu-O, sofrendo horrivelmente, dizer: "Pai, se é possível, livra-Me deste cálice, mas que não se faça a Minha vontade, mas a Tua” (Mt 26, 39). Com o exemplo de Jesus, os Apóstolos iam percebendo a importância da oração. Aprende tu, também, com os Apóstolos!

Quando somos perseverantes na oração e rezamos com confiança, criamos as condições para que a oração mude a nossa vida. Abrimos os nossos corações ao Espírito Santo, aceitando os desígnios de Deus e, assim, vamos procedendo como Jesus. São Judas acabou por entender as palavras do Senhor: "Nem todos os que me dizem: 'Senhor, Senhor,' entrarão no reino de Deus, mas somente os que fazem a vontade de Meu Pai." (Mt 7, 21). Aprendeu a rezar com Jesus e, como Jesus, aceitou a vontade de Deus a Seu respeito.

Oração

São Judas Tadeu, “irmão de Jesus”, esquecido por tantas gerações de cristãos por teres o mesmo nome do Iscariotes, o traidor, intercede por mim, para que, como tu, eu seja fiel à Igreja, siga os seus ensinamentos e me disponha a ajudar aqueles que vivem desesperados, clamando por uma ajuda urgente. Faz crescer em mim estas boas disposições e alcança-me de Jesus a especial graça que peço neste segundo dia da novena (indicar a graça…). Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Terceiro Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, paciente no sofrimento

Tal como os outros Apóstolos – todos, exceto São João - São Judas foi até ao martírio no cumprimento da vocação recebida: continuar neste mundo a própria missão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com alegria, aceitou o mandamento de Jesus: "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias, e siga-Me (Lc 9, 23). O Apóstolo escutou, como dirigida a si, a exortação do Mestre: “Vinde a Mim todos os que andais fatigados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve” (Mt 11,28-30).

São Judas percebeu que os seus sofrimentos, unidos aos de Jesus Cristo, tinham um valor redentor. Como dirá São Paulo: “Alegro-me nos meus sofrimentos por vós e completo na minha carne o que falta à Paixão de Cristo pelo Seu Corpo, que é a Igreja, da qual fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me confiou em vosso benefício” (Col 1, 24). São Judas não era, como qualquer um de nós, indiferente ao sofrimento. Porém, considerava sempre o sofrimento de Jesus, bem maior que o seu; tinha gravado nos ouvidos aquele grito do Crucificado dado do alto da Cruz: “Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonastes?” (Mt 27,46). Estas memórias ajudavam-no a suportar o sofrimento porque sofria em comunhão com o Senhor e isso fazia-o sentir-se corredentor da humanidade.

Não te revoltes quando o sofrimento te bater à porta! Como São Judas, medita amiúde nos sofrimentos de Cristo: Ele, o Justo, foi cuspido, açoitado, coroado com espinhos e cravado na Cruz, donde, desnudado, ficou pendente até às três horas da tarde. Porém, o Seu sofrimento maior, terá sido a rejeição do Seu povo e o abandono por parte dos Seus amigos. Apesar de tudo isso, Jesus manteve-Se fiel até à consumação de tudo, quando disse: "Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito” (Lc 23, 46).

Oração

Meu bom São Judas, nas horas de maior sofrimento, ajuda-me o teu exemplo e a tua intercessão que amenizam os meus passos nestes caminhos agrestes, nas lutas mais dolorosas, no desconforto dos meus dias; peço-te, meu amado São Judas Tadeu, que me ampares e me protejas das injúrias e calúnias, dos ataques mesquinhos de inimigos ocultos sob o manto do mal; roga a Nosso Senhor Jesus Cristo para que, mergulhado no meio de tantos sofrimentos, eu não me perca na desilusão e na dor e alcance neste terceiro dia da novena a graça de que tanto necessito (formular a graça…). Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Quarto dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, campeão da justiça e da paz

No seguimento de Jesus, escutando os Seus ensinamentos, São Judas aprendeu a lutar pela justiça e pela paz. O Sermão da Montanha, sobretudo, ficou-lhe bem gravado na memória e no seu coração do Apóstolo: “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados sereis quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos Céus, pois também assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós” (Mt 5,9. 11-12)

São Judas, na Carta que escreveu, uma das chamadas “Epístolas Católicas” do Novo Testamento, diz: “[…] Exorto-vos a combater pela fé que foi dada aos santos de uma vez por todas” (Judas 1, 3). Homem muito exigente para consigo, São Judas procurava pôr em prática os ensinamentos Jesus… anunciou a boa nova aos pobres, proclamou a liberdade aos cativos, restaurou a vista aos cegos, e pôs em liberdade os cativos (cf. Lc 4, 18).

