Arquiconfraria Universal de

Santa Filomena

banner homepage_icon
Apresentação

A Arquiconfraria Universal de Santa Filomena é uma organização religiosa, católica criada com o objetivo de fomentar a devoção à jovem mártir, bem como estabelecer e manter laços entre a grande família filomeniana.
Como a sua própria designação (Universal) indica, está implantada por todo o mundo, em muitos países dos cinco continentes, entre os quais se encontra Portugal.

Monsenhor Giovanni Braschi
Monsenhor Giovanni Braschi
Reitor do Santuário Santa Filomena
Diretor Mundial da Arquiconfraria Universal de Santa Filomena

À Delegação portuguesa foi atribuida a designação de "Centro 58", encontra-se sediada na Basílica dos Mártires em Lisboa e são seus representantes D. Filomena Garcia como Coordenadora Responsável e o Cónego Armando Duarte como Diretor Espiritual, cargos que desempenham por nomeação de Monsenhor D. Giovanni Braschi, Reitor do Santuário Santa Filomena em Mugnano del Cardinale, em Itália e responsável máximo pela Arquiconfraria.
A dedicação e empenho destas pessoas está bem visível nas muitas ações em Portugal, entre as quais a organização das festividades nas datas comemorativas, a divulgação, através dos mais diversos meios, da devoção à jovem santa e ainda a obtenção de recursos de apoio e ajuda ao Santuário de Santa Filomena em Mugnano de Cardinale em Itália.

Um pouco de História

A Arquiconfraria Internacional de Santa Filomena, tal como existe hoje, é o culminar da evolução sempre crescente de uma ideia nascida na mente de um jovem e zeloso sacerdote francês, Padre Louis Petit, uma das muitas almas nobres que, desde que Santa Filomena se revelou ao mundo, lhe consagraram o seu espírito, dedicando-se a ela por toda a vida.

Foto-de-Louis-Petit.png
Padre Louis Petit
(1852-1914)

Ele foi um grande apóstolo da jovem Santa, tendo-se empenhado em torná-la bem conhecida e amada.
Nascido no seio de uma família onde já se cultivava o amor por Santa Filomena, ainda como seminarista, fundou e publicou a revista L’Echo de Sainte Philoméne ( Mensageiro de Santa Filomena) e escreveu também o livro Histoire du culte de Sainte Philoméne (História da devoção a Santa Filomena).
Ordenado sacerdote em 1879, aumentou ainda mais propósito da sua vida na propagação da devoção de Santa Filomena.
Com o seu espírito de iniciativa e profunda dedicação, concretizou inúmeras obras em favor da devoção de jovem Santa, entre as quais sobressaem:
- A construção, na Rua Dantzig em Paris, de uma linda capela de Santa Filomena, a partir da qual o seu trabalho escrito e sua revista Mensageiro alcançaram a França e o resto do mundo.
- A fundação, em Paris, no ano de 1884, com a bênção e aprovação do Cardeal Giubert e com a intenção de dar educação cristã às classes trabalhadoras, da Obra de Santa Filomena também conhecida como Confraria de Santa Filomena.
Talvez na altura, o dedicado Padre Louis Petit não tivesse a noção da importância e da influência que esta Obra iria ter no futuro na propagação da devoção a de Santa Filomena, mas a verdade é que, ainda em vida pode testemunhar o sucesso da sua Confraria.
Com efeito, em 24 de setembro de 1889, em reconhecimento da valiosa obra realizada, o sumo pontífice Leão XIII concedeu à Confraria de Santa Filomena o título e os privilégios de Arquiconfraria, embora restritos ao território de França.
Alguns anos depois teve o Padre Louis Petit a alegria de testemunhar a iniciativa de Sua Santidade o Papa São Pio X que, por bula apostólica de 21 de maio de 1912, aprovou a extensão da Confraria de Santa Filomena para toda a Igreja, concedendo-lhe o título de Universal.
São Pio X dava assim continuidade o trabalho iniciado em 1837 por Gregório XVI.
O Padre Louis Petit viria a falecer em 1914, mas o seu legado continua vivo, pois, ainda hoje, seguindo as diretrizes do Santuário de Mugnano, a instituição nascida como Obra de Santa Filomena continua a propagar a devoção de Santa Filomena por todo o mundo.
Abençoados sejam por ela os membros da Arquiconfraria que, espalhados por inúmeros países, se empenham nessa nobre tarefa.


Fontes: Arquiconfraria Universal de Santa Filomena site oficial ,
            Associação Universal do Rosário Vivo site oficial.

Junte-se a nós
Basílica dos Mártires, Lisboa
Basílica dos Mártires, Lisboa

Se ainda não se associou à Arquiconfraria Universal de Santa Filomena, convidamo-lo(a) a fazê-lo seguindo para tal as instruções constantes da nossa página dedicada ao Centro de Confraternidade de Portugal.
Obrigado por considerar a sua adesãao.
Esperamos recebê-lo(a) em breve na família mundial de Santa Filomena.
Que Deus o/a abençoe.

Ajude o Santuário

Se pretender apoiar o Santuário Santa Filomena, pode contactar a Coordenadora Responsável em Portugal, através dos meios indicados acima.
Na Basílica dos Mártires em Lisboa, encontra inúmeros artigos relacionados com a nossa Princesa Celestial, tal como: livros, o cordão, o azeite, relíquias, inúmeras medalhas e pagelas.
Os principais artigos provêm diretamente do Santuário em Itália, com exclusividade, em Portugal, para a Delegação Portuguesa da Arquiconfraria Universal de Santa Filomena.
Se pretender fazer uma doação ao Santuário em valor pecuniário, pode fazê-lo diretamente através do respetivo website (página em inglês), ou, com os dados aqui obtidos (IBAN), fazer uma transferência SEPA através do seu banco, num balcão ou via homebanking.