NOVENA A NOSSA DA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO
de 29 de novembro a 7 de dezembro
Orações Iniciais para todos os dias da novena
✞ Pelo sinal da Santa Cruz, ✞ livre-nos Deus Nosso Senhor ✞ dos nossos inimigos. ✞ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor.
V/. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
R/. E renovareis a face da terra.
Oremos
Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer as coisas retas e gozar sempre das Suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.
Ato de Contrição
Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e detesto-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.
Oração preparatória
Virgem Senhora Imaculada Mãe de Deus e Rainha do povo português (também do mundo inteiro), aqui estamos reunidos para implorar a vossa proteção e auxílio. Reconhecemos e louvamos o vosso singular privilégio de Virgem Imaculada, concebida sem pecado original desde o primeiro instante do vosso ser.
Humildes e confiados pedimos a vossa proteção e ajuda para todos nós, para as nossas famílias e para a nação portuguesa de quem sois a Celeste Padroeira.
Unidos em espírito aos fiéis que por toda a parte Vos honram, bendizem e amam, suplicamos à vossa Bondade e Misericórdia que nos alcanceis do vosso Divino Filho a paz, a salvação eterna e o dom de vivermos sempre e morremos na Graça de Deus. Amem.
Meditação do 1º dia
A IMACULADA CONCEIÇÃO
Todos nós viemos ao mundo com a alma em trevas, estranhos à família de Deus. Fomos lavados dessa mancha, nas águas do Batismo e regenerados nelas para a vida da Graça. Disse Jesus a Nicodemos: "Em verdade vos digo que quem não renascer por meio da Água e do Espírito Santo não poderá entrar no Reino de Deus." Essas palavras são verdadeiras para todas as criaturas mesmo para os maiores de entre os Santos. Até eles nascem manchados na alma. Houve uma única excepção: foi Maria.
Jamais o pecado embaciou o espelho cristalino da Sua Alma. Foi concebida em Graça e Imaculada desde o primeiro instante do Seu ser. Só Ela é inteiramente pura e sem mancha entre os degenerados filhos de Eva. Por isso cantamos com a igreja:
Toda Sois formosa Ó Maria! Vós Sois a Glória da nossa Terra . Vós Sois a Honra do nosso povo.
As gerações hão-de passar e todas ao passar Vos proclamarão Bem-aventurada!
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 2º dia
A SENHORA DA CONCEIÇÃO, crença de sempre!
A Igreja sempre acreditou na Conceição Imaculada de Maria, mas só a 8 de dezembro de 1854 o Papa Beato Pio IX a definiu ou declarou verdade da Fé.
Ao fazê-lo, o Papa não inventou nenhuma doutrina, declarou apenas, com a sua suprema e infalível autoridade, que esta verdade foi revelada por Deus.
No decurso dos tempos descobriu a Igreja que o Senhor tinha revelado a Conceição sem mancha de Maria. Lembremos o pecado e o castigo de Adão e Eva. Deus amaldiçoou a serpente com estas palavras: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela; esta te esmagará a cabeça enquanto tu te lançarás contra o seu calcanhar." (Gen 3, 14-15)
Se Maria não fosse Imaculada e tivesse sido atingida pelo pecado, não teria sido perpétua essa inimizade, visto que o pecado é um acto de amizade com o demónio.
Por isso canta com entusiasmo o nosso povo:
Esmagaste Ó Virgem Santa,
Toda bela e Imaculada,
A cabeça envenenada
Do dragão enganador !
O dragão enganador é satanás, e quem lhe esmagou a cabeça foi Maria, unida ao Seu Divino Filho, Jesus.
TESTEMUNHO: São Maximiliano Kolbe e a Virgem Imaculada
São Maximiliano teve a portentosa atividade Apostólica, toda ela baseada num grande amor à Virgem Imaculada.
Este grande Santo um dia escreveu: "Com a ajuda da Imaculada vencer-te-ás e contribuírás muitíssimo para a salvação dos outros. Deixa-te conduzir pelas Suas mãos Imaculadas. Sê Seu instrumento. Confia-Lhe todas as tuas empresas e ELA atuará!