E tu, que devotamente fazes esta Novena? Quantas vezes resistes às graças que te são concedidas, desperdiçando a oportunidade que te é dada por Deus para construir um reino de justiça e de paz… Temes as críticas e o conflito; pensas demasiado daquilo que os outros podem pensar de ti, deixas-te levar pelo mais fácil e menos exigente, pelos respeitos humanos e pelo mais conveniente segundo os critérios do mundo. São Judas não foi assim. Trabalhou com muito entusiasmo pela justiça, porque entendeu que, sem justiça, não há uma paz verdadeira.

Pelo seu compromisso na luta pela justiça e pela paz, São Judas pagou com o martírio a sua ousadia, tal como Jesus predissera: “Por causa do Meu nome, sereis odiados por todos” (Mt 10, 22). Em contrapartida, experimentou a paz que Jesus havia prometido no Cenáculo: “Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração” (Jo 14, 27).

Oração

Jesus, Vós quisestes que o nome de São Judas se tornasse conhecido, tal como o dos outros Apóstolos, todos incansáveis construtores de um mundo mais justo e fraterno; pela intercessão de São Judas, permite que a Igreja continue com entusiasmo o mesmo combate pela justiça e pela paz, e que cresça também o número dos seus fiéis. Jesus, que me chamastes a ser pedra viva da vossa Igreja, concedei-me, por intermédio de São Judas, a graça que espero alcançar nesta novena (indicar a graça…). Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Quinto Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, servidor do Povo de Deus

Grande privilégio o de São Judas: acompanhar Jesus, não apenas como Apóstolo, mas também desde criança, pois eram primos irmãos. Aprendeu do Senhor, sem intermediários, quanto Deus nos ama e como devemos nós amar uns aos outros. Não raras vezes queremos que os outros estejam ao nosso serviço, que correspondam aos nossos caprichos, que resolvam as nossas dificuldades. A São Judas nunca lhe passou pela cabeça ter um comportamento desses… ele ouviu Jesus dizer: “Não seja assim entre vós; pelo contrário, quem entre vós, quiser fazer-se grande, seja vosso servo; e quem no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para resgatar a multidão” (Mt 20, 26-28). Na Última Ceia Jesus mostrou a São Judas e aos outros apóstolos como deveriam servir: Lavou-lhes os pés e disse: “Dei-vos o exemplo para que, como Eu fiz, assim façais vós também” (Jo 13,15).

São Judas, procura fazer o que mandava o Mestre, não por esperar uma recompensa… Tinha bem presente aquele ensinamento de Jesus: “Depois de terdes cumprido tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos apenas o que deveríamos fazer” (Lc 17,10). Amava a Deus e ao próximo, já que Jesus o havia apontado como o mais importante: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e amarás o próximo como a ti mesmo” (cf. Mt 22, 27-40).

Se imitares São Judas no cumprimento deste essencial apontado por Jesus, o mundo reconhecerá que és discípulo do Mestre: “Dou-vos um mandamento novo: Que vos ameis uns aos outros. Assim como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 34-35).

Oração

“Senhor, nosso Deus, que nos destes a conhecer o vosso filho através da pregação dos santos Apóstolos, por intercessão de São Judas Tadeu livrai-me de todo o amor próprio, de toda a soberba, de todo o egoísmo, a fim de pôr em prática o “mandamento novo”; abençoai e protegei a minha família; e concedei-me a bênção da especial graça que Vos peço neste quinto dia da novena (indicar a graça…). Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Sexto Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, reconciliador e cheio de compaixão

São Judas, tal como todos os outros que Jesus chamou para o grupo dos Doze, era um homem comum. Perdoar não era para ele uma coisa natural. Porém, sabia bem que, para ser discípulo de Jesus, deveria pedir e estar aberto a acolher de Deus a capacidade de perdoar que lhe permitisse pôr em prática a Palavra de Jesus: “ Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem […]. Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 44. 48). São Judas, na prática, antecipou um importante ensinamento de São Paulo: não devemos deixar que o sol se ponha sobre nossa ira. (cf. Ef 4, 26). Também pôs sempre em prática a oportuna recomendação de Jesus: “Se fores apresentar a tua oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão” (Mt 5, 23-24).

Perdoas tu às pessoas que te ofendem? Em boa verdade, já alguma vez perdoaste de todo o coração? Quando São Pedro perguntou a Jesus quantas vezes se deveria perdoar, achando que sete vezes já era muito, São Judas estava lá e ouviu a resposta: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." (Mt 18, 22).

