Santa Filomena em Portugal

Festividades em 2018

banner homepage_icon

Índice por datas e locais
 « 

2 de abril: Caneças 27 de maio: Igreja de Santa Catarina, Lisboa 15 de julho: Aldeia de Netos, Figueira da Foz De 3 a 6 de agosto: Casal do Lobo, Coimbra 10 de agosto: Basílica dos Mártires, Lisboa 10 de agosto: Covões, Cantanhede 12 e 13 de agosto: Moura da Serra, Coimbra 17 a 19 de agosto: Paróquia de Mosteiro, Ilha das Flores, Açores 26 de agosto: Paróquia de Norte Pequeno, Ilha de São Jorge, Açores

  ☰
  Índice

2 de abril: Caneças

Procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário

Igreja de SaoPedro Canecas.png

A igreja Paroquial de S. Pedro de Caneças foi construída nos primeiros anos do Século XVIII tendo sido, parte da capela-mor, destruída com terramoto de 1755. Como não havia dinheiro para a sua reconstrução, a Irmandade do Santíssimo Sacramento solicitou autorização régia para a realização de uma feira franca cujos lucros reverteriam para as obras.
Sendo assim, a feira na época Pascal tem lugar há mais de 200 anos. Nela está inserida com particular destaque, a procissão em honra de Nª Senhora do Rosário com todas as imagens dos Santos que estão na igreja. Esta procissão percorre parte da vila de Caneças na tarde de 2ª feira a seguir ao Domingo de Páscoa e é acompanhada por várias entidades oficiais. A PSP e os Bombeiros de Caneças estão representados ao mais alto nível. A Câmara Municipal de Odivelas está sempre representada pelo seu Presidente, Dr. Hugo Martins.
Santa Filomena Caneças A imagem de Santa Filomena foi oferecida à igreja há 50 anos por uma devota e o seu estandarte há 15 anos. O andor de Santa Filomena é sempre dos primeiros a ficarem completos visto que, em Caneças, se concentra uma grande devoção à Princesa Celestial.
O Reitor do Seminário de Caneças, Pe Fernando André, é desde há 5 anos o Pároco da igreja de Caneças e conhece bem a maioria dos devotos de Santa Filomena dedicando-lhes toda a sua atenção.

Convidamos todos os devotos de Santa Filomena a juntarem-se a nós nesta grandiosa Procissão, em 2019, na 2ª feira, dia 22 de Abril, às 17 horas.
Venha conhecer a “Aldeia da Roupa Branca” e a devoção dos canecenses a Santa Filomena!

Santa Filomena, Caneças 1 Imagem de São Pedro, padroeiro de Caneças Santa Filomena, Caneças 2 Imagem de Nossa Senhora do Rosário,
em cuja honra é celebrada a festa da Páscoa
Santa Filomena, Caneças 4 Andor com a imagem de Santa Filomena Santa Filomena, Caneças 5 O estandarte de Santa Filomena, seguido do andor Santa Filomena, Caneças 6 Verso do estandarte de Santa Filomena

Texto e fotografias de Filomena Garcia, Coordenadora Responsável pela Arquiconfraria Universal de Santa Filomena em Portugal.

separador-horizontal

27 de maio: Igreja de Santa Catarina, Lisboa

Celebração do reencontro do corpo de Santa Filomena

Igreja Santa Catarina, Lisboa

Foi a 25 de Maio de 1802, nas catacumbas de Priscilla, Roma, que o túmulo de Santa Filomena foi descoberto e reconhecido como sendo de um Santo Mártir.
Todos os anos a data é celebrada na igreja de Santa Catarina, em Lisboa, no Domingo imediatamente a seguir a este dia.
No passado Domingo, dia 27 de Maio, o padre e pároco desta igreja, D. Pedro Boto, presidiu às Celebrações Eucarísticas em honra de Santa Filomena conjugando e dissertando, de forma única, sobre a Princesa Celestial e o Mistério da Santíssima Trindade que se celebrou no mesmo Domingo. A homilia eloquente de D. Pedro Boto prendeu-nos por alguns minutos às palavras do Evangelho e à vida de Santa Filomena.
A imagem jacente de Santa Filomena estava exposta destacadamente na base do Altar-mor, ladeada por flores vermelhas e brancas (símbolos do Martírio e da Pureza) magnífica e intencionalmente misturadas.
Foi também no mesmo ambiente de Paz, Serenidade e Fé que, após a Santa Missa, D. Pedro Boto deu a beijar a Relíquia Ex-indumentária da Princesa Celestial, oferecida há anos pelo Santuário de Santa Filomena (Mugnano del Cardinale, Itália) onde repousam os seus Restos Mortais.
Convidamo-lo/a desde já, a participar nestas Celebrações Eucarísticas no Domingo dia 26 de Maio de 2019, às 10 horas, na igreja de Santa Catarina (Calçada do Combro, Lisboa). Por certo, vai ficar deslumbrado/a ao visitar uma das mais belas e imponentes igrejas de Lisboa, cuidadosamente restaurada em 2005 com a chancela do pároco, D. Pedro Boto.
A Princesa Celestial Filomena ficará feliz com a sua presença.