São Maximiliano Kolbe no fim da sua vida, pouco antes da guerra, dizia profeticamente: "Haveis de ver um dia a imagem da Imaculada no centro de Moscovo, no mais alto ponto do Kremlin! Mas antes que isso aconteça, temos de passar por uma prova de sangue."
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 3º dia
SALVÉ NOBRE PADROEIRA
Desde os princípios da Fundação de Portugal que houve entre nós manifestações de devoção ao privilégio da Conceição Imaculada de Maria.
Foi porém a Dom João IV, (nas cortes em Lisboa, de dezembro de 1645 a março de 1646), que Portugal ficou a dever a graça de Nossa Senhora da Conceição ser declarada defensora e protectora nacional: A PADROEIRA DE PORTUGAL.
Por escrito ficou declarado o seguinte propósito:
" (...) Prometemos e juramos confessar e defender sempre, e se necessário dar a vida, que a Virgem Maria Mãe de Deus, foi concebida sem pecado original!".
O Secretário de Estado leu em voz alta a provisão Régia e por fim a fórmula do juramento que Dom João IV, ajoelhado diante do Altar foi repetindo!
Assim a Virgem Imaculada era declarada Senhora e Rainha de Portugal. O rei transferiu desta forma para Nossa Senhora o poder e o domínio de que gozava.
E desde essa altura mais nenhum Rei em Portugal colocou a Coroa na cabeça pois esse direito pertencia apenas à Virgem Imaculada!
O povo da Terra de Santa Maria com o amor filial e reconhecido, viu colocar aquela preciosa coroa e com ela cingir a fronte da imagem de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Como Mãe e Rainha Lhe presta culto no Seu solar de VILA VIÇOSA. Neste país abençoado onde se experimenta o Seu prodigioso patrocínio, onde todos sentimos mais de perto o Seu Coração Imaculado a pulsar de imensa ternura maternal por nós mas também pelos Seus filhos do mundo inteiro.
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 4º dia
AVÉ, CHEIA DE GRAÇA!
Quando o Arcanjo Gabriel, mensageiro do Altíssimo, desceu do Céu e entrou naquela humilde casa de Nazaré, saudou com estas palavras a Virgem que ali habitava: "AVÉ, CHEIA DE GRAÇA!".
O que Deus saúda em Maria, o que A torna digna de todo o louvor e objeto das complacências do Senhor, não são as Suas qualidades humanas, a Sua inteligência, a Sua formosura, o Seu encanto... mas a Graça: Avé, Cheia de Graça!
A Graça habita n'Ela em plenitude, confunde-se com Ela, é a Sua identidade. A Graça exclui não só pecado original, mas também qualquer outro pecado, falta ou imperfeição.
Mas o que é Graça?
A Graça santificante é a vida própria de Deus infundida em nossas almas no Batismo!
Esta misteriosa e espantosa realidade deu-a Nossa Senhora a conhecer aos Pastorinhos logo na primeira aparição de Fátima. Depois de lhes ter anunciado as provações que os aguardavam, a Virgem acrescentou:
"Ides pois ter de sofrer muito, mas a Graça de Deus será o vosso conforto."
Escreve Lúcia: "Ao pronunciar estas palavras - a Graça de Deus - Nossa Senhora abriu as mãos comunicando-nos uma luz muito intensa, como um reflexo vindo d'Ela, penetrando-nos no peito e no mais íntimo da alma, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, mais claramente que nos vemos no melhor dos espelhos."
Francisco dizia: "Nós estávamos a arder naquela LUZ que é DEUS e não nos queimavamos."
O que os Pastorinhos de Fátima viram é precisamente o que a teologia nos ensina: a Graça é a vida de Deus, é o próprio Deus no mais íntimo das nossas almas.
A habitação de DEUS neles era para os videntes tão real como a visão de Nossa Senhora: "Gostei muito de ver o anjo - disse Francisco, - mas gostei ainda mais de ver Nossa Senhora... mas do que gostei mais de ver, foi NOSSO SENHOR naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito."