Quando Jesus ensinou os Apóstolos a orar, disse-lhes para pedirem ao Pai a graça do perdão e a graça de saberem perdoar, concluindo: “porque, se vós perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não perdoará as vossas ofensas” (Mt 6, 14). Por isso nós rezamos: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Oração

São Judas, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, a Igreja te venera e invoca como o patrono dos casos desesperados. Roga por mim, porque sou tão miserável! Faze uso desse singular privilégio que Jesus te concedeu, permitindo que concedas pronto auxílio a quem te invoca com fé. Assisti-me nesta grande necessidade, a fim de que seja possível aquilo que é impossível eu conseguir pelas minhas forças: um coração capaz de perdoar! Para que eu possa receber as consolações e o auxílio do Céu em todas as minhas necessidades, tribulações e sofrimentos, alcançai-me também a especial graça (aqui, faz-se o pedido particular…) que espero alcançar neste sexto dia da novena. Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Sétimo Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, pregador da boa nova do Reino de Deus

Jesus confiou aos Apóstolos a missão de pregar a boa nova do Reino. Para isso enviou-os dois a dois às aldeias circunvizinhas. Depois da Ascensão de Cristo, São Judas dedicou a sua vida ao anúncio do Reino, obedecendo ao mandato de Jesus: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir todas as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo” (Mt 28, 19-20).

Tens presente na tua vida que, como batizado, és chamado pelo Senhor e Ele próprio te envia? Um chamamento comum a todos os filhos da Igreja que, por sua natureza é missionária, tendo sido instituída por Jesus para continuar a Sua própria missão. Ou, ao contrário, quando a Igreja te pede um apostolado ou te propõe uma missão, te escusas dizendo que não tens nem tempo, nem sabedoria para trabalhar nas coisas do Reino?

A verdade, é que são dirigidas a cada um de nós aquelas palavras de Jesus, que São Judas ouviu em primeira mão, como se fossem dirigidas a ele na primeira pessoa: “Vós sois o sal da terra […]; vós sois a luz do mundo. […] Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus” (cf. Mt 5:13-16). Cheio de entusiasmo e coragem, São Judas anunciava a boa nova e pregava a vinda do Reino de justiça, paz, perdão e Amor. Fazia-o por palavras e com as obras… Aprendeu de Jesus que, quando se dá de comer aos famintos, ou de beber aos que têm sede, ou se vestem os que estão nus, ou se visitam os que estão doentes ou na prisão, isso se faz como ao próprio Jesus (cf. Mt 25, 31-46).

Quando as dificuldades pareciam insuperáveis, São Judas lembrava-se que Jesus disse: “Haveis de ter aflições no mundo; mas tende confiança, Eu venci o mundo” (Jo 16, 33).

Oração

São Judas Tadeu, que sempre intercedes por mim em todos os problemas de difícil solução! Perante o desafio do apostolado, desta exigência de sair com a Igreja ao encontro de todas as periferias, o demónio quer semear em mim as tentações da tristeza, do medo e da fuga. Confio na tua intercessão, São Judas, capaz de alcançar de Jesus a resolução das causas desesperadas. Por isso a ti recorro, a fim de conseguir vencer aquelas tentações e ser capaz de pôr ao serviço da missão todos os talentos que recebi do Deus. Em especial, concedei-me a graça (faça-se aqui a petição particular…) que espero no sétimo dia da novena. São Judas Tadeu, associai à vossa intercessão a Sagrada Família, da qual fazes parte em virtude do Teu parentesco tão próximo com Jesus, Maria e José. Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Oitavo Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas, advogado em casos desesperados

São Judas, além de discípulo de Jesus, era Seu primo e amigo desde a infância. Esta estreita relação com o Senhor, não somente mudou sua vida, mas o credencia como um forte intercessor em nosso favor.

Com Jesus aprendeu que Deus é clemente e compassivo; que o Seu poder não tem limites; aprendeu também a não duvidar da sabedoria de Deus, nem desconfiar da Sua infinita misericórdia.

São Judas sabe que o desejo mais profundo dos homens do nosso tempo, tal como acontecia com os homens e as mulheres do seu tempo, é estar perto de Jesus, ser Seu amigo, sentir o conforto da Sua ternura e viver na certeza de que, sendo Ele Deus verdadeiro, tem todo o poder. São Judas ouviu Jesus dizer: “Não mais vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de Meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi, e vos destinei para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes em Meu nome, Ele vo-lo conceda” (Jo 15, 15-16).

“Que mal fiz eu para que isto me esteja a acontecer?”; “Senhor, porque me tratas assim, a mim que cumpro os meus deveres para contigo?”; “Que silêncio ensurdecedor… sempre Te escondes quando de Ti preciso, Senhor”. Não te reconheces nestas perguntas e nestes ditos?

