Santa Filomena em Portugal

Lugares de Culto

banner

Distrito de Vila Real

Igreja Matriz de Carlão

A localidade de Carlão é sede de freguesia no concelho de Alijó, no sudeste do distrito de Vila Real. A sua Igreja Matriz data do século XVIII, tendo a torre sineira sido erigida mais tarde, no início do século XX.
A Padroeira da Paróquia é Santa Águeda, cuja festa litúrgica se celebra a 5 de fevereiro. Na igreja está representada através de duas esculturas/imagens: uma, no exterior, colocada num nicho sobre a porta principal, a outra, no interior, no retábulo mor, do lado direito de Cristo Cruxificado.
A imagem de Santa Filomena encontra-se no primeiro retábulo do lado do Evangelho, isto é do lado esquerdo de quem entra pela porta principal, dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
É notável o paralelismo entre as jóvens Santas Águeda e Filomena: ambas pertencentes a famílias nobres e cristãs vivendo dentro do Império Romano onde ser-se cristão era crime severamente punível, cedo se entregaram a Cristo; devido à sua juventude e beleza física foram cobiçadas pelos poderosos de Roma que rejeitaram, sendo por isso repetidamente torturadas; miraculosamente curadas, foram de novo supliciadas e martirizadas até ao supremo sacrifício das suas curtas vidas.


Saiba mais sobre: Santa Águeda, Igreja Matriz de Carlão, Freguesia de Carlão.

Fotografias extraidas da obra "A IGREJA MATRIZ DE CARLÃO (ALIJÓ) ARQUITECTURA E ESPÓLIO RELIGIOSO NA ARTE RURAL TRANSMONTANA" da autoria de José António Moreira, António José Leandro e Duarte Lourenço Grabulho, aqui utlizadas com autorização prévia e expressa dos seus autores.

Capela de Santa Filomena e Nossa Senhora de Fátima, Montalegre

Esta pequena capela encontra-se na aldeia de Azevedo, que pertence à localidade de Cabril, no concelho de Montalegre. É um ponto de fé e devoção para a comunidade local. Dedicada a duas figuras importantes da tradição católica, Santa Filomena e Nossa Senhora de Fátima, a capela serve como um espaço de recolhimento e oração. A sua presença na aldeia reflete a importância da fé e das tradições religiosas na vida das gentes do Barroso, oferecendo um vislumbre da cultura e dos valores enraizados nesta região.


Fontes: texto: https://www.vaiver.com/