Santa Filomena em Portugal

Lugares de Culto

banner homepage_icon

    Distrito de Beja

Convento de Nossa Senhora da Conceição, Almodôvar

Nas instalações deste antigo convento funcionam atualmente os serviços do "Fórum Cultural de Almodôvar" iniciativa da Autarquia local que meritoriamente resgatou o edifício de uma provável ruina, tal o estado de degradação em que se encontrava, para ali criar um notável espaço de lazer e arte.
Recuando no tempo, sabe-se que neste local existiu desde o século XVII uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição que mais tarde foi ampliada dando lugar ao Convento, pertencente à Ordem Terceira de S. Francisco.
No século XIX, na sequência da extinção das ordens religiosas, foi o Convento encerrado passando os seus bens para posse do Estado. Seguiu-se um período de utilização do espaço por diversos organismos públicos e particulares enquanto simultaneamente se verificava uma grave degradação do edifício que quase o levaria ao colapso.
Perante este facto, em boa hora e numa atitude louvável, decidiram os autarcas de Almodôvar intervir numa atitude positiva não só recuperando as instalações como ainda adaptando-as para melhor disponibilidade a bem das populações, decorria o ano de 2013.
Um belo exemplo a seguir por outras Autarquias, assim lhes sejam dadas as condições para tal.
Este Convento está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.
A parte da Igreja continua cedida à Paróquia local, sendo seu orago Santo Ildefonso cuja festa litúrgica se celebra no dia 23 de janeiro.
Uma linda escultura/imagem de Santa Filomena encontra-se no altar frontal do lado da Epístola. Possa a jovem Princesa continuar a proteger o bom povo alentejano.


Fontes: texto: www.patrimoniocultural.gov.pt, www.cm-almodovar.pt
Fotos da imagem de Santa Filomena, gentilmente cedidas pelos serviços de Turismo da Câmara Municipal de Almodôvar, com os nossos agradecimentos, de um modo especial, pela sua simpatia e disponibilidade, à Dra. Felisbela Guerreiro, responsável pelo Património Histórico e Museulógico do Concelho de Almodôvar.
Foto da igreja: website oficial da Câmara Municipal de Almodôvar, com a devida vénia.