São Judas acreditou naquilo que Jesus disse na Última Ceia: “Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei” (Jo 14, 14). E também O ouviu dizer: “[…] A Deus tudo é possível!” (Mc 10, 27). Por isso, a quem falta aquela fé inabalável de São Judas na presença de Deus e na Sua proximidade, é mais fácil dirigir-se Deus por intermédio de São Judas, um que foi assim como nós! Como Deus nos compreende… até Se aproximou de nós enviando-nos o Seu próprio Filho que Se fez homem, homem verdadeiro; Jesus, o Filho de Deus humanado, deu-nos Maria, Sua Mãe, como nossa Mãe; e deu-nos os santos como irmãos, amigos, intermediários, confidentes… mas é Deus Aquele que pode, é Deus que faz acontecer em nossas vidas tantas maravilhas, graça sobre graça! Agindo através de Nossa Senhora, deste e daquele santo, de São Judas Tadeu!

Oração

Glorioso Apóstolo São Judas Tadeu, pelo parentesco com a Virgem Maria e São José e pelo terno amor que professastes ao divino Mestre, não obstante teres o mesmo nome do discípulo traidor, te tornaste poderoso intercessor nosso junto de Jesus; humildemente te peço que, pelos teus merecimentos e intercessão, me alcances a graça da perseverança no amor a Deus durante a vida e na hora da morte, e, assim, convosco e com todos os eleitos do Senhor, ame e louve a Deus por toda a eternidade; rogo-te ainda que me alcances de Jesus aquela graça que d’Ele espero no oitavo dia da novena (indicar a graça desejada…). Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Nono Dia icon-mostrar-texto.png icon-ocultar-texto


Meditação: São Judas amou a Igreja

São Paulo, ensina: “Portanto, não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra angular desse alicerce. É n’Ele que toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo, no Senhor. N’ Ele, o edifício inteiro, bem ajustado, cresce para ser um templo santo no Senhor (Ef 3, 20-21). Daí podermos dizer que São Judas, por chamamento de Jesus, é com Jesus e com os Doze, fundador e fundamento da Igreja.

Como tal, por onde passasse, São Judas organizou, com os que aderiam à sua pregação, aceitando Jesus nas suas vidas, comunidades onde todos viviam em comunhão e partilhavam o que tinham consoante as necessidades de cada um. “Frequentavam em perfeita harmonia o templo e, distribuindo o pão pelas casas, comiam com alegria e simplicidade de coração” (Act 2, 46).

São Judas trabalhou pela experiência da comunhão na Igreja. Foi um dos modelos com quem São Paulo aprendeu o que ensinou: Todos somos o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um dos Seus membros (cf 1Cor 12, 27). Sendo assim, “já não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há homem nem mulher; todos somos um só em Cristo Jesus” (Gal 3, 28).

Jesus prometeu aos Apóstolos que lhes enviaria o Espírito Santo, O Espírito da Verdade, que os há de guiar no caminho da Verdade total (cf. Jo 16, 13). No Pentecostes, estando todos juntos no mesmo lugar, com Maria, Mãe de Jesus, de repente veio do céu um estrondo, como o do vento que sopra impetuoso, que encheu toda a casa onde estavam. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar várias línguas (cf. Act 2 1-4). Eles, vencendo o medo começaram a pregar com entusiasmo, sabedoria e convicção.

O Senhor chama-te a ser pedra viva da Sua Igreja, bem ajustada a Jesus e aos Apóstolos. Como? Fazendo a unidade, partilhando os dons que Deus te concedeu, comprometido na missão, colocando-te ao serviço dos irmãos. Porquê eu? Serei capaz? Na força do Espírito Santo, deves superar os medos e o egoísmo, para entrares na construção da, que não vive para si própria, mas para continuar a missão de Jesus. A vontade de Jesus é que, como Ele e o Pai são um só, também nós sejamos um só, dispostos a dar a vida pelo Reino. São Judas é um excelente intercessor junto de Jesus, mas é, sobretudo, um exemplo para todos nós: pelo seu amor ao Senhor, e como construtor da Igreja.

Oração

Ó, glorioso Apóstolo São Judas, eu te saúdo através do Sagrado Coração de Jesus. Através deste divino Coração, eu louvo e agradeço a Deus todas as graças que Ele te concedeu, especialmente ter-te feito fundamento da santa Igreja que regaste com o teu próprio sangue, no martírio. Humildemente prostrado diante de ti, eu te imploro, através desta oração, que me ensines a amar a Igreja, a pôr em prática tudo que ela manda através daqueles que são hoje os sucessores dos Apóstolos, a trabalhar com humildade e empenho na seara do Senhor, segundo a minha própria vocação. São Judas, já que te foi concedido por Jesus o privilégio de ajudar nos casos desesperados e de difícil solução, alcança-me a graça que espero alcançar neste último dia da novena (formular o pedido…). Amem.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória


Basílica dos Mártires, 19 de outubro,
na preparação espiritual da Festa de São Judas Tadeu.
Meditações do Cónego Armando Duarte