Santa Filomena em Portugal

Festividades em 2019

banner homepage_icon

25 de maio

Celebração do reencontro do sacro corpo de Santa Filomena

Lisboa, Basílica dos Mártires

Ao contrário do que tem sido habitual, este ano esta comemoração teve lugar na Basílica dos Mártires, iniciando-se às 17H30 com orações diversas e bênção, seguindo-se a Santa Missa às 18H30 durante a qual o Rev. Cónego Armando Duarte procedeu à investidura dos membros fundadores do recém criado Centro de Confraternidade de Santa Filomena.

DirecaoCCSF.jpg

Ladeando o Rev. Cónego Armando Duarte,
os membros fundadores do Centro de Confraternidade de Santa Filomena:
Carlos Oliveira, João Cristóvão, Ana Maria Dias; Filomena, Augusta Viegas, David Gil e Helena Gomes
Ausentes na foto: Jenipher e Carlos Mourão



Paróquia de Covões, Cantanhede

Nesta paróquia onde a população é bastante afeiçoada à devoção a Santa Filomena, as celebrações relativas ao reencontro dos restos mortais de jóvem Virgem e Mártir tiveram lugar na Capela da Camarneira com Missa às 18H00, celebrada pelo Rev. Pe. Henrique Maçarico.

images/separador-horiz.png

20 de junho: Lisboa

Procissão do Corpo de Deus

Na quinta-feira a seguir à Santíssima Trindade, celebra-se a Eucaristia! Neste dia Solene do Corpo de Deus, data oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, os Católicos expressam a sua Fé adorando e venerando a Santíssima Eucaristia. Corpo e Sangue de Cristo para remissão da Humanidade.
/ Este dia dedicado a Jesus Cristo, é celebrado condignamente em várias cidades portuguesas. Todavia, as fotografias que vos apresentamos são de algumas ruas de Lisboa por onde passou a sumptuosa Procissão do Corpo de Deus, presidida pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente. Milhares de pessoas encheram neste dia 20 de Junho de 2019, as artérias da Baixa de Lisboa, visitadas pela Procissão, testemunhando e vivenciando a sua Fé.
Mas, entre centenas de estandartes representativos da devoção das várias freguesias do Concelho de Lisboa, houve um em particular que suscitou várias exclamações ao longo do percurso: o de Santa Filomena!
/ Carregado e ladeado, alternadamente, pelos membros fundadores da Confraternidade de Santa Filomena, sediada na Basílica dos Mártires e tendo como Director Espiritual o Reverendo Cónego Armando Duarte, o estandarte com a imagem de Santa Filomena integrou o grupo das Irmandades das Paróquias do Chiado tendo saído pela 1ª vez em Procissão.
Perante a admiração de muita gente, a nossa Princesa Celestial ia passando vaidosa e terna, orgulhosa e doce, partilhando as flores da calçada portuguesa que, generosamente, perfumavam e coloriam o caminho a trilhar. Quando ouvia uma voz dizendo baixinho em tom de surpresa “Olha, Santa Filomena”, ela sorria subtilmente do alto do seu mastro e sussurrava para Deus “Alguma vez deixei de ser a Tua filha querida?”
Pois é! Tantos devotos que deixaram de o ser por incredulidade, obediência ignorante a uma Instrução eclesiástica ambígua, incompreensível, infundada, aberrante. A grande Taumaturga Filomena ergueu-se novamente para a luz do dia com mais força e altivez mas com o mesmo amor para com a sua família Filomeniana e o mesmo poder de intercessão junto de Deus Pai!
Segura da sua Luz Divina, possa ela iluminar os nossos caminhos e conduzir-nos ao amor de Cristo e Maria!


Desejando, pode ver mais fotografias.


images/separador-horiz.png

30 de junho: Caneças

Festas em Honra de São Pedro

Canecas,Cartaz2019

Mais uma vez se realizaram as festas populares por ocasião do dia dedicado a São Pedro, Padroeiro de Caneças.
Para além da componente lúdica também se efetuaram as cerimónias religiosas com Missa solene em honra do Santo Padroeiro às 16H30, seguida de grandiosa procissão na qual Santa Filomena, cuja devoção é muito difundida na zona, marcou presença com o estandarte e um lindo andor com a sua imagem.

Canecas,20190630(2).jpg Canecas,20190630(3).jpg Canecas,20190630(4).jpg
images/separador-horiz.png

4 a 7 de julho: Soure, Coimbra

Festas em Honra da Rainha Santa Isabel

Soure 2019(1)

Tiveram lugar nesta vila as festas em honra da Rainha Santa Isabel que aqui se realizam de dois em dois anos, alternando com a vizinha cidade de Coimbra.
O ponto alto das festividades foi a procissão solene, no domingo dia 7, com início às 17H00 na Capela da Irmandade de São Francisco e da Rainha Santa, incorporando os andores da Rainha Santa Isabel, São Francisco, Santa Filomena e Santa Luzia, percorrendo algumas artérias da vila e passando pela Igreja Matriz onde é feita a saudação da Rainha ao Patrono, São Tiago.
Soure 2019(2) Destaque para as ruas profusamente enfeitadas com o empenho dos moradores e admiradas por milhares de pessoas que visitaram a vila de Soure nesse fim-de-semana.