É esta maravilha da Graça: torna a alma tão luminosa e bela que Deus encantado vai morar no seu interior!
Seja também esta a nossa resolução: não profanar o Templo que somos (diz São Paulo, somos Templo do Espírito Santo), mas respeitar O Hóspede Divino que trazemos em nós.
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 5º dia
MÃE PURÍSSIMA
Pureza é a ausência do mal e de todo o pecado, a luz da alma. " DEUS é luz e n'Ele não há treva alguma." (1a Jo1, 3.)
Os puros refletem a luz de Deus, são transparentes! Onde se poderá encontrar uma criatura que possa dizer: eu, à semelhança de DEUS, sou só Luz, sou imagem viva da Sua infinita pureza?
Não há outra, a não ser Maria! Todos nós nascemos com a alma nas trevas, sem a luz da Graça; todos durante a vida caímos em faltas, apagamos ou diminuímos o reflexo da Luz recebida no Batismo. Além de Jesus Cristo, por natureza igual a nós exceto no pecado, há uma criatura que, por graça de Deus, nunca foi embaciada pelo pecado.
Essa criatura, retrato perfeitíssimo do Senhor, é Maria, Sua Mãe. Maria é Mãe Puríssima, Castíssima, IMACULADA, sempre Virgem, são perfeições constitutivas do Seu caráter, distintivas da Sua fisionomia peculiar.
Por isso, a chamamos a Virgem, a Virgem Santíssima, a Rainha das Virgens,
pura no rosto,
pura nos olhos,
pura nos lábios,
pura no coração,
pura na alma,
pura na vida e na morte,
pura na Sua maternidade,
pura na Sua Conceição,
pura no Seu nascimento!
A Mãe de Deus gosta de conceder esta virtude da pureza aos Seus filhos amados. Escutemos o Papa Pio XII:
"Para conservar e fomentar a castidade perfeita, existe um meio que a experiência dos séculos mostra ter valor extraordinário: é a sólida devoção a Nossa Senhora! Quem a cultiva sincera e profundamente é levado a vigiar e a orar e aproximar-se do tribunal da penitência e da Sagrada mesa. Por isso, exortamos os sacerdotes, os religiosos e religiosas a colocarem-se debaixo da Proteção da Augusta Mãe de Deus que, como afirma Santo Ambrósio é "Mestra da Virgindade" e de um modo especial a Mãe poderosíssima das Almas consagradas a Deus.
Os Santos que particular devoção consagraram a Maria, conseguiram mais facilmente manter-se puros e guardar a virtude da cartidade.
Exclama também o Papa Paulo VI: "Nós precisamos de olhar para Maria, de fixar a Sua beleza Imaculada, para curar os nossos olhos feridos, como que cegos, pelas enganadoras imagens deste mundo."
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 6º dia
LOURDES, AS APARIÇÕES DA IMACULADA
Em 1858 a Mãe de Deus apareceu a uma menina de 14 anos chamada Bernardete, na Gruta de Massabielle, nos arredores de Lourdes, em França.
Estas aparições tiveram grande repercussão no mundo inteiro.
Diz -nos Bernadette:
"Dirigi o olhar para a Gruta e numa das aberturas do rochedo vi um arbusto que se agitava como se estivesse muito vento.
Quase ao mesmo tempo saiu do interior da Gruta uma nuvem dourada e logo a seguir uma SENHORA NOVA E BELA, como eu nunca tinha visto nenhuma!
Logo olhou para mim, sorriu-me e fez-me sinal para que eu me aproximasse, como o faria se fosse a minha mãe.
Sem saber o que fazia, peguei no terço e ajoelhei-me.
A SENHORA aprovou com um sinal de cabeça, e passou para os dedos um Rosário que trazia no braço direito. Quando eu quis começar a rezar e levantar a mão à testa para me benzer, o meu braço ficou como que paralisado.
Só depois da SENHORA fazer o sinal da cruz, é que eu o pude fazer também...