Santa Filomena, Lisboa Santa Filomena, Lisboa Santa Filomena, Lisboa Santa Filomena, Lisboa Santa Filomena, Lisboa Santa Filomena, Lisboa

Texto de Filomena Garcia, Coordenadora Responsável pela Arquiconfraria Universal de Santa Filomena em Portugal.

images/separador-horiz.png

15 de julho: Aldeia de Netos, Figueira da Foz

Festas em Honra da Divina Misericórdia e Santa Filomena

Cartaz das Festas de Netos

A aldeia de Netos situa-se numa região onde a devoção a Santa Filomena é bastante profunda sendo a construção da capela dedicada à sua Padroeira uma evidência desse facto.
Mais uma vez se realizaram as festas anuais dedicadas à Divina Misericórdia e Santa Filomena, com missa às 11H00 seguindo-se a procissão com os andores de Cristo da Misericórdia, Nossa Senhora da Rosário de Fátima, Santa Filomena e Nossa Senhora das Dores cerimónias dirigidas pelo Sr. Padre Nuno Fileno, em que marcaram presença massiva os residentes bem como os inúmeros visitantes que aqui se deslocaram.

FestaDeSantaFilomena-AldeiaDeNetos_2018(1) FestaDeSantaFilomena-AldeiaDeNetos_2018(2)

Fotografias gentilmente cedidas pela Associação de Moradores de Netos e Queridas, com os nossos melhores agradecimentos

images/separador-horiz.png

De 3 a 6 de agosto: Casal do Lobo, Coimbra

Festas em Honra de Santa Filomena e S. Francisco de Assis

Cartaz das Festas de Casal do Lobo

Foto do cartaz obtida na página do facebook da Comissão de Festas de Casal do Lobo 2018, com a devida vénia.

images/separador-horiz.png

10 de agosto: Basílica dos Mártires, Lisboa

Festa de Santa Filomena

Cartaz Basilica Dos Martires

Neste dia, mais uma vez a família Filomeniana da área de Lisboa se juntou na Basílica dos Mártires para as comemorações da festa da Santa da sua devoção.
As cerimónias, dirigidas pelo Rev. Cónego Armando Duarte, tiveram início às 17H30, com orações diversas, como o Terço ou Coroinha de Santa Filomena, a sua Ladainha, o Terço comum, terminando com a Bênção do Santíssimo.
Seguiu-se a missa solenizada culminando com o emocionante Hino de Santa Filomena entoado em coro, enquanto era dada a beijar aos fiéis presentes a relíquia da jovem Santa.


Santa Filomena, Basilica Dos Martires Santa Filomena, Basilica Dos Martires Santa Filomena, Basilica Dos Martires

Rogai por nós, Santa Filomena.

Santa Filomena, Basilica Dos Martires

"Virgem Mártir, Celeste Princesa, Terna Esposa de Cristo Jesus"

Santa Filomena, Basilica Dos Martires

Apesar de ser dia de semana, os devotos de Santa Filomena compareceram a homenagear a sua jovem Santa.

Santa Filomena, Basilica Dos Martires

Cónego Armando Duarte, Prior da Paróquia dos Mártires, presidiu às cerimónias.

Santa Filomena, Basilica Dos Martires

Filomena Garcia (Coordenadora da Arquiconfraria Universal de Santa Filomena em Portugal) fez a 1ª leitura.

Santa Filomena, Basilica Dos Martires

David Ruela, com a sua magnífica voz de barítono, entuou os cânticos e regeu o coro.