Soure 2019(3)

Fotos obtidas na página do facebook da Biblioteca Municipal de Soure, consultada em 8/7/2019, publicadas com autorização dos respetivos responsáveis. Os nossos agradecimentos.

images/separador-horiz.png

De 2 a 4 de agosto: Aldeia de Netos, Figueira da Foz

Festas em Honra da Divina Misericórdia e de Santa Filomena

Cartaz das Festas de Netos

O ponto alto destas festas, na sua componente religiosa, aconteceu no domingo dia 4 às 17H00, com missa solene e procissão de andores na qual se incluiu o de Santa Filomena, percorrendo as principais artérias da povoação de Netos.

Foto obtida na página do facebook da Associação de Moradores de Netos e Queridas, consultada em 8/7/2019, publicada com autorização dos respetivos responsáveis. Os nossos agradecimentos.

images/separador-horiz.png

De 2 a 5 de agosto: Casal do Lobo, Coimbra

Festas em Honra de Santa Filomena e S. Francisco de Assis

CasalDoLobo-Cartaz2019

As cerimónias religiosas tiveram lugar no domindo dia 4, presididas por Rev. Frei Pedro e delas constou a Santa Missa às 16H00 seguida de procissão com os andores dos Santos Padroeiros Santa Filomena e São Francisco de Assis.

images/separador-horiz.png

10 de agosto: Basílica dos Mártires, Lisboa

Festa de Santa Filomena

BasMartires,Cartaz2019.jpg

As cerimónias foram presididas pelo Prior, Rev. Cónego Armando Duarte, tendo-se iniciado às 15h00 com recitação, entre outras orações, da Coroinha de Santa Filomena e do Terço Mariano, seguindo-se às 16h30 a Missa Solene com a investidura dos novos membros da Confraternidade de Santa Filomena.
NovosMembros.jpg No final da missa, bênção com a relíquia de Santa Filomena com entoação simultânea do seu hino. SantaFilomena,BasilicaDosMartires-20190810

images/separador-horiz.png

10 de agosto: Covões, Cantanhede

Missa em Honra de Santa Filomena

IgrejaDeCovões(int).jpg

Tiveram lugar as celebrações do Martírio de Santa Filomena, tendo sido rezada Missa Solene na Igreja Matriz às 18h, com a distribuição do Óleo de Santa Filomena para os enfermos e atribulados, bênção com as suas Relíquias e orações pelas intenções dos presentes e de todos aqueles que as quiseram deixar.

images/separador-horiz.png

10 de agosto: Mouquim, Vila Nova de Famalicão

Cerimónias em Honra de Santa Filomena

CapelinhaDeSantaFilomena,Mouquim-int(2).jpg

Os devotos residentes e das localidades vizinhas juntaram-se a partir das 20H30 na Capelinha de Santa Filomena, na Rua da Bela Vista, numa homenagem à Virgem Mártir, demonstrando que, apesar de lhes terem raptado a imagem e arrasado a Capela, ninguém consegue retirá-la das suas preces e dos seus corações.

images/separador-horiz.png

11 e 12 de agosto: Moura da Serra, Coimbra

Festejos em Honra ao Divino Espírito Santo

(Missa em honra de Santa Filomena no dia 12, 2ª feira)

Nesta aldeia do concelho de Arganil tiveram lugar mais uma vez as festas em honra do Padroeiro nas quais se incluiu como habitualmente a missa em honra de Santa Filomena.


Domingo 11 de agosto, Missa Solene e Procissão
MouraDaSerra_2019(01) MouraDaSerra_2019(02)
Segunda-feira dia 12, Missa em Honra de Santa Filomena
MouraDaSerra_2019(03).jpg MouraDaSerra_2019(04)

Fotos amavelmente cedidas pela nossa colaboradora Susana Quaresma, cuja disponibilidade mais uma vez agradecemos.

images/separador-horiz.png

16, 17 e 18 de agosto: Paróquia do Mosteiro
Ilha das Flores, Açores

Festa de Santa Filomena

Igreja do Mosteiro

Estas festas realizaram-se, como é tradição, no terceiro fim-de-semana de agosto, na Igreja da Santíssima Trindade, matriz da Paróquia de Mosteiro, delas tendo constado:
Na sexta-feira: Confissões e Terço, seguindo-se a Missa em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem; sábado: Exposição do Santíssimo Sacramento e Eucaristia; domingo: o ponto alto das festas, com Eucaristia Solene em honra De Santa Filomena seguida de Procissão.

images/separador-horiz.png

25 de agosto: Paróquia de Norte Pequeno
Ilha de São Jorge, Açores

Festa em Honra de Santa Filomena

ErmidaDeSantaFilomena,FajaDaPenedia

A Festa em louvor da Santa Filomena, na ilha de São Jorge, Açores, celebrou-se como habitualmente no último Domingo de Agosto e constou de convívio no Sábado da Festa com uma refeição partilhada organizada pela Comissão e no Domingo, Eucaristia de Festa às 11 horas tendo-se seguido arrematações das dádivas dos devotos, procissão e, depois de tudo foram servidas as Sopas do Espírito Santo, refeição muito apreciada entre os Açorianos.

images/separador-horiz.png