A SENHORA deixava-me rezar sozinha enquanto Ela apenas passava as contas pelos dedos, sem falar... só no fim de cada dezena dizia comigo «Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.» Depois, a SENHORA desviou por uns instantes de mim o Seu olhar, como que olhando o vazio... Quando voltou a fixá-lo em mim, perguntei-lhe o que a entristecia e Ela respondeu-me: "Rezai pelos pecadores e pelo Mundo tão revolto."
Na oitava Aparição, disse a a mensageira do ALTÍSSIMO : "PENITÊNCIA, PENITÊNCIA, PENITÊNCIA!"
Na nona aparição a SENHORA disse-me: "Vai beber à fonte e lavar-te nela."
Fez -me sinais com o dedo e mostrou-me o sítio da Fonte. Para lá me dirigi.
Assim despontou "a água Milagrosa" de Lourdes, que tantos prodígios tem operado desde então!
Disse a Virgem Imaculada à pequena vidente:
"Beija a terra em penitência pelos pecadores".
Na 13ª aparição pediu Nossa Senhora: "Vai dizer aos Sacerdotes que me levantem aqui uma Capela, e que tragam aqui o povo em peregrinação."
Teria vindo a Mãe de Deus ao encontro dos Seus filhos, se não como Mensageira do Perdão e da Esperança? "Todos os que tendes sede vinde às águas e recebereis a Salvação do Senhor."
A esta fonte onde Bernadette foi a primeira a beber e lavar-se, afluirão todas as misérias da alma e do corpo.
"Fui aí ter, lavei-me e vi" (Jo 9, 2)... poderá responder como o cego do Evangelho, todo o peregrino que reconhece e agradece estas bênçãos. Como para as multidões que se comprimiam junto a JESUS, a cura das chagas físicas acontecia em simultâneo com a manifestação do poder que Ele tem de perdoar os pecados (MC 2,10), assim acontece também em Lourdes: junto à gruta bendita, a VIRGEM IMACULADA convida-nos, em nome do Seu DIVINO FILHO, à conversão do coração e à esperança do perdão
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 7º dia
EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO
No dia 25 de Março, festa da Anunciação, muito cedo, Bernadette, a vidente de Lourdes, dirigiu-se para a gruta. NOSSA SENHORA antecipou-Se... "Quando me ajoelhei diante da Senhora, pedi-lhe perdão por ter chegado tarde; sempre boa para mim, fez-me sinal com a cabeça que não tinha nada a desculpar-me.
Depois de Lhe ter dito tudo o que o meu coração me ditava peguei no terço e enquanto rezava, persistentemente assaltava-me o desejo de pedir à SENHORA que me dissesse o Seu nome. Mas receava ser importuna, fazendo de novo a pergunta que já havia ficado sem resposta mais de uma vez...
A SENHORA estava de pé sobre a roseira. Quando pela
terceira vez Lhe perguntei o Seu nome, tomou um ar grave e humilde. Em seguida juntou as mãos, ergueu-as... Olhou para o Céu.. depois, separando lentamente as mãos e reclinando-se para mim, deixando tremer um pouco a voz disse-me:
«EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO»".
Estava finalmente desvendado o mistério da gruta! E em que dia !!!
Precisamente no mesmo dia bendito em que o Arcanjo São Gabriel veio da parte do Altíssimo anunciar a vinda do Redentor, saudando a "Cheia de Graça" isto é, a Imaculada, a Mulher que, segundo a promessa feita aos nossos primeiros pais, haveria de esmagar a cabeça da serpente maldita.
Que feliz coincidência e que motivo de Esperança para todos nós!