Santa Filomena, Basilica Dos Martires

Teresa Fonseca, organista titular da Basílica Dos Mártires, preencheu virtuosamente a igreja e os nossos corações com as sonoridades do excelente órgão da Basílica.


Veja o vídeo com o Hino de Santa Filomena:


images/separador-horiz.png

10 de agosto: Covões, Cantanhede

Missa Solene em Honra de Santa Filomena na Igreja Matriz

SantaFilomena,Covoes

Horário das Cerimónias presididas pelo Prior, Rev. P. Henrique Maçarico:
- 14h00: Exposição Solene do Santíssimo Sacramento,
              Recitação do Tercinho de Santa Filomena e sua Ladainha,
              Consagração e Bênção do Santíssimo.
- 14h30: Santa Missa. Unção com o Óleo de Santa Filomena.

images/separador-horiz.png

12 e 13 de agosto: Moura da Serra, Coimbra

Festejos em Honra ao Divino Espírito Santo

(Missa em honra de Santa Filomena no dia 13, 2ª feira)

Cartaz Moura da Serra

Moura da Serra é uma aldeia do concelho de Arganil no Distrito de Coimbra, onde também a devoção a Santa Filomena é bastante divulgada e profunda.
A construção da capela dedicada à Princesa Celestial data de 1927 tendo sido a sua escultura/imagem aquirida ainda antes.
Aqui, nas festas anuais em honra do Divino Espírito Santo, Orago da Paróquia, tem Santa Filomena uma participação bastante significativa.
Cumprindo a tradição, o dia de domingo começa com uma ida dos homens da terra e visitantes, acompanhados pela banda, à Capela de Santa Filomena de onde trazem para a Igraja Matriz o andor da jovem Santa magnificamente enfeitado pelas gentes da terra. Segue-se a missa solene e logo após, a procissão em que o referido andor se integra.
Na segunda-feira seguinte tem lugar, na Capela de Santa Filomena, uma missa em ambiente campal que assim tem de ser devido ao facto de as dimensões da capela serem exíguas para o grande números de fiéis que aqui afluem a demonstar a sua devoção. Segue-se um leilão dos bens oferecidos pela população cuja receita reverte a favor das obras e beneficiações da capela.

Reportagem fotográfica de Susana Quaresma


Domingo 12 de agosto, Missa Solene e Procissão
MouraDaSerra2018-Missa MouraDaSerra2018-AndorSCJesus.jpg
MouraDaSerra2018-AndorNSra2 MouraDaSerra2018-AndorNSra.jpg
MouraDaSerra2018-AndorSaoJose MouraDaSerra2018-Andor2.jpg
MouraDaSerra2018-AndorSantoAntonio MouraDaSerra2018-AndorStaFilomena.jpg
MouraDaSerra2018-AndorStaFilomena-L

Segunda-feira dia 13, Missa em Honra de Santa Filomena e leilão
MouraDaSerra2018-AltarStaFilomena.jpg
MouraDaSerra2018-SantaFilomena.jpg MouraDaSerra2018-MissaStaFilomena.jpg
MouraDaSerra2018-Leilao.jpg

A nossa profunda gratidão à Sra. D. Susana Quaresma pela disponibilidade e generosidade na partilha desta magnífica e completa reportagem fotográfica. O nosso profundo bem-haja.

images/separador-horiz.png

17, 18 e 19 de agosto: Paróquia do Mosteiro
Ilha das Flores, Açores

Festa de Santa Filomena

Cartaz Mosteiro

Estas festas realizam-se, como é tradição, na Igreja da Santíssima Trindade, matriz da Paróquia de Mosteiro.
Serão celebrantes, na sexta-feira e no sábado, o Rev Pe. Pedro Aguiar e, no domingo, o Rev. Cónego Ricardo Henriques.

Foto do cartaz obtida na página do facebook da Ouvidoria das Flores, com a devida vénia.

images/separador-horiz.png

26 de agosto: Paróquia de Norte Pequeno
Ilha de São Jorge, Açores

Festa em Honra de Santa Filomena

Esta festa realiza-se na Ermida de Santa Filomena na Fajã da Penedia, com missa solene às 11H00, celebrada pelo Prior Rev. Pe Manuel António dos Santos, ouvidor (vigário) da Ilha de Saõ Jorge, seguida da procissão.
Após estas cerimónias religiosas serão servidas as tradicionais e típicas "Sopas do Espírito Santo".