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 8º dia
A MEDALHA DA IMACULADA
Santa Catarina Labouré, a humilde religiosa a quem Nossa Senhora das Graças apareceu, deixou escrito:
"A SENHORA tinha um rosto tão belo e formoso que me é impossível descrever toda a Sua beleza. Estava de pé, vestida com um vestido de seda cor de branco aurora. Um véu azul que descia até aos pés, cobria-lhe a cabeça... as mãos estenderam-se por terra enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas, mais belas umas que as outras; umas maiores e outras mais pequenas jorrando feixes de luz em todas as direções... A Santíssima Virgem disse: "Estes raios simbolizam as Graças que derramo sobre as pessoas que mas pedem. As pedras que não emitem raios, são as Graças que se esquecem de me pedir.
Formou-se então em volta de Nossa Senhora um quadro oval em que se liam em letras de ouro estas palavras : "Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!"
A jaculatória que Nossa Senhora ensina e que manda cunhar na Medalha Milagrosa, é uma definição tão clara, breve e exata da Imaculada Conceição que só do Céu poderia vir...
"Concebida sem pecado," quer dizer, ilibada do pecado desde o primeiro instante do Seu Ser, isto é, Imaculada na Sua Conceição.
Tantas Graças que Maria concede por esta pequena oração e pela medalha em que está gravada, não serão um sinal do desejo que Nossa Senhora tem de que honremos este privilégio tão querido ao Seu coração?
Lembremos ainda o que o MENINO JESUS disse à Irmã Lúcia, ao pedir a Reparação dos 5 primeiros sábados, pelas ofensas feitas ao Imaculado Coração de Maria.
“Dia 10 de dezembro de 1925, apareceu à Irmã Lúcia, a SANTÍSSIMA VIRGEM e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um MENINO que lhe disse :"Tem pena do coração da Tua Santíssima Mãe que está coberto de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam sem haver quem faça um acto de reparação para os tirar".
Passado alguns dias, numa noite em que a Irmã Lúcia estava em oração na Capela, JESUS revelou-lhe o porquê dos cinco primeiros sábados e como a vivência desta espiritualidade Lhe agrada e atrai sobre nós a Sua misericórdia. Jesus disse-lhe : “Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfémias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria (destacamos a primeira):
1 – As blasfémias contra a Sua Imaculada Conceição; (...)
Meditemos nestas palavras.
(Terminemos este dia com as orações finais)
Meditação do 9º dia
O PRIVILÉGIO DA IMACULADA
O Anjo chama a Maria "a Cheia de Graça"!
Deus assim quis... Maria, escolhida para Mãe de Deus, deveria ser concebida sem pecado original. Nunca usou a Sua liberdade para pecar e foi isenta da culpa original. Ela é a cheia de graça, digna morada do Filho de Deus humanado!
"O SENHOR É CONVOSCO."
Com Maria está o ETERNO PAI que A escolheu para, no Seu ventre virginal ser gerado na carne, Jesus, o Filho de Deus.
Com Maria está o VERBO DE DEUS porque Ela é o sacrário vivo onde foi gerada no tempo da Encarnação a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, tomando carne da carne virginal de Maria e alimentando-se com o Seu sangue Puríssimo.
Com Maria está o ESPÍRITO SANTO, que a escolheu para Sua Mística Esposa. Por virtude da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade foi gerado em Maria o Corpo do nosso Divino Redentor!
O Senhor olhou para a "Sua humilde serva" e fez n'Ela "grandes coisas", para torná-la Sua digna morada.
E uma das maiores coisas foi iliba-lá de toda a mancha do pecado.
Por isso, "Me chamarão Bem-Aventurada todas as gerações."
Em 1830 Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina Labouré e ensinou esta jaculatória que mandou repetir e cunhar na Medalha Milagrosa:
"Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".
Em 1858 a Virgem Maria disse a Santa Bernadette em Lourdes: "EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO."
Amem!
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Lembrai-vos de que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
Rezar 3 Avé-Marias, seguidas da jaculatória:
V/. Ó Maria concebida sem pecado.
R/. Rogai por nós que recorremos a Vós!
Oremos: Senhor nosso Deus, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparaste para o Vosso Filho uma digna morada e a preservação de toda a mancha.
Concedei-nos por Sua intercessão a graça de chegarmos purificados juntos de Vós.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, Amem.
Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo,como era no princípio agora e sempre. Amem.